quinta-feira, 10 de março de 2022

12 Horas de Guaporé: 30 anos depois, prova acontecerá com bom grid no próximo sábado


 A volta de uma prova de 12 Horas no circuito serrano de Guaporé, 30 anos depois. Este momento histórico acontecerá no próximo sábado (12 de março), com a terceira edição das 12 Horas de Guaporé, no Autódromo Nelson Luiz Barro.


MC Tubarão, equipe campeã em 1992 com Opala...

...estará no grid neste sábado para defender o título, com o novo GT40 silhouette

As edições anteriores da prova aconteceram nos anos de 1984 e 1992. Em 1984 a prova foi válida pelo Brasileiro de Marcas, e contou com a presença dos principais pilotos e equipes nacionais no grid, inclusive nomes que correram na Fórmula 1, como os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann e Chico Serra. Após 9h02min de prova (que não chegou a 12 horas pois teve um período de bandeira vermelha devido à cerração) e 364 voltas, os cariocas Armando Balbi/Toni Rocha faturaram com o Voyage #50 da equipe Refricentro, com os gaúchos Anor/Leonel Friedrich (Voyage) e Janjão Freire/Renato Conill (Oggi) completando o pódio. Já em 1992 a vitória foi dos gaúchos Carlinhos de Andrade/Victor Steyer/Paulo Bergamaschi, com o Opala #5 da MC Competições (hoje MC Tubarão, que estará no grid com Tiel Andrade, filho de Carlinhos, com uma réplica silhouette de Ford GT40, icônico carro de Le Mans).

E a edição 2022 da prova teve grande aceitação, que resultou numa previsão de grid beirando 40 carros. No mesmo grid das 12 Horas, estarão sendo disputadas nas primeiras duas horas de prova a Summer Race e a primeira etapa do Gaúcho de Endurance, categoria que volta nesta temporada, sendo que 25 carros deverão estar inscritos para a prova integral. Na tarde de sábado acontecerá a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Copa Classic, com previsão de grid próximo a 30 carros.

Telmo Júnior, diretor de velocidade em asfalto da FGA, piloto e organizador da prova, fala sobre a volta das 12 Horas a Guaporé: "Depois de 30 anos reeditamos esta prova em Guaporé, que era muito esperada pelo povo da região, e conseguimos realizar este sonho devido às equipes que tem carros que não se enquadram mais nas 12 Horas de Tarumã. Nosso grid contará, também, com a Summer Race e o Endurance RS, além da 1ª etapa da Copa Classic como preliminar. É um baita início de ano, temos certeza que o automobilismo gaúcho 2022 será sucesso absoluto", disse.

Programação completa do evento

A sexta será apenas de treinos livres, com as tomadas classificatórias acontecendo no sábado, a partir das 9 da manhã. As corridas da Copa Classic serão às 14 e 17h30, e as 12 Horas de Guaporé terão largada às 22h, com a Summer Race e Endurance RS recebendo a bandeirada à 0h de domingo, e seguindo a prova principal até às 10h da manhã.

Canais da transmissão ao vivo

As provas serão transmitidas ao vivo pelos canais Curva do S  e High Speed TV no YouTube (youtube.com/curvadoS e youtube.com/highspeedtvbr) e no Facebook das 12 Horas de Guaporé e Super Turismo RS (facebook.com/12horasdeguapore e facebook.com/superturismors). O live timing será by Cronomap, no endereço https://racehero.io/orgs/cronomap.

As 12 Horas de Guaporé tem o apoio de Pneus Yokohama, Leus Distribuidora/Abro Lubrificantes, Plus Veículos, Lacombe Motorsport, Feiticeiro Lanches e Espetão do Feiticeiro, Pedro Pneus, Prefeitura de Guaporé e FGA.

Programação:
Sexta, 11
Treinos livres

Sábado, 12
Classificatórios:
9:00 - 12 Horas e Summer Race (T1, T2, TL e TR)
9:20 - 12 Horas e Summer Race (Protótipos, GT e TS)
9:40 - Endurance RS
11:30 - Copa Classic

Corridas Copa Classic:
14:00 - Largada corrida 1
17:30 - Largada corrida 2

12 Horas de Guaporé, Summer Race e Endurance RS:
22:00 - Largada

Domingo, 13
00:00 - Bandeirada Summer Race e Endurance RS
10:00 - Bandeirada 12 Horas de Guaporé

Nenhum comentário:

Postar um comentário