quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Copa Classic visita fábrica de sonhos: Metalmoro


Os participantes da Copa Classic fizeram, na noite desta quarta, visita à fábrica da MetalMoro, em Cachoeirinha, a convite de Ademar Moro.

A empresa dispensa apresentações: começou décadas atrás fabricando karts, depois criou o multivitorioso protótipo MCR, que evoluiu para o modelo atual (MRX), e os projetos especiais, que foi a montagem e suporte dos veículos Fiat Linea, da atual Copa Fiat, e dos veículos Civic e Focus da Copa Petrobras de Marcas


Niltão Amaral entrega lembrança em agradecimento pela visita


Como forma de agradecimento ao convite e a extrema hospitalidade com que a família Moro recebeu a Copa Classic, a categoria fez a entrega de uma pequena lembrança do momento, pelas mãos de Niltão Amaral, contando com a presença também de Fabiano Zanon, e ausente Sérgio Aguinsky, que está fazendo curso de formação de comissário desportivo da CBA, em São Paulo.


Versão 2012 do MRX (esq.) e o MRX vencedor das 12 Horas de Tarumã 2009 (dir.)

A "alma" do MRX

Aprenda de uma vez: o nome é MRX, não existe MXR


Linea T-Jet da Copa Fiat


Carros Civic da Copa Petrobras de Marcas


Este projeto é segredo

Motor Duratec 2.2 16v que equipa os carros do Brasileiro de Marcas

Preparação do motor é feita no lendário Oreste Berta, na Argentina

O protótipo MRX é, atualmente, o maior vencedor de provas de Endurance no Brasil. O projeto teve início com o nome de MCR, em parceria de Ademar Moro com o também engenheiro Luiz Fernando Cruz, que ainda hoje vende o modelo da Inglaterra, que inclusive ainda vence provas por lá. A equipe de fábrica venceu as 12 Horas de Tarumã 2009, sob condição de muita chuva quase o tempo todo. Agora, por conta da correria de vários projetos paralelos, a equipe anda afastada da Endurance, mas promete voltar em breve.

Os carros da atual Copa Fiat (ex-Trofeo Linea) são totalmente transformados em carros de corrida pela Metalmoro. O carro atual teve potência elevada para 260cv (motores são fornecidos pela FPT - Fiat Power Train) e conta com rodas aro 18", ao invés de 16". A suspensão original deu lugar a outra, construída pela empresa.

Já os carros da Copa Petrobras de Marcas, vulgarmente conhecido como Brasileiro de Marcas, também tem modelos adptados pela Metalmoro. Atualmente, Honda Civic e Ford Focus, sendo os demais feitos pela JL, em São Paulo. Existem outras marcas para estrear, mas os detalhes ainda são segredo. Todos os carros utilizam motor Ford Duratec 2.2 16v fornecidos pela Berta, da Argentina, e o trem dianteiro é padrão (motor/câmbio/suspensão), e têm gaiola com assoalho, sendo utilizada apenas a carcaça externa (lataria) do carro, menos pára-lamas e capôs, que são de fibra.

Que tal esse disquinho e pinça de freio?


Alavanca do câmbio X-Trac sequencial do Marcas

Pedaleira

Pequena parte dos troféus da família

A empresa é familiar, tocado pelo patriarca Ademar, o filho e conhecido piloto "bota" Juliano Moro e a outra filha, Francelis. Aliás, chamar de empresa é algo que soa meio "burocrático": melhor chamar de FÁBRICA DE SONHOS, PLAYGROUND, PARQUE DE DIVERSÕES ou qualquer outra coisa do gênero!

Dêem uma olhada nas peças que são utilizadas nos projetos. Tudo de primeira, tecnologia e maquinário de ponta, tudo isso aqui, no nosso "quintal", a grande Porto Alegre.

Agradeço à família Moro esta segunda oportunidade de conhecer o parque. No início do ano, fui a uma reunião do Gaúcho de Endurance, mas nunca é demais voltar num lugar desses. A simpatia e hospitalidade é o forte da família. Além de tudo, foi servido um xixo de primeira!

Este final de semana tem Copa Fiat em Interlagos, uma oportunidade para quem quiser conferir o desempenho dos carros preparados pela Metalmoro. A corrida passa pelo site da categoria (www.racingfestival.com.br).

Até a próxima!

4 comentários:

  1. É bom ver que existem profissionais desse calibre no RS, poucos são os que vivem trabalhando com automobilismo... trabalhando honestamente digo.

    ResponderExcluir
  2. Fabiani C Gargioni #2716 de agosto de 2012 às 22:10

    Que passeio Niltão, um verdadeiro parque de diversões, e o segredo em baixo da lona é o novo integrante do MARCAS o RENAULT FLUENCE né???

    ResponderExcluir
  3. Também ia perguntar. Parece um fluence.

    ResponderExcluir
  4. Segredo! :) Mas façam suas apostas, quando publicarem, saberemos! hehehe!

    ResponderExcluir