sábado, 29 de setembro de 2012

Ricardo Zonta faz "chororô" e diz que tem medo de andar em Tarumã

O "piloto" acima admitiu ter medo de correr  em Tarumã

Leiam a pérola abaixo, entrevista dada pelo Ricardo Zonta e Popó Bueno hoje (clique aqui para ler a íntegra no site do piloto, de onde foi tirada a foto acima), na Stock Car, em Tarumã. Depois, leiam algumas "considerações" minhas, mais abaixo:


Os primeiros treinos livres da Copa Caixa Stock Car em Tarumã, realizados nesta sexta-feira, fizeram a equipe Linea Sucralose Racing Team tirar uma conclusão que já havia sido realizada três anos atrás, quando visitou o local pela última vez: a pista é impraticável para os carros da categoria.

"Tarumã é uma pista perigosa com esse asfalto pré-histórico, onde os carros não conseguem andar devido ao desgaste assombroso dos pneus, que não chegam nem a completar cinco voltas. Fizeram boxes novos, investiram na melhoria da infra-estrutura, mas a primeira coisa, a mais importante, que deveria ter sido feita era o recapeamento do asfalto", afirma o ex-piloto de Fórmula 1 e campeão mundial do FIA GT.

Já Popó Bueno, parceiro de Zonta, partilha da mesma opinião: "A pista está linda, reformada, os novos boxes estão ótimos, mas o asfalto ainda é o mesmo da última vez que viemos e o desgaste será muito grande. Será um grande desafio conservar os pneus durante a corrida, ainda mais com o calor de 27°C que está sendo prometido para o domingo."

Tenha paciência: é muito chororô. Um piloto com passagem pela F1 e outras categorias internacionais, largar uma pérola dessas, é "pedir pra levar".

Prezado Zonta, vamos enumerar alguns carros que andam muito mais voltas que o senhor no "pré-histórico" asfalto de Tarumã (BEM MAIS que "cinco voltas"), e não têm problemas nem saem falando bobagem na imprensa:
Opala #43 da Copa Classic RS: um carro "pré-histórico" que anda duas baterias de 20 minutos cada, no asfalto "pré-histórico" de Tarumã, com o mesmo jogo de pneus USADO Goodyear, idêntico ao da Stock.

Maverick V8 302 da Copa Classic RS: estamos falando de mais um carro "pré-histórico", com 400cv de potência, com uns 1200kg, que atinge aproximadamente 200 km/h no mesmo asfalto "pré-histórico" em Tarumã, com um jogo de pneus NA Carrera (que são MUITO macios). Andou 3 etapas inteiras (Tarumã, Velopark e Guaporé), com treinos livres, qualyfing e 2 baterias de 20 minutos em cada, com O MESMO jogo de pneus, sem trocar.

Fusion Stock Car do Gaúcho de Endurance: o carro do Andersom Toso anda uma prova de 3 Horas de duração em Tarumã, e certamente não pára a cada 5 voltas para trocar pneu. Estamos falando de um carro igual aos do Brasileiro de Stock Car.

BMW V8 Gaúcho de Endurance: o carro, montado com um motor GM V8 pela gaúcha MC Tubarão, com certeza um carro relativamente pesado, andou as DOZE HORAS DE TARUMA em 2011, nada menos que 491 voltas, e com certeza não trocou de pneu 98 vezes (uma a cada cinco voltas, segundo sua brilhante declaração).

Senhor Zonta: respeite Tarumã. Toda a comunidade automobilística gaúcha em festa por este momento marcante na história de um dos autódromos com mais história no Brasil, e o senhor vem "avacalhar" a pista, usando palavras ofensivas/depreciativas ("pré-histórico") para fazer uma crítica, que, ainda por cima, é descabida. Parece que o negócio é dar desculpa para ter justificativa no caso de um fracasso (ou seja, "vacinar-se"). O autódromo foi quase todo repaginado, mas sempre tem uns e outros (da mesma "turma") com alguma reclamação para fazer. Quando a sua categoria correr num circuito de rua no meio de dois muros, com zebras gigantescas que jogam os carros contra a parede, o senhor reclama da segurança? Sai por aí dando declarações que depreciam aquele circuito? Parece uma birra infindável com Tarumã: se nada é feito, reclamam. Se é feita uma reforma, arrumar um jeito de reclamar, também.

Tarumã, aliás, como há muito se diz, "separa os homens dos guris" (tem gente aí que descobriu que vai ter que voltar à infância.). Se tu tens MEDO de correr num circuito rápido, pegue um carro 1.0 e vá andar no trânsito engarrafado na hora do rush. Todo mundo anda em Tarumã, todos os tipos de carros, de compostos e marcas de pneus (conforme citei apenas alguns exemplos acima), provas de 3 horas, de 12 Horas, e só o seu Stock Car vai ter problemas com os pneus e "trocar a cada 5 voltas"? Considerando que os carros da Stock realmente tiveram esse problema tão grave hoje, será que o problema é o autódromo, mesmo? E o problema do estouro dos pneus em Cascavel, era culpa da pista também? Fica a pergunta.

Como disse o VERDADEIRO "BOTA", Cezar "Bocão" Pegoraro, no aniversário de 40 anos do autódromo, em 2010: "Taruma não morre nunca, Tarumã tem alma". Por mais que tentem "matar" Tarumã, com atitudes como a de Zonta, não adianta, pois sempre haverá pilotos de verdade que gostam de acelerar no mais rápido e desafiador autódromo do país. E, infelizmente, sempre haverá os "chorões", que só sabem reclamar. Se acelerassem o mesmo tanto que reclamam, eram campeões por antecipação em todas as temporadas.

Correr em Tarumã não é uma temeridade. Temeridade é alguém dar uma entrevista com esse tipo de declaração absurda. Aposto que a organização da Stock Car não compartilha desta opinião.

E tu aí, que está lendo este post: o que achou da declaração reclamando do asfalto de Tarumã? Clique aí, abaixo, nos comentários, e solte o verbo.

10 comentários:

  1. Parafraseando Romário com as devidas adaptações: "Ricardo Zonta calado é um poeta".

    P.S: Teremos alpargatada no programa de domingo a noite em "homenagem" ao Zonta ?

    ResponderExcluir
  2. Correr em Tarumã é um orgulho. Amo essa pista.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei surpreso com o comentário do Zonta. Seu pai ('seu' Joanir) iniciou e fez carreira nas pistas de terra do PR andando de 'Dójão' (Hot Dodge), e o próprio Ricardo andou na terra, tanto lá no PR quanto aqui em SC, de Opala ("pré-histórico") e de Omega (já "semi-pré-histórico").
    Tive a oportunidade de conhecê-lo e conversei com ele algumas vezes, e sempre me pareceu um cara tranquilo e bastante sensato.
    Confesso que estou decepcionado!

    ResponderExcluir
  4. Sr. Zonta..... O Sr. tem que ir mesmo é correr nas pistas ridículas que a organização da tua categoria faz para o centro-norte do país onde vocês andam em circuitos de rua em corredores de ônibus e ficam com "tesão" em andar de segunda e terceira marcha. Só assim vocês acompanham VISUALMENTE os ponteiros!

    ResponderExcluir
  5. O Sr nao é piloto, o Sr é MOLEQUE, Sr Zonta!!! Tu não serve nem pra ser um peido, quando mais um bosta, o Sr é um PSEUDO-PEIDO

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive uma admiração muito especial pelo piloto Ricardo Zonta: acredito até que não foi aproveitado seu talento quando esteve na mesma equipe de F1 com o Villeneuve(filho, lógico)por influência negativa deste último, este sim, um incompetente que não vale um cordão da sapatilha do pai dele.
    Por gentileza, se encontrar o Zonta, repita a frase que criamos nós, Pilotos Jurássicos naquela época nas pistas, de que Tarumã é para HOMENS, e separa os adultos das crianças.

    ResponderExcluir
  7. Niltão, Zonta é um daqueles pilotos de Quinta categoria que tem $$$ ou gordos patrocinadores, nunca vi nada que esse cara tenha feito que preste.

    Luciano

    ResponderExcluir
  8. Antes disso eu ateh considerava ele.....

    Parafraseando e adaptando o coro da torcida do Gremio no Olimpico para o sr Babão Bueno: " Ei Zontah, vai Tomate Kru!! "

    ResponderExcluir
  9. o negocio e fazer um curso de pilotagem aqui no sul...


    ResponderExcluir
  10. Lamentavél tal comentário. Mais alguns pilotos precisam de desculpa para justificar suas limitações como pilotos.
    Parabéns Niltão pelo belo comentário.

    ResponderExcluir