quarta-feira, 5 de junho de 2013

A polêmica do bueiro: Jhonny Bonilla fala sobre a reforma do Autódromo de Brasília

Bueiro com problema acabou ofuscando as melhorias feita em BSB (Foto: Luca Bassani)

O bueiro com problema no Autódromo de Brasília, que atrasou a programação da Stock Car e Brasileiro de Turismo, tem sido objeto de polêmica nas internet e nas redes sociais, desde domingo.

O presidente da Comissão Nacional de Circuitos da CBA, Jhonny Javier Bonilla Perrone, que, entre suas realizações tem a coordenação da construção e administração do moderno complexo do Velopark, administração do kartódromo de Tarumã e a reforma completa do Autódromo de Rivera (em andamento), veio a esclarecer algumas questões nesta quarta, em postagem no Facebook. A seguir, trecho da manifestação:

"Sem dúvida foi uma pena o acontecimento do tal Bueiro de Brasilia... Todo o trabalho foi feito em 30 dias no Autódromo, foram muitas melhoras técnicas de segurança que, lamentavelmente, passaram desapercebidas. As coisas boas e melhorias que fizemos foram, digamos, pelo bueiro abaixo. Para citar algumas:


"Concregrama" para acolher os carros em caso de escapada

Muro da entrada dos boxes e nova torre de controle

Mais uma lâmina de guardrail em pontos perigosos

1) Aumento das 4 áreas de escape;
2) Retirada, 
da terra e da grama, das 4 curvas, para aumentar o grip do carro em caso de escape;
3) Implantação de 800 metros quadrados de concregrama;
4) Confecção de muro arredondado na entrada de box, com fileiras de pneus e muro de borrachão;
5) Colocação de 3 fileiras de pneus por 6 de altura em todas as curvas (tinha 1);
6) Reforço com montantes de aço nos Guard Rails;
7) Aumento em pontos perigosos de 2 para 3 Lâminas de Guard Rails;
8) Confecção de uma nova Torre de controle.


Foram muitas obras juntas, foi combinado a confecção de tampas de concreto nos bueiros metálicos que lamentavelmente não foram feitas ou a empreiteira se passou, uma pena, mas foi uma lição que estamos utilizando como um aprendizado e ser cada vez mais exigente e cuidadoso, e o principal, mais desconfiado com as promessas ... Outra coisa importante que nos ajudaria muito era o nosso Governo olhar um pouco mais para outros esportes e não jogar todos os investimentos em um único, como o futebol, mas eu, particularmente, por não acreditar muito nisso, tento fazer a minha parte,  tenho um grande curriculum de construções positivas dentro do meio, que muito me orgulho."


Aumento área de escape. Ao fundo, estádio recebeu bilhões. Aqui, fazer milagre com "migalhas".

Opinião do Niltão: É preciso que se reconheça as melhorias, não apenas "sentar o pau" indiscriminadamente na reforma sem, sequer, saber tudo o que foi feito. Problemas podem acontecer em qualquer obra, quem nunca os enfrentou? Com certeza o autódromo ganhou muito em segurança com a reforma. A questão pontual certamente será resolvida brevemente, e o saldo, com certeza é positivo, mas ninguém deu entrevista citando o ganho havido. Na situação anterior, os pilotos, quando passassem da zebra, botariam a roda na grama, rodariam e bateriam. Muito pior, me parece.

O Blog do Passatão conhece o trabalho de Jhonny Bonilla, que é um batalhador, e tem certeza de que está envidando os melhores esforços, na medida dos recursos que lhe dispõem para tal, para a melhoria dos autódromos brasileiros, muitos bastante sucateados. Devemos ter em mente que as verbas são curtas ou inexistentes, e, sem dinheiro, ninguém faz milagre. Já para o futebol... Jorram bilhões com muita facilidade, reformas e construções de arenas suntuosas, sendo que muitas praticamente nem serão utilizadas depois. Tudo para que alguns possam "tirar um beirinha", e para manter o povo entretido e alienado com futebol.

Mas, quando não há melhorias, e até mesmo quando há, parece que tem categorias e pilotos cujo principal esporte não é automobilismo, mas sim a reclamação desenfreada...

Foto obras: Jhonny Bonilla/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário