quinta-feira, 17 de março de 2022

Passat Flecha nas 12 Horas de Guaporé: como foi a odisséia


Passat Flecha, 12 Horas de Guaporé com noite e chuva*

Uma maratona que foi mais longe do que o esperado. Passo a contar para vocês como foi nossa participação do Passat Flecha  nas 12 Horas de Guaporé, prova histórica que voltou a ser realizada 30 anos depois.


Treinos e warmup!**

Após a explosão de motor seguida de incêndio no Abro Classic Challenge em Tarumã, em dezembro, o meu parceiro Anderson "Cabelo" Baggio coordenou e executou os trabalhos de recuperação do carro. Primeiramente chapeação e pintura (já aproveitei para corrigir  algumas pequenas batidas do carro) e fazer um novo motor, usando por base o motor que eu usava até início do ano passado, apenas com novos pistões e bielas.


Primeiro treino que andamos

A ideia era andar apenas na Summer Race (prova que já havia tido duas edições em Guaporé, 2020 trabalhei como piloto do Safety Car e 2021 corremos com o Flecha), que contemplaria uma classificação separada para as duas primeiras horas da prova, uma vez que o orçamento de uma 12 Horas completa é maior e não tínhamos nos programado para isso.


Até um grilo racing apareceu

Finalizando o carro na quinta que antecedeu a prova após muita correria lá em Passo Fundo (onde o carro estava), sexta estávamos lá para os treinos. Nossa equipe é bem enxuta, com apenas duas pessoas além de mim: Cabelo e Eder eram os guerreiros que iam lidar no Flecha durante o fim de semana.

Resolvi andar também na Copa Classic, cheguei a fazer um treino inclusive. O carro estava apresentando uma falha quando se colocava pouca porcentagem de acelerador, que foi resolvida com a troca de um sensor de temperatura.

Treinos noturnos, 10º geral à noite com chuva


Flecha P1 entre os carros com pneu de rua

Fui andar à noite e com chuva, me surpreendi com o desempenho do carro, cravamos o 10º tempo geral, nada mal para um carro antigo e com pneus de rua (fomos pela classe 5, que não admite pneus de competição, como já andamos na Classic).


Lubrificantes ABRO by Leus Distribuidora no Passat Flecha


Jorge Machado veio fazer parceria e fomos pras 12 Horas inteiras!

No sábado (dia da prova) pela manhã o Jorge Machado (piloto que já andou várias 12 Horas de Tarumã com protótipo MR18 e anda atualmente com sua BMW com motor LS3 V8 e também de "Saboneteira" na Gold Classic e algumas provas da Copa Classic) me procurou pois havia se inscrito para andar nas 12 Horas, mas queria poupar seu carro e não fazer a prova completa com ele, queria uma vaga no Passatão. Não fomos preparados para fazer 12 horas de corrida, mas aceitamos o desafio.


Em menos de 1h estávamos na liderança da cat. 5*


"Cabelo" Baggio desta vez ficou de chefe de equipe**

Eder e Cabelo abastecendo**

Largamos em 27º, dei só uma volta rápida na casa de 1:29 no classificatório pois tínhamos falha de novo. A largada da prova, às 22h, foi com chuva, condição delicada, mas fiz um excelente stint, em duas voltas já havia ganho 8 posições, e próximo à 1h de prova assumi a liderança da cat. 5 (eram 15 carros na categoria!) e cheguei a ser 12º geral, duelando com o Celta #48 do carioca Gustavo Camilo. A chuva parou e a pista secou, virei um excelente 1:28.5 na volta mais rápida. Porém, na última meia hora, mais uma falha me fez pensar que era falta de combustível, mas não era. Com duas pequenas paradas acabamos perdendo a liderança e cruzei a bandeirada da Summer Race em 4º, um gosto amargo para quem liderava.


Deu B.O. na suspensão!


Eder trabalhando e Jorge metendo pilha kkk

Pronto! Acertar geometria e PAU!

Logo após a bandeirada veio um safety car, ia aproveitar pra entregar o carro para o Jorge. Quando estava no S, quebra de amortecedor seguida de pivô "ancorou" o carro. Resgate com trator e plataforma para voltar aos boxes. Cabelo e Eder trabalhando muito, com ajuda inicial do Jonathan Mello e depois do João Paulo Infantini, que deu uma baita mão, conseguir amortecedor e peças e 3 horas após voltávamos a prova.



Procurando as falhas

Ainda com uns "pipocos" que não impediam o carro de seguir, o Jorge Machado fez um bom stint, com o carro parando de falhar depois, mas ficando sem a 3ª marcha. Reassumi o carro mas precisamos parar mais um tempo, pois a falha se agravou.


O câmbio nos tirou da prova, mas foi uma bela jornada!

Voltei para a pista antes das 6 da manhã, falha resolvida, e tive o privilégio de ver o dia amanhecer em Guaporé, pena que sem sol, pois a chuva retornou. Nesta hora do amanhecer o sono bate forte, foi um stint difícil lutando para não dormir. Até que às 6h50 a brincadeira acabou de vez: nosso câmbio se foi, não engatava mais nada.

Finalizamos em 6º na classe e 14º geral, com 191 voltas, o equivalente a 588km percorridos.

Agradecimento ao Cabelo e ao Eder, que trabalharam muito - e muito bem, como sempre - ao Jorge Machado por viabilizar a jornada, e a todos que deram uma força e foram citados - ou não - acima, e a todos que torcem por mim, pelo Passat Flecha e pela equipe, são muitas manifestações de carinho. E ao Telmo Júnior pela dedicação em fazer esta prova voltar a acontecer e sempre apoiar a pilotada do jeito que pode!

Valeu, e que venha as 12 Horas de Guaporé 2023!

Fotos (*) - William Inácio
Fotos (**) - Grégori Dai Prá
Demais fotos - Niltão Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário