terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Turismo 1.4 BR unifica o país em nome do esporte de base

Abaixo, release da Turismo 1.4, que mostra que o modelo gaúcho da categoria está fazendo sucesso e sendo adotado em vários estados.

O ano de 2022 mal se iniciou para o automobilismo e um dos assuntos mais discutidos nos boxes e oficinas de equipes que participam dos regionais por todo o Brasil é o Turismo 1.4 BR. Nascido no Rio Grande do Sul em uma iniciativa de unir relativo baixo custo e competitividade, a categoria cresceu com um desenvolvimento focado no futuro e ser sustentável sem abrir mão de sua essência de ser a porta de entrada para muitos no automobilismo.

Após o sucesso do regional no Rio Grande do Sul, o modelo foi adotado em primeiro momento pelo regional goiano que a incluiu em seu calendário. Após o estado do centro do país, Minas Gerais também adotou o modelo. Com os três estados utilizando a mesma fórmula e regulamento, o primeiro passo para um voo maior foi a realização de um verdadeiro “tira-teima” entre os pilotos destes estados, que foi a Copa Brasil realizada em Tarumã ao final de 2020. Para 2021 a categoria ganhou seu primeiro campeonato nacional, com provas realizadas no Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais. Mas, o principal neste início de temporada é a novidade da adesão dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ao mesmo regulamento já utilizado nos demais estados.

Este regulamento começou a ser construído em 2016 ainda na primeira temporada do regional no Rio Grande do Sul e foi sendo melhorado com sugestões de preparadores de todo o país além de adequações necessárias por substituições de peças pelos fabricantes. Mas, a maior evolução do regulamento aconteceu ao final de 2021 quando a liderança da categoria comandada por Urbano da Silva promoveu uma completa revisão da redação. Foi realizada uma reunião durante a última etapa do Campeonato Brasileiro em Tarumã com os preparadores de todo o país onde foram distribuídas cópias impressas do regulamento para que observações fossem feitas e sugestões dadas. Foram mais de 50 cópias entregues, entre a versão impressa quanto a digital e todas as sugestões foram analisadas e se procedentes foram aplicadas.

O novo regulamento para 2022 já foi encaminhado e neste momento é aguardada a sua publicação e homologação. Não houveram mudanças, basicamente apenas novas redações e mais clareza para que interpretações dúbias sejam encontradas.

O campeonato de 2022 tem previsão de realização de cinco etapas entre os autódromos de Goiânia, Potenza em Minas Gerais, Interlagos em São Paulo, Brasília e a final no autódromo de Tarumã no Rio Grande do Sul.

Acompanhe as redes sociais do Turismo 1.4 BR para as novidades. @Turismo1.4 no Instagram e Facebook. As corridas da temporada podem ser conferidas no canal @CurvadoS no Youtube.

São os atuais campeões do Turismo 1.4BR

Classe A
Guto Rotta - Campeão
Jonas Simon - Vice

Classe B
João Cardoso Neto/ Arthur Gama - Campeões
Bernardo Cardoso/ Daniel Nino - Vice

Fotos: Dudu Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário