quinta-feira, 19 de maio de 2022

Nasceu o Tubarão XI! Carro feito em parceria com a Sigma estreia em Interlagos, no Endurance Brasil

Tubarão XI já deu suas primeiras "nadadas" hoje em Interlagos!

E cá estamos nós acompanhando mais um capítulo da história dos protótipos Tubarão! Desta vez nasceu o Tubarão XI, carro construído pela MC Tubarão (de Campo Bom) em parceria com a empresa Sigma P1 Engenharia, o primeiro protótipo aberto da empresa de Nova Hartz.


Tubarão I GM 6 cil - 1996

Tubarão XI Ford Duratec 16v Turbo - 2022

De um longínquo 1996, quando o patriarca Carlinhos de Andrade construiu o Tubarão I, com base num chassi de Opala 6 cilindros (e foi o primeiro carro a usar injeção eletrônica de competição no Brasil) que era usado também para testar combustíveis da Petrobras, foram várias construções e motorizações.



Primeiras imagens do "Tuba 11" em Interlagos

A versão atual, que fez o primeiro treino em Tarumã e partiu para a etapa do Império Endurance Brasil em Interlagos (onde já treinou nesta quinta) usa rodas aro 18" e motor Ford Duratec 16v Turbo, a mesma da versão IX, que era baseada num MRX. As coisas que chamam mais atenção no carro são a linha baixa do aerofólio traseiro (no mesmo estilo dos protótipos Sigma fechados) e a combinação de duas soluções de proteção do piloto: o halo e o aeroscreen (pára-brisa), mescla das tecnologias da F1 e F Indy. Ah, e pelas fotos dá pra ver que conta também com asa móvel, que os carros da classe P1 do Endurance Brasil tem, e podem ser usada livremente, diferente da F1, que tem regras.


Tiel Andrade na boléia da sua criação (MC com Sigma)


Que traseira!

Motor Duratec Turbo no dinamômetro

Acompanhe a estreia do carro neste fim de semana, com os pilotos Tiel Andrade, Marcelo Vianna e Hugo Cibien no Endurance Brasil, ao vivo pelo YouTube da categoria às 11h30 deste sábado e pelo canal por assinatura Band Sports.

Abaixo, ficha técnica da barata:
Chassi: Tubarão XI/Sigma
Motor: Ford Duratec 16v Turbo 
Câmbio: Ricardo 6 marchas com paddle shift (mesmo da Indy Lights)
Freios: Brembo
Amortecedores: JRZ
Rodas: aro 18" 

Fotos: William Inácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário