segunda-feira, 28 de março de 2011

Copa Classic dá show na sua primeira etapa

 Alguns carros como o Maverick V8...

...e o Passat #8 pularam para a ponta na 2a bateria, com tempo seco

A primeira etapa da Copa Classic RS foi marcada por muitos pegas, como vêm sendo as últimas etapas da categoria.

A Copa Classic, apesar do ínicio adiantado da temporada, no mês de março, que ainda teve um feriadão de carnaval, que atrasou muitos carros que estão ficando prontos, alinhou 12 carros no grid. Número razoável para uma categoria de carros antigos, em comparação, se contarmos que a Fórmula 3 teve 8 carros, Fórmula 1.6 com 15 e Gaúcho de Endurance com 18.

A primeira bateria foi disputada sob forte chuva, ainda assim, sem qualquer incidente considerável. Jorge Krug (Passat #47) largou na pole, mas o Fusca Hotcar #31 de Paulo Fontes assumiu a ponta  na freada da reta oposta, na 2ª volta, seguidos, um pouco mais atrás, por Rogério Franz (Fiat 147) e Rogério Bareta Xavier (Fusca), e de um pelotão intermediário com pegas entre o Maverick #302 de Leovaldo (que a chuva não deixa transmitir toda sua potência), o Fiat #999 de Roberto Krug.

Já na 2ª bateria, com pista seca mas tempo bastante nublado, alguns carros da categoria FL arriscaram e optaram pelo pneu slick. Com isso, o Maverick de Leovaldo Petry, aproveitando toda a força do motor 302 V8, assumiu a ponta na primeira volta, antes da freada da curva 1, e nesta posição permaneceu até o final. Ainda logo após a largada houve um toque entre Roberto Krug e Bareta, na entrada da curva 1, fazendo com que Bareta rodasse. Niltão Amaral saiu de 7º lugar e veio fazendo uma corrida de recuperação, buscando e ultrapassando todos os adversários até assumir a 2ª colocação na freada da reta oposta, numa bonita disputa de freada com o Fusca #31, tocado por Luís Fontes. Bareta, apesar da rodada, fez espetacular recuperação e acabou em 4º na bateria.

A prova contou ainda com a participação da belíssima Carretera Chevrolet 1936 de Carlos Eugênio Leonardo (vulgo "Ratão"), um dos carros mais antigos em atividades de pista no Brasil.

Foi feita, ainda, homenagem à memória do piloto Paulo Bertuol, morto em janeiro último, mediante entrega de troféu ao filho, Felipe, e ao parceiros de muitos anos de pilotagem, Darci Marini. A emoção tomou conta dos presentes.

Os resultados por categoria, na soma das baterias, foram os seguintes:

Cat. A:
1º - Carlos Eugênio Leonardo - Carretera Chevrolet 1936 #1

Cat. B:
1º - Rogério Franz - Fiat 147 #147
2º - Rogério "Bareta" Xavier - Fusca
3º - Fábio Mincarone - Chevette #12
4º - Fernando Leke - Corcel I #74
5º - Roberto Krug - Fiat 147 #999

Cat. C:
1º - Jorge Krug - Passat #47

Cat. FL:
1º - Leovaldo Petry - Maverick V8 #302
2º - Niltão Amaral / Leonardo Tumelero - Passat #8
3º - Moisés Rosemberg - Puma #73
4º - Luciano Fossá / H. Ott Jr. - Fusca Hot #00

Cat. ESP:
1º - Paulo e Luís Fontes - Fusca Hot #31

Nenhum comentário:

Postar um comentário