terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mudança da data das 12 Horas de Tarumã – edição 2011

Prova retorna largada para meia-noite de sábado
Depois de uma experência realizada na edição 2010 da mais tradicional prova do Rio Grande do Sul e do Brasil, a prova 12 Horas de Tarumã na sai edição 2011 retoma o formato tradicional, com largada acontecendo à meia-noite de sábado para domingo e chegada ao meio dia de domingo.

Para evitar problemas com eventos paralelos e a parceria com o patrocinador da edição 2011 (que será divulgado em breve) a prova será realizada no dia 03 de dezembro, antecipando a data anteriormente divulgada.

Uma das novidades da edição será a premiação do pole-position entre os carros de turismo nacional, carros que nos últimos anos acabaram ficando ofuscados pela participação de protótipos e carros importados.

O Automóvel Clube do Rio Grande do Sul em breve estará fornecendo maiores informações sobre a maior prova de Endurance do Brasil.

Erlon Radl - AutomobilismoOnline

Nota do editor (Blog do Passatão): Não entendi qual o motivo de um patrocinador ter um interesse tão grande de antecipar a prova - que é sempre na 2a semana de dezembro. Aguardemos.

A colidência de data com as 500 Milhas de Londrina também não parece que influencie, pois dificilmente um número significativo de equipe participará das duas provas, devido ao alto custo destas.

Menos mal que a largada volta a ser à meia-noite (ano passado a mudança também foi justificada como interesse de patrocinador). O sucesso da prova, no meu ponto de vista, vai depender do custo da inscrição, pois o alto custo de aproximadamente R$ 1000 (apesar de haver patrocinador) da edição de 2010 foram causa do parco grid de 24 carros, juntamente com a mudança de horário da largada.

Não que a antecipação em uma semana chegue a prejudicar, mas a 12 Horas é a mais tradicional prova do automobilismo brasileiro ainda em atividade. E, quando se trata de tradição, quanto menos mudanças, melhor, sob pena de perda da essência.

Bueno, apesar dos poréns, esperamos um belo grid para esta edição, brindando o público com o belo espetáculo da largada noturna com uma extensa serpente luminosa. Estaremos lá, na pista ou na cobertura da prova.

Um comentário: