sábado, 31 de julho de 2021

Super Turismo RS: Aldee MB #118 quebra recorde e vence em Tarumã


Uma prova com forte ritmo, muitas intervenções do safety car e final emocionante. Assim pode ser resumida a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, realizada no último sábado (31) em Tarumã, num sábado ensolarado e de temperatura amena.


Grid de largada com recorde de volta mais rápida

A programação da sexta teve quebra de recorde de volta mais rápida da categoria, com o Aldee MB #118 AP 8v de Ricardo “Bidu” e Niko Kreuz estabelecendo a pole position em 1:07,337, oito décimos abaixo do recorde anterior.


A largada foi marcada por uma forte pancada na curva 1 entre os Linea #31 de Juliano Salton e #1 de Celso Schuler, apenas com danos materiais. O Aldee #118 sofreu ataques do Sonic Stock V8 #17 de Andre Senger/Humerto Giacomello no início, que chegou a tomar a ponta durante algumas voltas, mas foi ultrapassado com 15 minutos de prova, e posteriormente acabou tendo uma quebra de suspensão que obrigou a abandonar. Leovaldo Petry, que acabou sendo envolvido no acidente da largada com seu Maverick V8 #302 e perdeu voltas para reparos, imprimiu ritmo fortíssimo e alcançou a volta do líder, chegando a figurar entre os ponteiros, mas um pneu com desgaste excessivo obrigou a uma parada extra e tirou as chances de disputa pela vitória.

Quando parecia que tudo estava tranquilo para o #118, foi imposta uma penalidade de duas voltas por não cumprimento do tempo da janela de parada, que fez com que o Audi RS3 #141 de Júnior Victorette assumisse a ponta. Aí começou um “stint” frenético de “Bidu” no Aldee, virando voltas muito rápidas, próximas do tempo da classificação, e, faltando menos de dez minutos para o fim, reassumiu a ponta para vencer. Durante a frenética busca pela vitória, Bidu estabeleceria novo recorde de volta mais rápida, com 1:07.257.


Niko e Bidu comemoram

“Após a punição tive que dar tudo do carro, tínhamos colocado pneus novos para o último stint, o que também ajudou a imprimir o ritmo necessário para vencer, inclusive virando uma volta mais rápida que a classificação”, disse Bidu. “No nosso esporte a gente vai do céu ao inferno em instantes, sofri a pressão do Sonic e do Maverick, principalmente nas relargadas, mas mantemos a ponta. Depois veio a punição, que foi um balde de água fria, mas vimos que tinha a possibilidade de vencer e tudo deu certo”, disse Nikolas Kreuz. “Gostaria de agradecer ao Márcio e à equipe Overboost pelo excelente trabalho”, completou Ricardo “Bidu” Kreuz.


Resultado final geral

Nas categorias os vencedores foram os seguintes: Aldee MB #118, Bidu/Nikolas Kreuz (GT); Maserati #80, Poeta/Caleffi/Toso (TS); Corsa #44,  A. Gandra/G. Gandra/P. Ávila (T1); Gol #52, Marcio/Thiago Martins (T2); Onix #4, Weck/Tagliari/A. Hoerlle (TL) e Spyder #2, Konrad/Toschi/Mello (Protótipos).

O Campeonato Gaúcho de Super Turismo tem o patrocínio de Yokohama Brasil, ABRO Lubrificantes/Leus Distribuidora, Plus Veículos, Sueca Rolamentos, Pedro Pneus, Ghola Camisas, Auto Racing Shocks, Toni Brasil e Cristal Seguros.

Texto: Niltão Amaral
Fotos: Grégori Dai Prá

Nenhum comentário:

Postar um comentário