segunda-feira, 6 de junho de 2011

Faleceu Henrique Iwers, ícone das DKWs no automobilismo brasileiro

"Breve no autódromo": Henrique Iwers viveu a transição do automobilismo gaúcho
(Fonte: Blog do Sanco)

A semana dos antigomobilistas gaúchos e brasileiros começou de luto. Faleceu nesta segunda-feira, aos 71 anos, Henrique Iwers, lenda da preparação e pilotagem das DKWs.


Troféu de homenagem do Automóvel Clube a Henrique Iwers, 12 Horas 2008
(Foto: Niltão Amaral)

A prova 12 Horas de Tarumã 2008 havia homenageado o piloto. Participamos com o Passat Canhão, na época ainda com preparação de rua, da Fórmula Classic preliminar, que também fez parte da homenagem. Acima, fotos do troféu que levou o seu nome.


Henrique participou da inauguração de Tarumã
(Livro Tarumã: Uma História de Velocidade - Gilberto Menegaz, Paulo Lava e Paulo Torino).




Propaganda da VEMAG homenageando seus ícones, dentre eles Karl e Henrique Iwers
(Fonte: Roberto Giordani e Zuio, via Blog do Sanco)

Henrique correu de DKW do final da década de 50 ao início de 70, e entre seus feitos temos a participação nas Mil Milhas Brasileiras em 1959, em dupla com o pai, Karl Iwers, vitória na prova Antoninho Burlamaqui (Porto Alegre-Capão da Canoa) em 1966, participou das 12 Horas de Porto Alegre de 1968 (a última disputada na rua, vencida pelos irmãos Fittipaldi) com seu cunhado Jan Balder e chegou a participar da inauguração de Tarumã, com um DKW Malzoni que levou o seu número #9. Ou seja, viveu toda a transição da época das corridas de rua para a fase dos autódromos do Rio Grande do Sul.

A família foi proprietária de revenda DKW, posteriormente Volkswagen (que comprou a marca), denominada IWERS, e fechou na década de 90.

Lembro do Rally Internacional do Classic Car Club de 2005, que terminou em Gramado, o primeiro que fiz em parceria com o Leonardo no seu Fusca amarelo 1973, que Jan Balder participou com um Fusca cedido pelo Paulo Trevisan, e que o seu Henrique acompanhou o trajeto da prova em outro carro.



No emocionante vídeo acima, feito e divulgado pelo seu filho Christian, Henrique Iwers, aos 69 anos, deu sua última volta de DKW numa pista de corrida. Foi na primeira etapa da Classic 2009, em abril, nos treinos livres de sábado, prova da qual participamos (Passatão aparece no vídeo, parado no pitlane). O carro no qual andou foi de sua propriedade antigamente, e atualmente é do colecionador e piloto Teodoro Janusz, com preparação de outra lenda dos 2 tempos, Horst Dierks.

Homenagem recebia dos Jurássicos mês passado (Foto: Leandro Sanco)

Iwers fazia parte do grupo denominado "Pilotos Jurássicos Gaúchos", que se reúne com frequência, formado por várias lendas do automobilismo, dentre as quais figuram outras lendas que fizeram carreira nas DKWs, tais como Horst Dierks, Roberto Giordani e Chico Feoli. Recebeu homenagem dos colegas algumas semanas atrás.

Por ironia do destino, Henrique Iwers participou juntamente com Ricardo Trein, no dia 06/06/2009 (exatos dois anos antes do seu falecimento) do programa Bate Roda, apresentado por Ademir "Perna" Moreira, Oscar Moreira e Airton Diehl, especializado em automobilismo, na rádio Band AM 640 KHz, no quadro "Automobilismo Histórico", que levou vários pilotos lendários para contarem suas histórias.

Fica aqui esta homenagem (dentre tantas outras merecidas que recebeu) de Niltão Amaral e Leonardo Tumelero, em nome dos pilotos da Copa Classic, a este grande automobilista. Feliz o povo que homenageia seus ídolos também em vida. E, felizmente, é o caso do Rio Grande do Sul, que cultiva sua história dando os méritos àqueles que merecem.

O sepultamento acontece nesta terça-feira (07/06) às 10:00 no Cemitério Evangélico, Rua Guilherme Schell, 467 - Santo Antônio, Porto Alegre - (51) 3223-9712 .


Obs.: Agradecimento ao Blog do Sanco, de onde foram tiradas algumas imagens e informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário