segunda-feira, 10 de abril de 2023

Super Turismo RS abriu temporada com 39 carros e vitória do Aldee MBK #118


Niko/Bidu Kreuz largaram do fundo do grid e fizeram prova de recuperação

Um início de temporada como os fãs do automobilismo gostam, com muitas disputas em várias categorias e grid cheio, com 39 carros. Assim foi a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, realizada no último sábado (8) no Autódromo Internacional de Guaporé.


MC40 fez pole com tempo próximo ao recorde da ST em Guaporé

O treino classificatório encerrou com Tiel Andrade, que fez dupla com Júlio Martini (equipe MC Tubarão), cravando a pole com o tempo de 1:11.117 com o MC40 #5, carro que recentemente teve seu motor trocado de um Ford Duratec para um Honda K20.


Aldee MBK#118 saiu do fundo do grid e venceu

Na largada a Lamborghini #80 (equipada com motor Ford Coyote V8) chegou a pular na ponta, mas no miolo do circuito o MC40 #5 retomou a liderança, que manteve até a primeira janela. Largando das últimas posições por não conseguir registrar tempo no classificatório devido a um problema no corpo de borboletas, o Aldee MBK #118 de Niko/Bidu Kreuz, também equipado com motor Honda K20, imprimiu ritmo fortíssimo desde o início, com Bidu na pilotagem. Na segunda parte da prova, com Niko no comando, o #118 conseguiu tomar a liderança que manteve até o final, mesmo com a vantagem que tinha sendo anulada com algumas intervenções do safety car, inclusive quando faltavam pouco mais de cinco minutos para o fim, o forte ritmo de corrida do Aldee #118, imprimindo voltas em ritmo de classificação, cruzou a linha de chegada em primeiro com folgados 13 segundos de vantagem, vencendo na geral e na classe GT, anotando, ainda, a melhor volta da prova.


Bidu e Niko Kreuz comemoram

“Não foi fácil o início, vinha do fundo do grid e precisava ser rápido e ao mesmo tempo não me enroscar com ninguém, mas consegui entregar o carro para o Niko em P2, recebi de volta o carro na liderança com alguma vantagem, e aí foi só administrar”, disse Bidu Kreuz. “Nós somos apenas uma peça do conjunto, temos que agradecer à equipe Overboost, que entregou um carro perfeito após trabalhar a semana toda até onze horas da noite, às vezes uma da manhã para deixar tudo pronto”, comentou Niko Kreuz.


Cat. GT: Aldee MBK #118


Cat. TS: Aldee #180

Cat. GTL: Maserati #0

Cat. T1: Golf #70

Cat. T2: Gol #53


Cat. TR: Gol #07

Cat. TL: Onix #55

Na classe GT a vitória foi de Niko/Bidu Kreuz, com o Aldee MBK #118; na TS a vitória ficou com o Aldee #180 do trio Luis/Renato Kreuz/JB Rodrigues; na GTL Fernando Poeta/Telmo Tecchio com a Maserati #0; na T1, vitória de Fábio/Cuca Menegaro, que estrearam o Golf #70; na T2 quem levou a melhor foi a dupla de pai e filho Márcio/Thiago Martins, com o Gol #53; na TR o estreante na categoria Alejandro Sanches alcançou a vitória com o Gol #07, e na TL o lugar mais alto do pódio ficou com “Passarinho” Flores e seu Onix #55.

A próxima etapa da Super Turismo será no dia 10 de junho, no Velopark em Nova Santa Rita.

O Campeonato Gaúcho de Super Turismo tem o oferecimento de Yokohama, Pro Tune, UDrive, Feiticeiro Lanches, Webcontinental, RS Sports Desenvolvimentos e AutoTech Motorsport e o apoio da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA).

LF Assessoria/ Niltão Amaral
Fotos: Grégori Dai Prá


Nenhum comentário:

Postar um comentário