quinta-feira, 4 de maio de 2017

Campeonato Gaúcho de Super Turismo: nova categoria estréia neste sábado em Guaporé

Uma nova emoção começa neste sábado!

Uma nova emoção! Este é o slogan do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, nova categoria com apenas carros de turismo, com vários tipos de preparação e motorização, que estréia neste sábado, no Autódromo Internacional de Guaporé, na serra gaúcha.

Apesar de ser novidade, a categoria já é uma realidade, não uma mera aposta. Duas provas foram realizadas neste formato como projeto-piloto no ano de 2016: as 6 Horas de Guaporé e a prova preliminar da Fórmula Truck, também no autódromo serrano, ambas com grid superior a 20 carros, e com emoção nas disputas pela ponta até o final, com definição apenas na bandeirada.

Largada da preliminar da Fórmula Truck

A criação da categoria foi uma iniciativa de pilotos guaporenses, capitaneados por Telmo Júnior, que percebeu o fenômeno da dimunição da presença dos carros de turismo no grid do Campeonato Gaúcho de Endurance, que na última temporada teve poucos carros no grid, ao contrário dos protótipos, que tiveram sua presença ampliada. Devido a isso, e com o desejo de corridas mais equilibradas, a categoria foi criada.

6 Horas de Guaporé marcou história

O movimento foi impressionante, e muitos donos de carros que estavam parados aderiram à idéia, além da migração de carros de outras categorias, que também apostaram na idéia e fizeram duas excelentes provas em 2016.

O regulamento, já homologado pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), conta com cinco categorias divididas conforme a preparação: Turismo Light, Turismo 1700, Turismo 2000, Super Turismo e Força Livre. A Turismo Light abrigará carros com motor até 1660cc e equipados com pneus radiais. Turismo 1700 e 2000 são divididas pela cilindrada (até 1700cc e de 1701 a 2100cc), e têm em comum o fato de usarem pneus slick, terem aro limitado a 15" e o assoalho deve ser original. A Super Turismo libera aro 18", alteração do assoalho usando tubos e câmbio sequencial, também limitada a 2100cc, abrigando os Linea Trofeo 1.4 e carros turbo acima de 2100cc, e a Força Livre, com as mesmas liberações da ST, abriga carros turbinados acima de 1660cc, protótipos Aldee até 2100cc 8v, e nacionais e importados de 6 e 8 cilindros.

Maseratis participam mediante equalização

Um dos criadores do campeonato, Telmo Júnior, fala sobre a idéia da categoria e a expectativa para a estréia: "A expectativa é muito boa, o trabalho já vem sendo feito desde o ano passado, com as 6 Horas de Guaporé e também a prova da Truck, ambas com bom grid, isto deu ânimo para criarmos o campeonato. A idéia surgiu pois sempre pensava que poderíamos ter categorias de turismo com mais grid do que as que havia na Endurance, e muitos outros pilotos pensavam da mesma forma e compartilharam a idéia", disse. Sobre a formatação das categorias, complementa: "Para que pudéssemos ter um bom grid, liberamos as Maserati e protótipos Aldee, com equalização. Temos 30 a 34 carros previstos, resultado de uma categoria que concentra sua programação oficial em um dia apenas e tem duas horas de duração, reduzindo custos.", completou Telmo.

O calendário tem quatro etapas, três delas com duração de duas horas, e mais as 6 Horas de Guaporé. As etapas com duas horas de duração prevêem duas janelas obrigatórias de pitstop com 4 minutos de duração, para um trabalho de box tranquilo, e permitindo que cada carro tenha até três pilotos, o que ajuda na diminuição de custos. Já na prova de seis horas serão cinco janelas. As corridas serão realizadas no sábado, com os treinos oficiais iniciando na sexta-feira.

As etapas de duas horas de duração serão realizadas no mesmo fim de semana das categorias Copa 1.4, Fusca e Classic. A estréia será em Guaporé, dia 06 de maio, passando por Santa Cruz do Sul, em 1º de julho, as 6 Horas de Guaporé, em 16 de setembro, e o encerramento do campeonato em Tarumã, dia 04 de novembro.

A programação não-oficial terá três treinos livres na sexta-feira, às 10, às 14 e às 17h, cada um com uma hora de duração. No sábado, haverá um treino livre oficial, o classificatório às 11h55min, e a prova de duas horas com largada prevista para as 16h.

Os ingressos custam R$ 10 por dia e podem ser adquiridos na hora, diretamente na bilheteria do autódromo.

Texto: Niltão Amaral
Fotos: Niltão Amaral e Grégori Dai Prá

Nenhum comentário:

Postar um comentário