domingo, 16 de dezembro de 2018

Tubarão IX Turbo vence as 12 Horas 2018 e estabelece novo recorde de voltas

Tiel/Martini/Stumpf faturam as 12 Horas 2018

Apesar do número de carros aquém do normal, com 18 carros, um dos menores grids da história, não faltaram disputas nem o prestígio do público que lotou o autódromo na hora da largada. E quem levou a melhor nesta festa foi o protótipo MC Tubarão IX Turbo #5, com Tiel Andrade/Júlio Martini/Matheus Stumpf.

Tubarão IX conquista sua primeira fita azul

Tudo começou com um susto na largada: um cusco (como chamamos cachorro aqui no RS) invadiu a pista e correu em direção à curva 1 bem na hora em que a largada foi autorizada. Felizmente o "guaipeca" saiu da pista à esquerda um instante antes do pelotão passar. Depois, um "chega pra lá" entre um protótipo de um turismo, e uma quase rodada de um Aldee, que conseguiu segurar e seguir.

AJR #46 fez boa estréia para um carro recém montado

MRX #75 fez excelente prova e chegou em 2º geral, vencendo na P2

Com algumas horas de prova, a disputa ficava entre o pole Tubarão, o novo AJR #46 da Mottin Racing (montado às vésperas da prova), e o MRX #75 de Ricci/Moro/Assunção. Com o abandono do AJR por problema de câmbio perto das 8 da manhã (estabelecendo a volta mais rápida da prova, com 1:00,5), a briga seguiu entre o Tubarão e o #75, com o Tubarão VIII na sequência, e assim ficou até a bandeirada, com a primeira vitória da versão IX do Tubarão na geral.

Outro fato relevante foi a quebra do número de voltas da prova que está cada vez mais rápida: foram 591 voltas, 32 a mais que a marca anterior.

Assim, a equipe Tubarão vence pela 5ª vez as 12 Horas. Em 1992 a vitória foi com um Opala (prova realizada em Guaporé, pois Tarumã estava em obras), 2010 e 2011 a vitória foi com a versão VIII (na época VW 8v Turbo) e ano passado a vitória havia sido com o MRX #32 preparado pela equipe. Tiel Andrade sagrou-se tricampeão geral da prova.

Resultado final

Nas categorias, vitória do MRX #75 na P2, do Tubarão VIII na P3, do Aldee #118 na GT, do Volvo #177 (sozinho na classe TS), do Voyage #7 na T1 e do  Corsa #99 na TL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário