segunda-feira, 26 de julho de 2010

A nova curva 1 do Velopark

O novo traçado. Curva 1 antiga está representada em amarelo.


A primeira perna da curva 1


A segunda perna, formando um S , com boa largura.


A partir desta curva, o traçado volta ao original. Ampla área de escape.

O Blog do Passatão ficou curioso e, faltando uma semana para a inauguração do novo traçado, foi no último domingo dar uma espiadinha na nova curva 1 do Velopark.

Ao invés do cotovelo à esquerda, que, por ser muito fechado e travado, gerou alguns incidentes na Stock Car, foi criado um S, cuja primeira perna é à direita, diminuindo um pouco a reta dos boxes e permitindo que a freiada seja feita de forma mais gradual e suave. Logo após, um grampo à esquerda e retorna ao traçado antigo, passando debaixo da ponte que leva aos boxes, onde há um "S" mais largo.

A modificação parece ser positiva, diminuindo a força da freada da reta dos boxes, que era mais longa, fazendo com que os carros chegassem mais rápido e tivesse que freiar mais forte devido à curva ser mais fechada, contribuindo para a fadiga dos freios. Além disso, deverá permitir que os carros acomodem-se melhor quando chegarem disputando posição, ao final da reta. De resto, o traçado permanece inalterado.

A Fórmula Classic terá a honra de ser a primeira categoria oficial a testar o novo traçado, ao entrar na pista para o treino livre da sexta (9h). Na sequência, F3 Sudam e Gaúcho de Endurance farão o mesmo.

2 comentários:

  1. Parabéns, o Blog do Passatão matou a minha curiosidade de ver como ficou a curva 1 do velopark!
    Melhor até que o site do autódromo (que não tem a foto...)

    ResponderExcluir
  2. Valeu, "Anônimo"!

    O Blog do Passatão vai até a notícia! Hahaha, chavão jornalístico clássico.

    Abraço,
    Niltão.

    ResponderExcluir