sábado, 12 de janeiro de 2013

CBA divulga calendário do "Brasileiro de Endurance"

Brasileiro correrá apenas em Tarumã, aqui no RS

Foi divulgado, nesta semana, o calendário do "Campeonato Brasileiro de Endurance", que será "promovido" pela CBA, aproveitando datas já existente de provas em algumas praças.

Sobre este assunto, o que vimos nos últimos anos foi o fracasso total de todas as tentativas de realizar um brasileiro da modalidade, por diversas vezes com algumas promotoras (SRO, Auto+) assumindo a realização, e "pulando fora da barca" posteriormente, com a CBA encampando o certame (tal qual Copa das Federações), em 2010 e 2011) e fazendo "remendos" para tentar fazer o campeonato ser concluído.

Vejo como de baixa viabilidade a realização de um certame nacional de Endurance. Explico: como fazer um Brasileiro de uma modalidade que tem apenas UM campeonato regional acontecendo (Rio Grande do Sul)? Além disso, todos sabem que o Brasil tem dimensões continentais, tornando cara a locomoção país afora, fazendo com que poucas equipes tenham verba para deslocarem-se 2000, 3000km... A não ser que houvesse um patrocinador forte dando suporte, o que não é o caso.

Isto faz com que não haja uma participação coesa de equipes, com apenas 3 ou 4 carros disputando todas as provas do campeonato, e os demais são carros que só correm as etapas regionais. Assim, na verdade, não temos um CAMPEONATO BRASILEIRO.

Enfim, vamos lá ver mais um capítulo desta história. O campeonato inaugura em Tarumã, dia 21 de abril, e encerra, também, no veloz circuito das coxilhas viamonenses, com as 12 Horas de Tarumã, que, segundo o calendário, acontecerá dia 15 de dezembro, um pouco mais tarde que o habitual. As demais datas são fora do RS.

Com base no calendário do Brasileiro, as organizações do Gaúcho de Endurance e Copa Classic, que dividem a mesma programação desde 2010, estão estudando as datas para definição do calendário regional, que deve estar publicado pela FGA até o final de janeiro.

Abaixo, as datas do Brasileiro de Endurance:

21/04 -  Tarumã
16/06 - Interlagos
21/07 - Curitiba
11/09 - Interlagos
06/10 - Cascavel
15/12 - Tarumã

Foto: Michel Duarte/EnduranceRS.com

Um comentário:

  1. Muito bem colocado Niltão, para que fazer um campeonato nacional se só um Estado tem interesse na categoria?
    Em SP tem alguns 'franco-atiradores' da Força Livre que se sabe são 'meia-duzia de gatos pingados' e que certamente só vão andar em Interlagos, os paranaenses também só andam no seu Estado, nunca vieram a Tarumã desde a época do BRASCAR!

    ResponderExcluir