terça-feira, 7 de dezembro de 2010

12 Horas de Tarumã: "Vamu lá chefia, o carro tá pronto!" - Arquivos do Airton Diehl

Fabiano Cardoso, o "Tiririca", é o piá que aparece na foto das 12h 1990

O Sanco acertou quase tudo: o dono do carro (Airton Diehl), o "bota" do atual Marcas (Fabiano Cardoso, o "Tiririca", o guri à direita na foto), o Maninho Cardoso (de macaão branco à direita). Errou o ano, que era a 12 Horas de Tarumã de 1990.

Já o César Cardoso Jr. reconheceu e se emocionou com seu avô na foto: João Cardoso, o Cabellera, patriarca desta família que já tem mais de uma geração de pilotos, começando com os filhos João Cardoso Jr (o Machão), Sérgio Cardoso (Maninho, que aparece na foto) e César Cardoso, cujos filhos já são pilotos e preparadores (os já citados Fabiano Cardoso "Tiririca" e César Jr., Rafael Cardoso...).

Seguindo nos arquivos enviados pelo Diehl:

Voyage nas 12 Horas de 1996




"Esta prova foi as 12 horas de 1996, prova em que convidei o José Becker e o Batista (João Batista Rodrigues) para serem meus parceiros nesta 12 horas de 1996. Na madrugada, lá pelas 05 horas da manhã, quando o Batista pilotava, houve um desgaste excessivo no pneu slick dianteiro esquerdo e quando ele fazia a curva 3, pé em baixo o slickão estourou!!! Ali o carro chegava a uns 170 km/h na época.Ele capotou algumas vezes e bateu o capacete no asfalto, rachando o capacete e ferindo a sua cabeça. Devido ao estrago, o Becker e ele (Batista), depois de medicado foram embora, e depois de eu acompanhar o acidentado no ambulatório.


"Tá pronto, chefia!" - diz o preparador

Quando retornei aos boxes, 40 minutos depois do acidente ouvi da equipe, do meu querido preparador santacruzense “Nego”:



- Vamú lá Chefia, o carro tá pronto! Nem esquenta com os amassãozinhos que ele tá acostumado.. (referindo-se a outra capotagem, em 1995, em Guaporé quando eu liderava a corrida com chuva, com 80 kg de lastro (e o campeonato) e um piloto deu uma mãozinha na curva do radiador.


Bandeirada!

Guerreiro! Depois de capotado, Voyage e Diehl completaram a prova



Como todo piloto tem um pouco de fominha e louco.... fuiiiiiii.. e pilotei sozinho o carro das 6:00 ao final da corrida.... e chegamos entre os 10 primeiros...

O “velho Voyage” era nosso carro reserva na temporada do Marcas e Pilotos de 1996, cheguei a utilizá-lo em uma prova em Guaporé nas tomadas de tempo.. mas o velhinho já tomava fácil 1 segundo do na época Novo Gol(Gol Bolinha).... Neste ano de 1996 eu já corria com o Gol 45.


Que grid! Saudade dessa época clássica do Regional.

Diehl, Alesi, Hoerlle, Guto Furst... Reconheça outros carros e comente!



Mas num pense que o velhinho era ruim... nos anos de 1994 e 1995, eu e o Wermutinho (Ênio Wermuth Junior) fizemos algumas poles e vencemos diversas baterias com este carro.... tendo inclusive sido vice-campeão Gaúcho de Marcas e Pilotos em 1995, perdendo para outro Voyage, do Doreneles e Kleinubing (multi-campeão americano de marcas que hoje corre nos EUA)."

Valeu pelo precioso material, Diehl! Aí está, o gostinho de 12 Horas está no ar. Largada neste próximo sábado, 11/12, desta vez com uma quebra de tradição: ao meio-dia.

E o Airton estará lá no grid novamente, com um Gol GIII, em parceria com a filha Isadora e com Roberto Trettin. A história não pára!

Um comentário:

  1. Em segundo no grid o chevette 56 do Dunho Cíceri "Jegue" e mais atrás o do Adriano Baldo e Quadrado.
    Lembro dessa capotagem do voyage em Guaporé, eu estava lá.

    Rafael Cornelius - encantado

    ResponderExcluir