segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Como estão as reformas de Tarumã, faltando 30 dias para a Stock? Veja aqui!

Dos novos boxes só falta a mureta do padock aéreo

(Quase lá) - Para o pessoal que está curioso para saber "em que pé anda" a reforma de Tarumã, estive no autódromo sábado à tarde para verificar o andamento das obras, que têm que estar prontas antes do dia 30 do corrente mês, quando a Stock Car fará sua prova de retorno ao autódromo das coxilhas de Viamão. A Vicar, promotora do certame, forneceu ajuda ao Automóvel Clube na reforma.

Parte dianteira dos boxes novos

Fundos dos boxes novos

Interior dos novos boxes: cabem até 4 carros

Corredor entre boxes novos e antigos

Área das equipes junto à pista ficou mais larga

Torre reformada

Novos banheiros nos boxes

Os boxes provisórios devem continuar, ampliando a capacidade

Área elevada para carga e descarga de carros foi ampliada

Panorâmica dos fundos dos boxes


Os novos boxes, construídos do zero no lugar dos antigos, estão quase prontos, já contam com a laje, e está sendo feito o muro superior, do padock aéreo. Em cada box poderá caber tranquilamente até quatro carros, se não forem utilizadas as estruturas de divisórias das grandes equipes. São 16 novos boxes, gerando, assim, lugar para acomodar 64 carros. Falta, ainda, parte elétrica e de portões.

Aos boxes que já existiam nos fundos foram contruídos outros em zinco, próximos à entrada do pitlane, aos fundos dos quais foi construída ampla área de carga e descarga dos carros, facilitando estas operações. Somados, são 30 boxes nos quais podem ser acomodados até 2 carros cada, ou seja, além dos novos, há espaço para mais 60 veículos, acabando, assim, o problema de falta de boxes. Até mesmo a lancheria Pit Stop, que fica por ali, foi totalmente reformada, interna e externamente.

A torre também foi reformada, pintada e foram colocados vidros na sua entrada. Além disso, foram construídos novos banheiros ao lado da administração ao autódromo. Os banheiros antigos já haviam sido reformados no final do ano passado.

Projeção da nova chicane na parte interna da curva 3

A demarcação para construção da chicane

Entrada da chicane

Saída chicane na curva do Laço

Na pista, a principal novidade é a chicane que está sendo construída a pedido da Stock, sem alteração do traçado original. Ela será à direita da curva 3, e a saída é praticamente dentro da curva do Laço, matando, assim, a parte mais rápida do circuito. Espero que somente a Stock a utilize, visto que Tarumã é diferenciado justamente pelo traçado de alta velocidade, em extinção hoje em dia.

Área de escape curva 8...

...outro rápido trecho do circuito.

Área de escape da entrada do Tala foi ampliada...

...bem como a saída.

As demais modificações na pista já estavam pronta há alguns meses: ampliação das áreas de escape do Tala Larga, com recuo maior do barranco, e da curva 8, que não tinha área de escape na parte externa, teve parte aterrada e agora tem recurso para eventuais escapadas neste trecho de alta velocidade.

Em suma, Tarumã, que tem o melhor e mais rápido traçado do Brasil, admirado por aqueles que gostam de velocidade de verdade e temido por alguns "kgões", está qualificando a sua estrutura, caminhando para ser o melhor autódromo do Brasil. Tirando a chicane, da qual discordo (assim com discordo da de Interlagos, e fica meu pedido: demais categorias que prezam o verdadeiro automobilismo, NÃO USEM CHICANE), palmas para esta belíssima obra que está fazendo a casa da velocidade do gaúcho, que "tem alma" (segundo a lenda Bocão Pegoraro) ser cada vez mais admirada e acolha os verdadeiros AMANTES DA VELOCIDADE!

5 comentários:

  1. Buenas!

    Coloca em votação, quer ou não quer a chicane.

    Eu sou contra.

    Pedrão-SMO

    ResponderExcluir
  2. Fabiani C Gargioni #273 de setembro de 2012 às 22:08

    Concordo com o que tu disse ontem no programa e com o Pedrão sou totalmente contra, este autódromo é um dos mais emblemáticos do Brasil e tomara que não façam o que fizeram com Interlagos. TARUMA não pode deixar de existir!!!

    ResponderExcluir
  3. os boxes serão abertos ou terão portas ? E a saída de boxes agr é pela parte da frente ? abraços

    ResponderExcluir
  4. Niltão! O site pit-line do correio do povo na matéria do lançamento do livro do Jurrássicos, diz q em conversas com Bocão Pegoraro, havia no projeto original um traçado sinuoso na curva dois ???, e que ñ tiraria a velocidade da pista. Ñ concordo em hipótese alguma a tal chicane na três, havendo outras formas e meios de melhorar tecnologicamente a segurança na três, q é a q eles, stock, estão com receio. Dpois, provavelmente será a curav oito e nove q eles vão reclamar. ou fissurado por velocidade, nunca andei em tarumã ou qualquer outra pista, mas muito pau já dei na madruga "nas minhas pistas" como a estrada para Belém Novo, mas as corridas da antiga era muito melhores, sem falar no nivel de pilotagem.

    Abração

    Tazio Nuvolari

    ResponderExcluir
  5. cesar lima chicane não só para a stock mesmo estão querendo acabar com nosso traçado.por mim não precisava vim.mas tão bancando ne

    ResponderExcluir