sexta-feira, 17 de junho de 2011

Brasileiro de Marcas fez primeiro treino em Tarumã



Honda Civic, lindo

Focus e o motor com preparação Berta e 300cv

 Toyota Corolla, sem apoio da montadora

Chevrolet Astra é a carroceria mais antiga dos quatro

Gaúcho Andersom Toso corre de Focus

E foi dada a largada para a Copa Petrobras de Marcas. A categoria, no formato atual, está estreando neste final de semana em Tarumã, organizada pela Vicar (também organizadora da Stock Car).

Os carros que participam, todos na versão sedan e carrocerias monobloco originais, são Honda Civic, Chevrolet Astra e Ford Focus (com apoio institucional das respectivas montadoras), e Toyota Corolla, sem este apoio. O trem motor/câmbio é igual para todos os carros, preparado pela lendária empresa Berta, da Argentina, com 300 cv, transmissão 6 marchas Xtrac, rodas 11x18", pneus Pirelli PZero, pesando 1030 kg. Um comentário acerca do motor: o escapamento produz um verdadeiro BERRO, forte e ensurdecedor, ou seja, tudo que os fãs do automobilismo querem ouvir.

O modelo seguido é parecido com a TC2000 argentina, com carros praticamente idênticos. Mecânicos vindos da Argentina estão presente para suporte técnico. Os responsáveis pela montagem dos carros foram a gaúcha Metal Moro, do construtor Ademar Moro (Focus e Civic) e a paulista JL, de Zeca Giafone.

Hoje às 16:30 os carros foram para a pista para um "shakedown", um treino apenas para reconhecimento do carro, sem utilizar a reta do autódromo. A principal expectativa, que é descobrir o tempo que os carros levarão para completar os 3016 metros das coxilhas do autódromo de Viamão, ficou para amanhã quando serão realizados os treinos livres da categoria. Estima-se o tempo de volta em torno de 1min10s.

O clima em Tarumã já era empolgante, movimentação de pilotos e equipes, com belas máquinas e todo o visual montado nos boxes com a logotipia das montadoras. A categoria promete.

Foram boladas ações interessantes, tais como a promoção "Seu Carro na Pista", sorteio de alguns carros do público que sejam dos mesmos modelos que correm, para um desfile na pista. A identidade do público com os carros que correm é um dos segredos do sucesso para uma categoria de turismo, e nisso a organização acertou em cheio, utilizando as carrocerias originais dos modelos.

Agora resta conferir o desempenho dos bólidos no traçado mais rápido do Brasil, mas já foi possível perceber que os carros aceleram forte e são muito rápidos no trecho da curva do Laço até Tala. Tarumã tem a tradição de estrear categorias, tais como Stock Car (1979) e GT3 (2007), por exemplo.

Está sendo realizada, também, etapa do Gaúcho de Marcas, com disputas porta-a-porta, de arrepiar!

Ingressos a R$ 15,00 (arquibancada) e R$ 30 (com visitação aos boxes), podem ser comprados antecipadamente em alguns postos Petrobras (veja lista), com direito a um boné, ou diretamente na bilheteria do autódromo.

Amanhã serão realizados os treinos livres e classificatórios, e as provas serão domingo às 10h40min e 13h25min, transmissão ao vivo pela RedeTV!

Nenhum comentário:

Postar um comentário