sábado, 29 de setembro de 2012

Max Wilson volta 19 anos no passado e anda na Fórmula que deu sua primeira vitória, em Tarumã

19 anos depois, a volta

Tarumã, 1993: prova do Brasileiro de Formula Ford em Tarumã. Max Wilson, numa corrida em que, mesmo rodando na última volta, obtém a primeira vitória da sua carreira, num final épico, por um bico de vantagem.

Marcelo afivela Max e dá algumas dicas

Tarumã, 2012: em plena tarde de sexta-feira de treinos da Stock Car, que voltava ao autódromo, um Fórmula vermelho gerava curiosidade em meio aos pilotos, mecânicos e outros presentes. No final da tarde, a revelação: aquele carro, #7 do Campeonato Gaúcho de Fórmula 1.6, do líder Marcelo Giacomello, é exatamente o mesmo chassi com o qual Max Wilson, hoje piloto da Stock Car, venceu sua primeira prova ali, no mesmo circuito, 19 anos atrás, adquirido posteiormente pelos Giacomello.

Numa ação "armada" (no bom sentido) pelo Bernardo Bercht, do Blog PitLane, pela família Giacomello e pela Patrícia Casagrande, assessora da equipe Eurofarma, do Max, o piloto pôde voltar 19 anos no passado e dar duas voltas no carro que lhe deu sua primeira grande conquista.

A diferença é que o carro, hoje, não usa mais o motor Ford 1.6 CHT, mas sim um VW AP 1.6, dotada de uma moderna injeção eletrônica e telemetria Protune. Na época, viravam 1:10, hoje em dia, 1:07.

Pronto para voltar no tempo

Algumas instruções, afivelado ao cinto, o carro ficou aguardando liberação na saída de box, atraindo a curiosidade de pilotos como Átila Abreu, Luciano Burti, Ricardo Maurício, Lico Kaesemodel, que fizeram perguntas sobre o carro e a categoria. Cobertura de vários veículos, filmagem para o programa "Linha de Chegada", do canal SporTV.

Em pleno vôo, relembrando os pegas de 1993

Boas impressões sobre o carro

Pista liberada, lá se foi a formulinha, fazendo às vezes de "máquina do tempo", no lugar do DeLorean do filme "De Volta para o Futuro". Max Wilson, que iria dar duas voltas, provavelmente "não viu ser chamado para box" e acabou dando seis. Em uma dela cronometrei o tempo em torno de 1:15, muito bom considerando poucas voltas, sem qualquer treino, num carro no qual há muito não anda.

O filme que passou na cabeça de Max Wilson, hoje em Taruma. Clique e assista.

Ao chegar nos boxes, Max era só sorrisos. Disse que achou o motor do carro forte e elogiou o "grip" do carro nas curvas. Na sua cabeça, sabe-se lá o que passou durante aqueles instantes mágicos, que quebraram a rotina de finais de semana geralmente sem novidades, em termos de modelos de carros com os quais têm contato, e que certamente fizeram passar o filme acima na sua cabeça.

A matéria completa vai sair ainda hoje lá no Blog PitLane, não percam.

Foi simplesmente fantástico. Feliz de mim, que pude ser testemunha ocular desse raro momento.

2 comentários:

  1. Na verdade, em 1993 esse carro usava um motor AP 1.8 (Ford-Autolatina) e não um 1.6 CHT como informado acima. Os motores 1.6 foram usados só ate a temporada de 1992 na categoria principal, em 1993 os modelos 1.6 CHT eram usados somente na classe B da F-Ford. Outra diferença em 1993 era o câmbio que na categoria principal era o Hewland de 5 marchas + ré, e na classe B era o câmbio Ford do Del Rey modificado e com 4 marchas + a ré. Bem, é isso. Abração a todos.

    ResponderExcluir