segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Resultado comentado das 12 Horas de Tarumã, última parte!


21º) 7 - Fernando Stédile/Edemar Stédile/Irineu Camargo (II , Spyder), a 171 voltas
Motor: Opel 16v
Equipe: Stedile
Patrocínio: Evinrude
Os irmãos Fernando e Edemar Stédile, bicampeões das 12 Horas (2005/2006), são sempre candidatos à ponta da prova, mesmo correndo com um protótipo aspirado, são rápidos e consistentes. Tiveram a companhia do experiente Irineu Camargo, e fizeram um belo tempo na classificação, na casa de 1:03, pole entre os protótipos aspirados. Foi, porém, uma prova difícil, com alguns problemas desde o início, que "comeram" muitas voltas, fazendo com que o carro ficasse em posições intermediárias do grid, até que um problema de pistão tirou o carro da disputa, durante a 10a hora de prova.





22º) 40 - Ribeiro/Cléber Vieira/Dudu Fuentes/Rodrigo Ribas (III , Aldee), a 172 voltas
Motor: AP 8v
Equipe: Ouro Car Racing
Patrocínio: -
Já considerado "classic" entre os protótipos (foi um dos primeiros utilizados no Brasil a partir dos anos 90), os Aldees atualmente são raros em provas de Endurance. Esta turma da pesada, porém, com vários "carne de pescoço", reativou um Aldee com tração dianteira, com um "puta motor", virou a volta mais rápida da prova (1:12, tempo impressionante para este carro), e andou num ritmo muito forte, liderando com folga a classe III e andando por volta do 10o lugar geral. Quando amanheceu, porém, o carro já apresentava sinais de desgaste, com o motor fumando, e também problemas de pneus, que não estavam aguentando a tocada. Durante a 8a hora de prova, os problemas de agravaram e o carro caiu na tabela. Ainda assim, conseguiram cruzar a linha ao meio-dia.



23º) 46 - J.Santanna/V.Genz/C.Kray/G.Bianchesi (I  , MCR), a 207 voltas
Motor: Audi 20v Turbo
Equipe: Mottin Racing
Patrocínio: Ballasox/Duar
Um dos favoritos, o MCR #46 iniciou forte na prova, pulando da segunda colocação para a ponta logo na primeira hora, onde manteve-se até a 3a hora, quando foi superado pelo MRX #10 da Autoracing. A partir daí, graves problemas de superaquecimento fizeram com que a equipe fizesse uma "gambiarra", acoplando um galão ao carro, que estava consumindo água. Funcionou, e o carro manteve-se na pista, com várias paradas para completar a água, até a 9a hora de prova.





24º) 91 - Jorge e Rui Machado/Maninho Cardoso/Gustavo (III  , Spyder), a 309 voltas
Motor: AP 8v
Equipe: Motorcar Racing
Patrocínio: MJ
Inicalmente inscritos com a BMW V8, que apresentou problemas nos treinos, esta turma optou pelo Spyder. Abandonaram assim que o dia amanheceu, durante a 7a hora de prova.




25º) 17 - Fabiano Kratina/Fernando Trennenpohl/C.Spagnol (V  , Corsa), a 317 voltas
Motor: GM 1.6
Equipe: Kratina Racing
Patrocínio: Stara
Edição problemática para o Corsinha da Kratina, que teve um excelente desempenho na edição passada das 12 Horas. Ficou em 12o na classe, abandonando após a 8a hora de prova.




26º) 78 - Jairo Bastos/Jonathan Mello/Edson Serdeira (II , Stilo), a 377 voltas
Motor: Duratec 2.0 16v
Equipe: Bastos Racing
Patrocínio: Dotto/HardwareCar
O protótipo tubular (ou silhouette) com bolha de Fiat Stilo passou por mudanças, como a disposição do motor, que passou a ser longitudinal, e melhorou seu desempenho nesta edição. Tinha problemas, mas voltava à pista, até que uma pancada na curva 1, ao amanhecer, destroçou a dianteira do carro. Mas a turma não se entregou, com fita tape e outros recursos, trouxe o carro de volta à pista ao final da prova.




27º) 5 - G.Andrade/P.Castro/C.Castro (I  , Tubarão), a 436 voltas
Motor: Duratec 2.0 16v Turbo
Equipe: MC Tubarão
Patrocínio: Noko Química/Hoff/ProTune/Eurobike/Hotel Ville House
A equipe bicampeã das 12 Horas (2010-2011, com o modelo anterior, baseado no protótipo MCR), teve mais um ano complicado com seu MRX. Ano passado um problema no chicote elétrico tirou o carro da prova no final da manhã. Desta vez, uma queda na pressão de óleo danificou o motor, e o carro abandonou na 3a hora de prova.




28º) 82 - M.Melo/A.Fabiano/E.Furlanetto/W.Freire (IV , Subaru), a 476 voltas
Motor: Subaru 2.4 4 cil. Turbo boxer 
Equipe: Mundo Motorsport
Patrocínio: Plus Energy Drink
Este carro da equipe paulista foi montado em 2012 para que houvesse uma categoria monomarca, e deveria ter estreado nas 12 Horas 2012, o que não ocorreu. Durante testes posteriores em Londrina, o carro sofreu um acidente e ficou parado, até que a equipe o reativou pouco antes das 12 Horas. Sofreram com problemas de injeção, que cortava a 5000 rpm, foram até a revenda Subaru em POA, contornaram o defeito, mas o carro ainda apresentou problemas de alimentação, passava com o motor "pipocando" na curva 1. A equipe foi guerreira, passou o tempo todo tentando resolver, com várias paradas, até que abandonou durante a 8a hora.




29º) 28 - Juliano Moro/"Batavo" Martins/Vicente Orige (I  , MRX), a 491 voltas
Motor: Audi 20v Turbo
Equipe: JLM
Patrocínio: Metalmoro
A equipe de fábrica do protótipo MRX "rebentou a boca do balão" na tomada, mais uma vez, cravando novo recorde da pista para protótipos, com o "absurdo" tempo de 57,080s, média de 189,05 km/h, pilotado por Juliano Moro, um dos melhores pilotos do Brasil na atualidade. Na prova, porém, um problema grave na transmissão (que talvez tenha sofrido desgaste com o fortíssimo ritmo da classificação) tirou o carro cedo da prova, com apenas 20 voltas completadas, ainda na primeira hora de prova.




30º) 117 - L.Rosa/R.Isehard (IV , Astra), a 532 voltas
Motor: Dodge 318 V8
Equipe: Max Power Racing
Patrocínio: Injepro
A equipe de Cascavel teve muitos problemas neste Astra Stock Car, com motorização diferenciada: ao invés do V8 utilizado pela Stock, o carro usa o velho e bom motor de 318 V8 do Dojão, equipado com injeção eletrônica! Deram apenas 6 voltas na prova, e não muito mais que isso durante o final de semana. Mas gostaram tanto que pretendem participar do Gaúcho de Endurance em 2014.



Foto: Paolo Reis

31º) 4 - Vinícius e Felipe Roso/Cacau Ricci/Davi DalPizzol (I  , MRX fechado), a 534 voltas
Motor: Audi 20v Turbo
Equipe: -
Patrocínio: Metasa/Deville Hotéis
A grande sensação da prova era o novíssimo protótipo MRX fechado, que foi finalizado pela Metalmoro às vésperas das 12 Horas. O carro deu apenas quatro voltas na prova, mas o seu desempenho na pista estando recém finalizado demonstrou grande potencial do carro, que deverá passar a competir regularmente no Gaúcho de Endurance.




NL) 89 - Renato e Matheus Stumpf (III, Spyder), a 534 voltas
Motor: AP 8v
Equipe: Rodrigues Racing
Patrocínio: Realdrive Simuladores/Grupo Frigeri/JR
As 12 Horas são uma prova de "diversão" para os Stumpf. Acostumados com um ano competitivo, no qual Matheus competiu no FIA GT, em 2013, a prova é uma grande festa para a família. Festa que restringiu-se aos treinos, pois um esticador de correia provocou o "cabeceamento" de válvulas do motor, e a equipe não largou.

Assim o Blog do Passatão encerra o resultado comentado - e ilustrado - das 12 Horas de Tarumã 2013, uma das melhores dos últimos dez anos.

Confira as duas primeiras partes nos links abaixo:
- 1a parte
- 2a parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário