terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fórmula Classic definiu seus campeões em prova preliminar às 12 Horas de Tarumã

O Campeonato Gaúcho de Fórmula Classic conheceu seus campeões na prova deste sábado pela manhã, realizada como preliminar às 12 Horas de Tarumã.

Grid de apenas 11 carros. Efeito da mudança da 12 Horas e da dificuldade das mecânicas antigas (Foto: Luis Fernando Camaratta)

O grid, infelizmente, não foi farto: apenas 11 carros alinharam. Provavelmente um dos motivos tenha sido o efeito-cascata da mudança de horário das 12 Horas de Tarumã, que fez com a programação fosse de manhã cedo e perdesse atratividade (assim como a própria 12 Horas, que contou com apenas 25 carros), mas também o número de quebras devido às mecânicas antigas e de difícil obtenção de peças em bom estado, que acaba causando muitos abandonos, situação que buscar-se-á corrigir para 2011, com algumas pequenas liberações de motores mais modernos, dentro de parâmetros definidos, principalmente a obrigatoriedade de manter um motor da mesma marca.

Hulk destruído após escapada de Giuliano na 3, de slick no úmido

Jorge Krug fez a pole, mas quebrou homocinética no início

No treino classificatório, Giuliano Giacomazzi, andando de pneu slick na pista ainda úmida, escapou na curva 3 e destruiu o Hulk, seu belo Opala 6 cilindros que tantos bons resultados conseguiu. O piloto saiu bem, para alívio de todos. Ainda assim, foi campeão, já que estava na frente no campeonato e nenhum outro carro da categoria D3 largou. A pole foi do Passat #47 de Jorge Krug, com o tempo de 1:24,197.

Leonardo sustentou a ponta, seguido de Franz (Foto: Luís Fernando Camaratta)

Porém, na primeira volta da primeira bateria Krug parou com problemas de homocinética, tendo o Passat #8 de Niltão Amaral/Leonardo Tumelero assumido a liderança, travando um pega alucinante com o Fiat 147 de Rogério Franz, que vinha em segundo. Mas o Canhão #8 venceu a bateria, após um show de pilotagem de Leonardo Tumelero, cravando ainda o melhor tempo de 1:21,987.

Na segunda bateria, Franz assumiu a ponta na segunda volta, aproveitando uma brecha por dentro na curva 2 e ultrapassando Niltão, que conduzia o Passat, mantendo-se assim até o final. Jorge Krug, após resolver o problema de seu carro, largou dos boxes, correndo atrás do prejuízo, chegou em terceiro e ainda estabeleceu a melhor volta da prova, com 1:21,840, apenas 1 décimo da melhor volta do #8 na 1ª bateria.

Resultado 1ª bateria

Resultado 2ª bateria

Resultado Final - soma das baterias

Com o resultado, foram definidos os campeões das categorias, que serão premiados na Festa dos Campeões da Federação Gaúcha de Automobilismo, na próxima sexta-feira, no Velopark.


Campeões Fórmula Classic 2010:

D2A: Carlos Eugênio Leonardo (Carretera Chevrolet 1936)


D2B: Rogério Franz (Fiat 147 Europa)


D2C: Niltão Amaral/Leonardo Tumelero (Passat)


D3: Giuliano Giacomazzi (Opala 6cil.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário