quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Vende-se um Tubarão

Tubarão (bi) Campeão à venda

Mascote da equipe mete medo

Antes de mais nada: calma, IBAMA. Não se trata de nenhum crime ambiental, mas do modelo atual do protótipo MC Tubarão, que está sendo aposentando pela competente equipe MC, de Campo Bom, do patriarca Carlinhos Andrade, atualmente chefiada pelo filho Carlos Geison (conhecido como "Né").

Trata-se de um protótipo MCR, fabricado pela MetalMoro, com diversas modificações e melhorias feitos ao longo do tempo pela equipe, tendo alcançado nada mais, nada menos, que o bi-campeonato gaúcho de Endurance e das 12 Horas de Tarumã (nos anos 2010 e 2011), já com o filho Tiel de Andrade no comando, em parceria com Bruno Justo (e Dudu Dieter, nas 12 Horas).

O Tubarão, mais do que um protótipo, é um personagem e uma lenda no automobilismo gaúcho, e até mesmo nacional. A primeira versão foi lançada em 1996, assim batizado por causa de sua aparência, que lembrava um tubarão, totalmente construído pela MC, com base em um Opala 6 cilindros (carro com que Carlinhos corria, depois do Chevette), e o carro foi utilizado para teste de combustíveis em parceria com a Petrobrás, e é considerado o primeiro nacional de competição a utilizar injeção programável. Aliás, a parceria com a Petrobras continua até hoje, estando sendo desenvolvido combustível para motores "pequenos", que poderão vir a ser usados na F1 em breve.

I

II

III

IV

V

VI

VII

Passou por diversas outras versões, com suas motorizações: II e III (Opala 4.1); IV (Omega 4.1); V e IV (Chevrolet V8 500cv); e VII (Golf Turbo 1.9 20v), o último fabricado pela MC, antes do MCR que está à venda (VIII), e o primeiro a não ter a configuração motor dianteiro/tração traseira (era tudo na traseira). Confira a história detalhada do Tubarão aqui. Algumas versões do Tubarão estão em muito boas mãos: repousam no fantástico Museu do Automobilismo Brasileiro, de Paulo Trevisan, em Passo Fundo.

O protótipo está sendo vendido sem motor e câmbio, pelo valor de R$ 25 mil, incluindo 4 rodas inglesas, carenagem completa com frente reserva. Separadamente está sendo vendido o câmbio Hewland FT 500 sequencial de 5 marchas por R$ 25 mil. Carros de alta performance são assim: um bom câmbio pode custar o valor do carro.

O motivo da venda é que a equipe está montando o Tubarão IX, que será baseado no MRX (modelo novo da MetalMoro), desta vez equipado com motor Ford Duratec 2.0 16v turbo.

Conhecendo a história e o potencial da equipe, está nascendo mais uma geração para disputar a ponta, que certamente travará duras disputas com o MCR #99 (Golf 20v Turbo) dos Hoerlle, o MRX #4 dos Bertuol (que deverá vir com motor Opel 2.0 16v turbo neste ano) e o #46 de Kray/Sant'anna (Golf 20v Turbo).

Tomara que este que está à venda caia em boas mãos, pois é peça importante no automobilismo gaúcho.

9 comentários:

  1. Valeu Niltao, muito obrigado por este Post no seu blog.
    Ficou muito legal!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Nossa... lembro que meu pai me levava p/ tarumã para ver as corridas e adorava ver os primeiros tubarão opala correndo. Desde aquela época é o carro e equipe que fico torcendo nas 12 horas de tarumã! Isso até o Niltão colocar o passatão nas 12 horas, aí são dois corações, hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Ví o Tubarão 1 de 1996 neste ano de 1996 que foi o meu último de colégio numa foto preto e branca na Zero Hora na biblioteca do Colégio...

    Depois ví na TV COM quando eles passaram umas Etapas.

    Lembro de ter visto o primeiro conversível em Guaporé, era branco com escape duplo na lateral esquerda, 6 canecos, e berrava pra cassete na reta empurrando um Aldee do Soldan e andando junto com o Opala dos Bertuol...

    Com certeza é o carro que me motivou a manter o desejo de construir um V8 dianteiro para as 12 Horas e Mil Milhas...

    Quem sabe... hehehehehhe

    Grande abraço gurizada !!!

    ResponderExcluir
  4. Né, não tinha como deixar passar em branco essa! Ficamos no aguardo do Tubarão/Ford, agora! hehehe!

    ResponderExcluir
  5. Zé Balbi, torcer pelo Tubarão tudo bem, mas pelo Passatão é brabo hein?! hehehe!

    Brincadeira, valeu pela torcida, mas este ano foi só uma "brincadinha", que valeu muito, diga-se de passagem! E dá para torcer pelos 2, são categorias diferentes! ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Zanon pulando faceiro agora, certamente será o protótipo pelo qual torcerá, sem dúvida (viciado por Ford), hehehe!

    ResponderExcluir
  7. Se for de Duratech já vai ser bala !

    Mas se tiver mais 4 cilindros e mais 1000 cm³ aí
    é que vai ficar bom mesmo !

    Tubarão 302, 358, 427, 454 ou claro 461 cu.in. !!!

    Valeu !!!

    ResponderExcluir
  8. Poxa na boa!
    Esse carro tinha mesmo, é que ir para o museu do Paulo Trevisan em Passo Fundo, fazer companhia para os outros tubarões que residem por lá, mesmo ele não tendo idade para ser peça de museu. Olha a história que esse carro possui, vencer duas 12 horas seguidas não é para qualquer um!!!
    Gilson Ferreira

    ResponderExcluir
  9. Que potência tem sido obtida com esses motores Golf 20v Turbo? grato

    ResponderExcluir