sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Sigma P1 sem câmbio, AJR V8, Aston V12... Conheça as novas "naves" do Endurance Brasil!

Sigma P1, protótipo sem câmbio, é uma das inovações gaúchas

É assustadora a evolução das máquinas que disputam os campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Endurance nos últimos anos! Se, por um lado, alguns apostam em trazer supermáquinas GTs prontas lá de fora (como o Porsche 911 GT3R da Stuttgart, que vem vencendo), as indústrias locais, motivadas em dar uma resposta nas pistas, partem para o desenvolvimento de protótipos "made in RS" cada vez mais avançados. Uma "guerra" onde quem tem a ganhar é o desenvolvimento do automobilismo nacional.

Sigma P1, o protótipo sem câmbio!


É isso mesmo, o Sigma NÃO TEM CÂMBIO!

Veja o carro arrancando com os motores elétricos

Sigma P1 passando na reta de Tarumã

Não, não é CVT, é isso mesmo que tu ouviu: o Sigma P1, protótipo projetado em Araricá, região do Vale do Sinos pelos eng. Evandro Flesch e Pedro Fetter, NÃO TEM CÂMBIO. A transmissão é composta por embreagem, diferencial, e tem motores elétricos para o carro arrancar. Mas como?! Numa comparação tosca, lembre que aquele kart indoor que tu anda não tem marchas. E, para dar conta disso, o Sigma conta com um motor Audi 4.2 V8 Turbo, que, estima-se, pode chegar a 700cv (claro que não será a potência usada nas provas, que são longas). Felipe Bertuol, dono do primeiro exemplar, cita a vantagem de poder usar potências mais altas sem ter o risco de quebra de câmbio como a principal vantagem do sistema.

O carro já fez diversos treinos sem problemas significativos, e o sistema de transmissão funcionou muito bem. Fotos e vídeos por André Rech.

AJR, agora com motor V8:


Antes: Honda K20 Turbo, que foi substituído...

...por um V8 da Stock Car. (Imagem: Divulgação)

Quem é ligado no automobilismo já ficou sabendo do protótipo AJR #28, feito pela Metalmoro/JLM Racing (com sede em Cachoeirinha, na Grande Porto Alegre), que estreou este ano com motor K20 Turbo, e traz algumas soluções "importadas" de aerodinâmica, além de freios de carbono e câmbio Xtrac dos LMP3.

É tanto torque que chega a "rabear"!

AJR V8 passando forte, já!

Mesmo sem o acerto total do motor japonês, o carro já virou abaixo de 1:00 em Tarumã, e fez a pole com um "temporal" em Curitiba. Porém o engenheiro Ademar Moro e o filho piloto e chefe de equipe, Juliano Moro, querem mais: partiram pra um motor "bruto", e instalaram um motor V8 igual ao da Stock Car no AJR. O carro já treinou e já virou um excelente tempo, mesmo sem liberar 100% do acelerador. Notem que o ronco ficou menos grave, bem diferente dos stocks. As fotos e vídeos são de divulgação.

Aston Martin Vantage V12:

Aston Martin com motor "bruto" V12. Veja o vídeo!

Além de outros GTs de que se tem notícia, já temos em solo nacional o "bruto" Aston Martin Vantage V12 GT3, com nada menos que 600cv, recém chegado e já com treino realizado no Autódromo Velo Città. Carro trazido por Arthur Caleffi (Sueca Rolamentos) e com a parceria do experiente e rápido piloto deste tipo de carros, o passofundense "Cacau" Ricci. Veja o vídeo e se arrepie com o ronco dos 12 canecos! Este carro já andou por aqui e participou de uma prova de 500km lá mesmo, no Velo Città. O vídeo foi produzido pelo Cacau Ricci.


O que mais vem por aí?

Outros carros que estão vindo ou sendo finalizados são: uma Ferrari F458 Itália GT3, e um novo protótipo desenvolvido pela turma da DTR, em substituição ao atual MR18 #110 Honda Turbo.

Todos estes carros tem condições de fazer frente ao Porsche 911 GT3R de Ricardo Maurício/Marcel Visconde, que vem dominando o Dopamina Endurance, vencendo 3 das 4 provas que participou, e também de baixar da casa de 1 minutos em Tarumã, cujo recorde (exceto fórmula) ainda é 57,878 do antigo MRX #28 Audi 20v Turbo de Juliano Moro.

Agora é esperar ansiosamente a última etapa do campeonato, que será realizada dia 28/10 em Tarumã, para encher os olhos - e os ouvidos - com essas obras primas da engenharia gaúcha, alemã e inglesa!

Texto: Niltão Amaral

Um comentário:

  1. Estou acompanhando essa nova era do endurance no Brasil e estou muito feliz com o que vem acontecendo. Sei que existe uma tendência de GT3 prontos, o que eu gosto mto, mas esse desenvolvimento de protótipos tupiniquins tb é de encher os olhos, principalmente quando fazem um trabalho robusto o suficiente para brigar com os GT3.
    Parabéns pela transmissão live no youtube.
    Parabéns a Dopamina e toda a turma do sul por realmente viabilizarem esse campeonato, isso so pode ser amor pelo endurance.
    Espero ver logo uma parceria com a turma da Reiza imortalizando essas maquinas no mundo virtual dos simuladores.;)

    ResponderExcluir