quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Rivera poderá integrar o calendário do Gaúcho de Endurance e Classic

Rivera deverá ser uma das praças do Gaúcho de Velocidade

Uma boa notícia para um dos povos mais apaixonados por automobilismo da América do Sul. O calendário dos campeonatos gaúchos de Endurance e Copa Classic poderão incluir o recém reinaugurado Autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera, entre as suas seis etapas previstas. A Classic, aliás, participou da reinauguração em novembro, sendo a primeira categoria brasileira e andar por lá. O autódromo foi palco de muitas batalhas dos gaúchos nos anos 70 e 80. Nos anos 90 fechou, e foi totalmente reformado e reinaugurado com novo traçado em novembro último.

Classic foi primeira categoria brasileira a correr no autódromo renovado

A iniciativa partiu de Jhonny Bonilla, um dos responsáveis pela coordenação da reforma do autódromo da fronteira RS Santana do Livramento - Uruguay, e que recém foi nomeado diretor do autódromo. A idéia do diretor é promover a integração entre o automobilismo gaúcho e uruguaio, que são povos irmãos, inclusive na paixão pelas carreras: "Sei que é uma responsabilidade grande para mim, e ficarei muito feliz se conseguirmos este passo importante" - disse Bonilla. Para compensar o custo do deslocamento de 500km da capital, serão buscadas vantagens para os pilotos, como prêmio de largada, desconto em hotéis e outras medidas.
O traçado é um "tesão"

A Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) condicionou a realização da etapa na fronteira à aceitação das categorias. Consultadas, a coordenação da Classic e Endurance, após consulta aos seus pilotos, manifestou-se favoravelmente.

Quanto às outras categorias, não sabemos a posição oficial, mas tudo indica que o Marcas, Copa Fusca e Fórmula RS (nova denominação da Fórmula 1.6) e Júnior também tenham pelo menos uma etapa em Rivera. A organização da prova será gaúcha, com comissários e equipe da FGA.

Linda paisagem da fronteira RS-Uruguay é palco para a gurizada "bajar trancado"

Assim, mesmo com a saída do Velopark, o Gaúcho de Velocidade em Asfalto continua sendo disputado em 4 autódromos, coisa que não acontece em nenhum campeonato estadual Brasil afora, tendo a gauchada oportunidade de correr em todos os tipos de traçado, o que colabora para a formação de bons pilotos.

Saudamos a decisão, e "se bamo a frontera"! Lá as corridas atraem uma legião de apaixonados, de todas a fronteira e região, que agora tem um autódromo perto de casa. Abaixo, alguns dados sobre Rivera:

Autódromo Eduardo P. Cabrera
---------------------------------
Extensão - 3200m
Largura - 14m
Áreas de escape - Asfalto nos finais de reta
Proteção de segurança - barreiras de pneus padrão FIA (parafusadas)
Zebras - Padrão FIA
Localização - Sul do Estado do RS, a 480km de Porto Alegre (Fronteira com Livramento)
População - Rivera/Livramento 220.000 Habitantes
Hotelaria - 4000 leitos divididos nas duas cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário