terça-feira, 11 de junho de 2013

Blog do Passatão Especial mostra Trackday em Santa Cruz do Sul



Clique acima e assista ao programa especial sobre o Trackday

O Blog do Passatão esteve presente no 7º TrackdaySCS, realizado em Santa Cruz do Sul no dia 02 de junho passado. Mas o que é um Trackday?

Trackday é um dia em que a pista fica liberada para que motoristas normais e carros normais ou preparados possam ter a experiência de pilotar numa pista de competição. Porém, tudo é muito organizado e há regras rígidas que são seguidas.


Dilnei Hass comanda o briefing


Pilotos atentos às instruções

Café da manhã oferecido aos participantes

Tudo começa com uma vistoria nos carros, verificando condições de pneus, estado geral do veículo, equipamentos de segurança. Depois, é feito um briefing, coordenado por Dilnei Hass, organizador do evento, no qual são passadas as regras (é proibido disputar posição em curvas, etc.), bandeiras... Além disso, também como numa corrida federada, existe resgate (e trabalhou rapidamente quando solicitado), ambulância com profissionais da área médica e todo o necessário para o bom andamento do evento. Foi oferecido, também, café da manhã para os participantes.

Carros chegando de plataforma


O Tipão e o Cleiton, parceiros na empreitada

Leovaldo Petry com Mustang GT500


Motor turbo do Evo VII


"Golzin" com cabeçote Audi 20v e uma baita turbina


Corsa GSi 16v com corpo de injeção especial


Usina do S3 Turbo


Santoantônio, acrílico... Um carro de corrida.

Motor 2.0 16v original do Tipo do Cleiton

Muitos carros diferenciados participando, assim como carros mais "normais", mas extremamente modificados, alguns com todas as especificações de um carro de corrida (santoantônio, banco concha, etc). São praticamente carros de corrida, e chegam de guincho ao autódromo, alguns turbinados e com pneu slick. Uma minoria de carros realmente originais, como o Tipo 2.0 16v de Cleiton Krause, o qual acompanhei no evento. Após o briefing, preparativos finais para ir à pista. Entre os participantes, desde novatos até mesmo pilotos federados, como Leovaldo Petry, da Copa Classic, com um Mustang GT500, Cléber Schuler, com Mitsubishi Evo, Ike e Reinaldo Halmenschlager, que apareceram com o Gol tricampeão das 12 Horas de Tarumã.


Né Andrade (MC Tubarão) e Roberto Rodrigues, da Pro Tune

Painel Pro Tune TDL 4.3 no Mustang do Leovaldo


Pro Tune ofereceu painel para pilotos testarem

Log completo de dados do carro e da pilotagem

A Pro Tune estava presente no evento com o engenheiro Roberto Rodrigues e Né Andrade, da MC Tubarão, revendedora autorizada da marca. A empresa disponibilizou para teste aos pilotos que participavam o painel dash com datalogger TDL 4.3, que monitora, exibe e armazena não só dados do funcionamento do veículo, mas também, em função do GPS integrado, todos os dados de pilotagem, traçado, velocidades, pontos de aceleração, frenagem, tudo armazenado num cartão SD normal que depois é lido no computador pelo programa Pro Tune Analyzer. Todos que testaram ficaram encantados com o "brinquedo". Para maiores informações sobre os produtos Pro Tune, clique aqui.


Audi A3 200cv


BMW 320i


BMW 6 cil. cupê


C4 VTR Turbo


Chevas! Esse tem que ir pra Classic!


Mitsubishi Evo VII, de Cléber Schuler, no qual andei de carona. Veja no vídeo.


Evo e Ka


Gol 2.0 e Kadett


Jetta 2.0


Ka


Lada AP Turbo!


Mustang GT500 Shelby


Porsche Panamera Turbo


Audi S3 Turbo


Civic Si...

...e mais Civic Si.

Acima, algumas fotos da parte da manhã. O tempo amaneceu com nevoeiro e uma fina garoa, mas antes de iniciar as atividades o céu fi se abrindo, e a pista secando aos poucos. Dois Civic Si, carro que já é forte original, Audi A3 Turbo novo mais original e antigo fuçado, S3 Quattro, BMWs, clássico Chevette, Mitsubuishi Evo VII e X, Porsche Panamera Turbo e um inusitado Lada com motor AP turbinado cumpunham o diversificado "grid".

Tipão na pista!


Suspensão original faz carro "adernar"


Rápido de reta: 180 km/h!


Estadinho do pneu...

Devido ao pneu dechapado, troca foi necessária

Balança ficou com parafusos frouxos

Eu, preparado para dar uma acelerada!

O Tipo 2.0 16v do Cleiton, carro com o qual fui o piloto "reserva" e dei umas voltinhas para fazer o quadro "Blog do Passatest", como pode ser visto no vídeo, andou muitas voltas. Com pouca cambagem e amortecedores e molas originais, o carro deitava bastante nas curvas. Resultado: pneu arredondado com com pedaços arrancados, o que é bastante comum em carros com acerto de rua. Precisamos achar uma borracharia para colocar um novo. Aliás, fica aqui uma sugestão: que a organização disponibilize um serviço de montagem de pneus no autódromo, pois na cidade todas estavam fechadas, achamos uma na estrada. Seria interessante para evitar deslocamento. Com nova calibragem o carro ficou um pouco melhor, não saindo tanto de frente e com mais contorno. O motor é muito forte, chegava a 180 km/h de painel no final da reta. Parafusos da balança de suspensão que se afrouxaram ajudaram a acentuar o desgaste dos pneus, mas o "Tio Xico" resolveu o problema, e na parte da tarde tudo correu melhor. Após o trackday, o Tipo foi para o MK Centro Automotivo, na Joaquim Silveira, 1122, zona norte de Porto Alegre, e ganhou alguns ajustes que devem melhorar o carro. Melhor volta foi 1:55.318.


Tarde movimentada

Gol 2.0 muito bem acertado de chão

Golf VR6: um berro espetacular


Gol de Ike e Reinaldo Halmenschlager...

...tricampeão das 12 Horas de Tarumã.


Kadett com cara de original, mas virou bem


BMW M3 V8 x Lancer Evo X Turbo

Lancer Evo X em close

Aí está o coração alemão turbinado no carro russo

Na parte da tarde alguns carros novos apareceram, como o Gol tricampeão das 12 Horas de Tarumã na cat. turismo até 2100cc, de Ike e Reinaldo Halmenschlager, que são de Santa Cruz. Destaque para o berro do raro Golf VR6, que recebeu alguns acertos pela Metalmoro, para o desempenho do Gol 2.0 aspirado do Acioli, muito bem acertado de chão pela Overboost de Ivoti, e outros.


Gol Turbo de Rodrigo Kreuz, o mais rápido

Tabela final de tempos

Apesar de não ser uma competição, a comparação dos tempos e a busca pela melhor volta é comum. Na "briga" pelo melhor tempo do dia estavam Cléber Schuler, com o Evo VII Turbo, e Rodrigo Kreuz, com Gol 2.0 Turbo preparado pela Overboost de Ivoti. O Evo liderava, quando Kreuz cravou 1:37.546, média horária de 131,75 km/h nos 3531 metros de pista.

Em resumo: parabéns pela organização do evento, que transcorre com tranqulidade e sem grandes incidentes, principalmente se levarmos em conta a pista aberta o dia todo. É uma oportunidade única para quem não é piloto ter um gostinho do que é andar num autódromo, tanto para satisfazer a curiosidade como para, quem sabe, seguir uma carreira automobilística, como alguns pilotos já fizeram, por exemplo Thadeu Enzweiler, oriundo de trackdays e que foi campeão da cat. B da Copa Classic na estréia.

É um evento que colabora com a segurança no trânsito, levando o pessoal para acelerar em local seguro, onde, com certeza, saem com muito mais controle do carro, noção de velocidade, frenagens e contorno de curva, além de poderem saciar sua vontade de andar rápido, tornando-se motoristas mais tranquilos nas ruas.

E neste sábado, 15/06, tem trackday no Velopark, quem sabe não pode ser a tua oportunidade de estar na pista?

Um comentário:

  1. Fabiani C Gargioni #2711 de junho de 2013 às 11:32

    Bela matéria Niltão, muito legal os carros que participaram!!!

    ResponderExcluir