quarta-feira, 22 de junho de 2016

Endurance Brasil: Satti Racing fez boa prova em Santa Cruz, apesar de contratempos

Daniel Claudino e Ian Ely tiveram bons momentos em Santa Cruz

Uma boa prova, apesar de alguns pequenos contratempos. Assim foi a participação do MCR #71 VW 2.0 Turbo nos 500km de Santa Cruz do Sul, no último fim de semana.

O traçado era um desafio para os pilotos Ian Ely e Daniel Claudino, pois estão em seu ano de estréia e ainda não haviam andado lá, logo, contavam com os treinos para a adptação. Porém, alguns pequenos ajustes necessários no carro durante os treinos impediram que fossem dadas muitas voltas rápidas.

MCR #71 Turbo em ação

Daniel Claudino, com a experiência de kartista, conseguiu adaptação mais rápida à pista, e virou um excelente tempo no treino classificatório, com 1:21.736, o melhor tempo deste carro em Santa Cruz (em 2014 havia marcado na casa de 1:22, quando ainda pertencia à família Hoerlle).

Largada com bom grid

Assim, Ian Ely foi escolhido para largar, e Daniel Claudino assumiria a parte final, para ter a pista mais limpa e virar tempos mais rápidos. Na volta de aquecimento, porém, o sistema eletrônico do carro acusava alguma pequena disfunção no motor, com algumas pequenas falhas bem no início. Na sequência, porém, o problema desapareceu e o bom rendimento voltou e foi possível fazer ultrapassagens em cima de carros rápidos. Após, porém surgiu problema de vazão de combustível,mas foi possível seguir em ritmo um pouco mais lento.

Parando pouco antes da última janela, a equipe descobriu o problema, então Daniel Claudino voltou à prova em ritmo forte, virando a volta mais rápida do carro na prova, porém já não era mais possível alcançar os líderes, e a equipe seguiu na prova para treinar. Assim, a classificação final foi 6º lugar no Brasileiro e Gaúcho.


Por fim, faltando 20 minutos para o fim, a suspensão traseira do carro quebrou ao passar no desnível existente na curva 14 (fato que ocorreu também com outros carros), e na sequência, devido a isso, o MCR acabou rodando no "S", felizmente sem bater.

Ian Ely fala sobre a corrida: "Apesar dos pequenos problemas, o fim de semana foi produtivo. Ficamos satisfeitos com o desempenho do carro, quando tudo estava certo consegui ultrapassar carros mais fortes, como o MRX #26 Opel Turbo e o MR18 #4 Audi Turbo, e já estava disputando com o MR18 #110 Honda Turbo (que ganhou a prova), quando começaram as falhas", disse.

Já Daniel Claudino declara: "Foi um fim de semana de muito aprendizado, apesar de termos usado parte dos treinos para consertar algumas coisas no carro. Sábado tivemos menos treinos devido à neblina, mas conseguimos fazer uma excelente classificação, sendo o melhor tempo deste carro na pista. O circuito é travado, então me adaptei rapidamente, devido à experiência do kart. Apesar dos problemas, conseguimos dar boas voltas, estamos com mais bagagem e deveremos estar muito mais competitivos e disputar entre os cinco primeiros.", completou.

Por fim, o chefe de equipe Eduardo "Sattinho" analisou: "Foi um fim de semana cheio de probleminhas e adaptação de mais colaboradores na equipe na parte de motores, mesmo assim ficou claro que o carro é competitivo quando está em condições de disputa. Agora é "aparar as arestas", e vamos para Guaporé".

A próxima etapa será no dia 24 de julho, no Autódromo Internacional de Guaporé.

Texto/fotos: Niltão Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário