quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Copa Classic RS: 29 carros sacudiram o Velopark no último sábado

Não era possível ver o final do grid, de tão grande

Parque fechado deu idéia da grandeza do grid

Excelentes pegas foram travados o tempo todo

Opala de Caxias venceu na geral

Passat Canhão #8 chegou a liderar, mas teve problemas

Passat e Corcel ficaram em 2º e 3º na cat. B

Fuscas D3 e da Copa Fusca abrilhantaram o grid

Fiat 128 viajou 600km desde a fronteira com o Uruguai para correr

Puma DKW foi carro madrinha, em homenagem a Iwers

Esposa e filhos de Iwers receberam homenagem

Classic diferencia-se pelo bom relacionamento entre os pilotos. Na foto, esq. p/dir: Franz, Leke, Romaldo, Leonardo, Voges e Niltão confraternizam, após premiação

A Copa Classic provou, no último sábado, que é a categoria de velocidade que mais cresce no Rio Grande do Sul. Contando com a brilhante participação da Copa Fusca, nada menos que 29 carros largaram no Autódromo Internacional do Velopark.

A categoria, literalmente, balançou as estruturas: a aglomeração do público foi tão grande para acompanhar os pegas que o diretor de prova, Antônio Gomes, solicitou que os dois andares acima da torre de cronometragem, destinados ao público, fosse evacuada, por motivo de segurança, tamanho era o número de pessoas que se acotovelavam para não perder qualquer lance da prova.

O total de inscritos, contando aqueles que não largaram, foi de 31 carros, um excelente número que fixa a Copa Classic como o 2º maior grid do estado, perdendo apenas para o Marcas e Pilotos.

Tudo começou ainda na sexta, com a realização de dois treinos livres, nos quais os pilotos aproveitaram para fazer os ajustes nas suas máquinas. No sábado os carros foram para a pista por volta das 9h, para a classificação, que ocorreu com pista seca, mas teve a curiosa ocorrência de uma chuva isolada, que fez com que alguns carros encerracem suas voltas prematuramente. Pole position para o Opala Stock 4 cil. #43, de Ramiro Tissot/Marcos Voges, com o tempo de 1:09,594, segudo pelo Passat Canhão #8 de Niltão Amaral/Leonardo Tumelero, com 1:10,841 e o Passat #47 de Jorge Krug, com 1:12,534.

Na primeira bateria, o Opala dos Caxienses, tocado por Ramiro Tissott, disparou na liderança, seguido por Jorge Krug e o Passat #58 de Diego Mariante, que travaram um pega que contou com várias trocas de posição, até que Krug teve problemas e perdeu algumas posições. Logo atrás, outro excelente pega foi protagonizado pelo Fiat #147 de Rogério Franz e o Passat Hot Car #8, tocado por Leonardo Tumelero, seguido pelo Chevette Hot Car de Joel Schumann. Luciano Fossá (Fusca Hot Car #00), acabou entre os primeiros, mas foi punido em 40s pela direção de prova.

Na segunda bateria, destaque para uma excelente prova de Niltão Amaral, na condução do Passat #8, que, largando em 4º, em poucas voltas foi superando os adversários Franz, Mariante e Voges, um a um, até assumir a ponta. Sua vida, porém, não foi fácil, pois o Opala #43, com Marcos Voges, veio forte logo atrás, e ambos abriram uma boa vantagem dos demais concorrentes, com várias investidas de Voges para retomar a liderança, defendidas com afinco por Niltão, até que este teve problemas, perdendo rendimento e deixando o caminho livre para o caxiense vencer a prova. Os Fuscas fizeram diversos duelos durante a prova, tornando-a ainda mais emocionante.

Na soma das baterias da geral, vitória do Opala #43 de Tissott/Voges, seguido do Passat #8 de Niltão/Tumelero e o Fiat #147 de Franz.

Um destaque foi a presença do estreante Gilson Fernandes e seu Fiat 128, que passaram a madrugada de sexta para sábado percorrendo os aproximadamente 600 km que separam Quaraí, fronteira com o Uruguai, de Nova Santa Rita, chegando diretamente para o treino classificatório.

No podium, merecida homenagem da Copa Classic a Henrique Iwers, grande piloto gaúcho, ícone das DKWs, falecido em junho passado. Foi entregue troféu que lembrava o "charuto" (uma peça de surdina característica daqueles veículos) à esposa e filhos de Iwers, que fizeram a premiação dos vencedores das categorias. Um veículo Puma DKW, tripulado por Oscar Leke e Horst Dierks, duas lendas dos motores dois tempos, serviu como carro madrinha na prova, pois Henrique Iwers participou com veículo semelhante na prova de inauguração do autódromo de Tarumã, em 1970.

A próxima etapa ocorrerá em 25/09, em Guaporé, e decidirá o campeonato. Após, a categoria realizará prova festiva como preliminar das 12 Horas de Tarumã, dia 10/12. Maiores informações em http://www.copaclassic.com.br/.

Confira os três primeiros, por categoria:

FL:
1º) #43 - Tissott/Voges - Opala Stock 4 cil.
2º) #8 - Niltão/Tumelero - Passat Hot Car
3º) #97 - Joel Schumann - Chevette Hot Car

C:
1º) #47 - Jorge Krug - Passat
2º) #58 - Diego Mariante - Passat

B:
1º) #147 - Rogério Franz - Fiat 147 Europa
2º) #36 - Nereu Rebechi - Passat 1.6
3º) #74 - Fernando Leke - Corcel I

Fusca A:
1º) #3 - Moacir Fighera - Fusca AP 1.6
2º) #2 - Rogério Bareta - Fusca AP 1.6
3º) #26 - Everson Melo - Fusca AP 1.6

Fusca B:
1º) #12 - Carlos Guizzo - Fusca AP 1.6
2º) #65 - Tomedi/Ribeiro - Fusca AP 1.6
3º) #20 - Vanderlei Pires - Fusca AP 1.6

A:
1º) #1 - Carlos Eugênio "Ratão" - Carretera Chevrolet 1936

Fotos com crédito: Cristian Mariani
Fotos sem crédito: Niltão Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário