quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Fórmula Jr. treinou no Velopark, nesta quarta. Amanhã tem mais.

Fórmula Jr. na pista, no primeiro treino da temporada

A mais nova categoria de monopostos do Brasil, Fórmula Jr., que estreará nesta temporada, fez seu primeiro treino coletivo nesta quarta-feira, no Autódromo Internacional Velopark.

Gurizada já "enfiou a bota"

Painel do sistema de gerenciamento ProTune

Carro preparado pelo Alemão da Pole

Irineu Camargo, um dos preparadores, dando entrevista para o Curva do S

A criação da categoria foi iniciativa da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), que trouxe os monopostos que estavam em poder da CBA. Foram escalados preparadores renomados do automobilismo gaúcho e confiados a eles a preparação dos carros, que serão equipados com o motor GM 1.4 (por enquanto ainda estão com o antigo 1.6 MPFI) com gerenciamento ProTune , câmbio sequencial em "H" (valeu pela correção, Erlon!) Hewland, e os pneus argentino NA Carrera (que já fizeram uma temporada bem-sucedida na Fórmula 1.6).

Trabalho de box

Os "laranjas" da Kratina Racing

"Tubarão Branco" na Fórmula Jr.

A idéia é que a categoria seja o primeiro "pulo" da gurizada que sai do kart, e, para isso, só podem participar pilotos de 16 a 21 anos de idade, que não tenham possuído carteira de piloto de competição em asfalto. Já são 15 carros confirmados para a primeira temporada, que terá 8 etapas, em todos os 4 autódromos do RS (Tarumã, Guaporé, Santa Cruz do Sul e Velopark).

Desta forma, o RS vai na contramão da decadência das categorias de fórmula no Brasil: a única categoria nacional, a F-Futuro, faliu em 2011; A F3 Sudam, mesmo organizada pela Vicar, cambaleia com 9 carros no grid; e nós teremos aqui, nada menos que DUAS categorias regionais de fórmula, atraindo pilotos de outros estados, como já vem acontecendo.

A título de curiosidade, o tempo de volta ficou entre 1:05 e 1:07. Nada mau. Para comparar, a Fórmula 1.6, com carros mais preparados e pilotos experientes, viram 0:59 no Velopark.

Amanhã será o 2º e último dia do treino.

2 comentários: