sábado, 18 de fevereiro de 2012

Mais uma grande perda no automobilismo gaúcho: Faleceu Ronaldo Nique, em acidente de moto

Nique na época em que competia de RD350

Mais uma grande perda em menos de dois meses para a família da Copa Classic: faleceu, na tarde desta sexta-feira (17/02), em acidente de moto na auto-estrada Porto Alegre-Osório (Free Way), o piloto e atual preparador do Chevette #77 da Copa Classic, o gaúcho Ronaldo Nique, aos 53 anos (ironicamente, o mesmo número que costumava utilizar em seus veículos de competição.
Nique pronto para largar no Rally da Meia Noite 2005

Nique coversando com seu navegador, sobre o percurso

Conheci o Nique em 2005, quando fui assistir à largada do Rally da Meia Noite do Classic Car Club, naquela oportunidade pilotando um Fiat Dardo (carro fora de série com motor Fiat 1300), de propriedade do seu amigo Itajara Xavier. Cavei umas fotos do meu acervo, deste rally.

Primeira prova da Classic que assisti (2005). Olha quem largou na pole.

Depois, lembro da primeira prova da Classic que assisti, também em 2005, em Tarumã, na qual me apavorei com o show de pilotagem a bordo do mesmo carro, fazendo ultrapassagens incríveis na curva 1. Um piloto agressivo (no bom sentido), estilo showman, comparável a caras como Chico Bala e Rogério Bareta Xavier, seu colega de pista na época das motos.

Nique nas motos, em 1975!

Antes disso, com certeza o vi correndo de RD 350 em Tarumã, lá por 1986 ou mais, embora não lembre de detalhes porque era pequeno, mas lembro que meu pai gostava de assistir na Curva do Laço (quando ainda era possível ir até lá), para ver a freada e o contorno dos pilotos com o joelho raspando no chão.

Com estilo agressivo, Nique dava show nos Chevettes

Show na chuva

Com Tadeu Matuzalém, em 1982

Nique passou por "poucas" e boas durante sua carreira

Além das motos, da Copa Chevette e do Gaúcho de Marcas, Nique teve várias participações em 12 Horas de Tarumã, com o amigo Garavello, lembro que na edição de 2007 ele escapou de um incêndio no Chevettão, que sentiu um cheiro forte dentro do carro, abriu a porta e veio ua bola de fogo, encostou o carro e saiu correndo, com mais uma boa história e uma sobrancelha chamuscada. Em entrevista concedida à época, contou: -  Invadiu um fogaréu para dentro do carro e eu me joguei para fora. Felizmente foram só uns cabelos chamuscados e o dano material no carro.

Gostava de conversar com ele justamente porque estava sempre contando suas histórias. Ironicamente já tinha passado por acidentes graves de moto, como quando estampou a traseira de um Fusca e voou por dentro do carro, indo de encontro ao lado interno do pára-brisa, o que lhe rendeu uma cicatriz acima da boca.

Ronaldo Nique contando suas histórias na ULBRA

Uma das histórias acima ele sempre contava, quando entrou na pista para correr de moto mesmo estando suspenso pelo presidente da Federação, na época o seu Ibraim. Veja o vídeo acima, onde felizmente alguémm teve a idéia de gravar esta história.

Chevette de Mincarone tinha ganho motor GM 2.0, preparado por Nique

Atualmente a convivência com esta grande figura era mais constante devido à Copa Classic, pois preparava o Chevette #77 de Mincarone desde 2008, recentemente tinha aderido ao novo regulamento e trocado o motor do Chevette 1.6 por um GM 2.0.

Nique mantinha um blog que vale a pena ser visitado, tem farto material sobre sua carreira: http://ronaldonique.blogspot.com/

Nique ficou em 2o em prova de kart da Classic

Ano passado, numa prova festiva de kart no Tarumã Kart Clube, entre pilotos e preparadores da Copa Classic, Nique ficou em 2o lugar, atrás de Diego Mariante. Na foto, recebe medalha do seu Arnaldo Fossá.



Em novembro de 2010, Ronaldo Nique conecedeu uma entrevista muito bacana no programa "Tudo em dia", do Luciano do Valle, na Band. Veja, acima.
Fica a lembrança das boas histórias contadas por esta grande lenda do automobilismo gaúcho. Em nome da família Copa Classic, desejo força aos famíliares nesta hora tão difícil.

O velório será neste sábado às 13h, e enterro às 18h, no Cemiterio João XXIII, em Porto Alegre.

Fotos: Vilsom Barbosa/Blog do Sanco/Acervo Ronaldo Nique/Niltão Amaral

7 comentários:

  1. Mais uma perda lamentável. Força à família e aos amigos.
    R.I.P. Nique!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela homenagem prestada ao meu pai, ele com certeza ficaria muito feliz com essas lembranças!

    ResponderExcluir
  3. Po Niltão, que chato heim... Mais uma gde perda com certeza. Que acelere muito onde quer que esteja. Estive dando uma olhada no blog e reconhecí que um Chevette feito por ele em dupla com o Fronza, ex piloto de terra aqui em SC, é o amarelo queimado do Dagoberto, piloto aqui da TCC-B. Segundo o próprio nos disse uma vez, esse monobloco foi tirado zero e foi pra pista, nunca tendo sido documentado. Sei que é o mesmo pois ele já havia mostrado foto e pela descrição da dupla com o Fronza. Esse é o link: http://ronaldonique.blogspot.com/2010/08/dupla-com-ladmir-fronza.html

    ResponderExcluir
  4. Eai niltão,Cesar Alvorada muito triste pela perda não conhecia pessoalmente mas vi falar muito na década de 80.Eu estava lá nesta corrida das RD 350.Em 1988 quando participei da minha primeira corrida de motos as RDZ 125 stander corria alemão Knac,hoje meu vizinho aqui em Alvorada,robertinho,negão biela e muitos outros.Na formulas o bareta,kusa,alemão alface.E muito triste nessa ora pois perdi meu irmão a 25 dias atras,eu sei como e rui.Mas fomos na ultima 12 juntos.Um forte abroço na familia e amigos e aonde ele estiver estara com voces na CLASSIC.Bom pecas neste ano,estarei sempre acompanhado...

    ResponderExcluir
  5. C ñ m falha a memória o kra ganhou a etapa de Tarumã da Copa yamaha RD 350 e chagou em quarto no Rio, acho q teve uma queda no final, ñ lembro ao certo, mas acho q é mais ou menos isso ai. Assisti esta corrida em Tarumã com uma galera, Tarumã lotadaço, e um amigo meu q chegou a correr de cinquentinha com ele, cantou a pedra antes da corrida. Também um primo andou com aquela galera do meio dos anos 70 até o final e ambos m falaram q o kra acelerava dmais.

    Assim, q se preparem Jim Clark, Airton Senna, Barry Shenne e outros, porque o kra ñ é de tirar o pé, ou aliviar a mão.

    Abração

    Tazio Nuvolari

    ResponderExcluir
  6. A lembrança que tenho do Ronaldo, é anterior a tudo aqui sitado;na década de 70 o conheci numa concecionária em Poa ele chegando com uma senhora que me pareceu ser a sua avo tentando convence-la a comprar um chevette pra ele,com aquele jeitão de garoto elétrico e apartir dai por inúmeras vezes encontra-lo em Tarumã, nas ruas até em estrada sempre em Chevette ou Opalas por ele preparados;mas o máximo era ouvir as histórias contadas sbre ele, suas peripécias. Vão ficar pra sempre.

    ResponderExcluir