quarta-feira, 4 de abril de 2018

Campeonato Gaúcho Time Attack Challenge estréia neste sábado em Santa Cruz do Sul

Carros de rua e de corrida disputa o Gaúcho de Time Attack (Foto: Auth Produções)

Uma novidade no automobilismo de competição oficial no Rio Grande do Sul! Pela primeira vez o estado terá um Campeonato Gaúcho de Time Attack, modalidade em que os carros correm contra o relógio em autódromo.

A iniciativa é da CRONOESP, promotora de track days, nos quais já acontecia a competiçao de time attack, e da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), que homologou a competição.

Supercarros também participam do Time Attack

Os track days vem ganhando força em todo o mundo e, principalmente nos últimos anos, no Brasil, pois é um evento no qual qualquer motorista comum pode experimentar seu carro de rua em uma pista de corrida, com regras e estrutura de segurança necessárias, com custo mais baixo em relação ao automobilismo tradicional de competição, constituindo-se numa porta de entrada para pilotos que desejam se profissionalizar. No próximo sábado (07 de abril) ocorrerá a primeira etapa do certame, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.


O regulamento divide os carros em duas grande categorias principais: RACE (carros de corrida) e STREET (carros de rua). A classe RACE é dividida em subcategorias pela tração dos carros: AWD (integral), FWD (dianteira) e RWD (traseira), com qualquer tipo de pneu. Já a classe STREET tem uma subcategoria SLICK, para carros que utilizarem pneus de competição, e subcategorias divididas também por tração para quem usar pneus radiais - AWD (integral), FWD (dianteira) e RWD (traseira).

Os treinos começam pela sessão Q3 (treinos livres), para agrupar os carros por tempo para a disputa do Q2 (dividido em grupos entre o 1º e 15º, e outro do 16º ao 30º de cada categoria. Os dez mais rápidos de casa classe passam para a disputa final, denominada Q1, na qual os tempos anteriores são zerados.

Challenge 300: prova de arrancada com supercarros

"Temos 30 carros previstos para o nosso 29º evento de track day (primeiro com o time attack valendo como campeonato), e no evento de arrancada (denominado Challenge 300) teremos 15 carros. Estamos com um novo patrocinador, a Strike Brasil, e a Excelsior Pneus como apoiadora. A expectativa é, ao longo do ano, que este número de participantes aumente", disse Dilnei Haas, organizador do evento.

A programação oficial do sábado (07 de abril) começa às 8h30min, com o Q3, a partir das 11h50min ocorre o Q2 e, das 15h20 em diante, a grande definição dos vencedores no Q1, com os dez melhores de cada classe. O evento de arrancada (Challenge 300) ocorre a partir das 17h. O pódio ocorre ao final de cada evento, e à noite, às 22h, ocorrerá confraternização na pizzaria La Fiamma.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.cronoesp.com.br. O evento tem o patrocínio de STRIKE BRASIL e o apoio de Excelsior Pirelli Racing.

Abaixo, os horários da primeira etapa e o calendário dos eventos:

PROGRAMAÇÃO
TIME ATTACK:
8h30 - Q3
11h50 - Q2
15h20 - Q1

CHALLENGE 300:
17h - Q3
19h05 - Q2
19h35 - Q1

CALENDÁRIO
07/04 - Santa Cruz do Sul - 1ª etapa Campeonato Gaúcho Time Attack Challenge e 11º Super Challenge 300
16/06 - Velopark - 12º Super Challenge 402 (arrancada com super carros)
30/06 - Guaporé - 2ª etapa Campeonato Gaúcho Time Attack Challenge
06/10 - Velopark - 3ª etapa Campeonato Gaúcho Time Attack Challenge e 13º Super Challenge 402
24/11 - Santa Cruz do Sul - 4ª etapa Campeonato Gaúcho Time Attack Challenge e 14º Super Challenge 300

Texto/fotos: Niltão Amaral
Primeira foto: Auth Produções/Cronoesp/Divulgação

Um comentário:

  1. Ótimo! Mais AUTOMOBILISMO! Porém pergunto:

    1- Homologado pela FGA para carros de rua sem banco, cinto e santo antonio, ou sem ANEXO J?

    2 - Carros de corrida com Anexo J mas com banco e cinto vencidos, poderão andar?

    3 - Vestimentas do piloto serão exigidas como na competições que a FGA Homologa?

    4 - Agrupar por tempos para disputar? Quando sugeri isso para a Classic disseram que não dava e era coisa de rally e não daria pra controlar se o cara acelerava 100% em um trecho da pista e tirava o pé no outro... AGORA PODE? É a melhor maneira de dividir categorias ocm carros diferentes... esquece cilindrada e coisa técnicas. vai pra pista, vira o tempo, e agrupa de 5 em 5 segundos... QUE BOM QUE AGORA É POSSIVEL!!!

    Pergunto isso pois muita gente da Classic não voltou devido ao alto custo de adquirir banco e cinto Homologados ou com validade vigente.

    Mas, que bom que a coisa foi flexibilizada. Só temos a ganhar com isso.

    Parabéns !!!

    ResponderExcluir