sábado, 10 de março de 2012

BR Competizione é a nova casa do MC Tubarão, bi-campeão das 12 Horas de Tarumã

Márcio e Maicon (preparadores), Carlinhos Andrade (MC), Rossi/Niltão/Bottizzo (pilotos) e Tiel Andrade (MC)


Vídeo da apresentação do novo carro da equipe

O MC Tubarão, protótipo que mais vitórias alcançou nos últimos anos no Gaúcho de Endurance e 12 Horas de Tarumã, está de casa nova.


Rossi e Bottizzo revelam a tão esperada novidade

A equipe BR Competizione, de Marcelo Bottizzo/Francisco Rossi, sediada em Ivoti, ao pé da serra gaúcha, fez evento de apresentação na noite da última quinta-feira, e revelou a adquisição do bólido da equipe MC, sediada na vizinha cidade de Campo Bom, com presença de ambas as equipes.

Turma da BR Competizione e MC Tubarão confraternizando após apresentação

O evento contou com a presença dos representantes da equipe MC, Carlinhos, Tiel e Né Andrade, que tiveram a preocupação de entregar o carro a uma equipe que tivesse condições de seguir a senda de vitórias, visto tratar-se um dos maiores campeões da história das corridas de longa duração do Rio Grande do Sul. "O MC Tubarão está em ótimas mãos. Pela primeira vez na história, teremos 2 MC Tubarão na mesma tabela de cronometragem. Vai ser muito legal, parabéns a equipe!" - disse Né Andrade, chefe da equipe MC Tubarão.



O MC Tubarão começou sendo fabricado totalmente pela própria equipe, teve seis versões próprias, utilizando motores de Opala e Omega 6 cilindros, V8 e Audi 20v Turbo, motorização da VIII e mais recente versão, que foi feita com base num protótipo MCR, da MetalMoro, mas com várias modificações que tornaram este carro único, tanto no visual quanto no chassi. Estas credenciais possibilitaram o tri-campeonato do Gaúcho de Endurance  Cat. I (2009/2010/2011) e bi-campeonato das 12 Horas (2010/2011). A equipe vendeu o carro pois está desenvolvendo um protótipo MRX com motorização Ford Duratec 2.0 16v turbo.

Trata-se um negócio campeão, em todos os sentidos, visto que a dupla Bottizzo/Rossi foi campeão gaúcha de Endurance em 2011 na cat. II, ano de sua estréia na categoria, com um Spyder/VW 2.0 8v.

A diferença será a motorização. Sai o motor Audi 20v Turbo, e entra um motor VW 2.0 8v aspirado, o mesmo utilizado no Spyder da dupla, competindo, assim, na categoria III, que admite apenas protótipos com motorização até 2.1, aspirado e com cabeçote de 8 válvulas (houve rearranjo das categorias para 2012).

Niltão Amaral integrará o trio de pilotos do carro. Ao fundo, o Spyder campeão, da equipe.

Para reforçar o competente time, integrará a pilotagem do novo carro Niltão Amaral, campeão da Copa Classic cat. C em 2010 e vice-campeão nas cat. C (2009) e Força Livre (2011), a bordo do Passat Canhão, no qual faz parceria com Leonardo Tumelero, parceria que continuará, devendo participar das provas de Tarumã da Classic. "Esta oportunidade é uma honra para mim, mas, ao mesmo tempo, também gera muita responsabilidade, pois terei nas minha mãos um carro campeão que passa integrar uma equipe campeã. A receita para acompanhar tudo isto é muito envolvimento com o time e diversos treinos com o carro, principalmente porque venho da escola de turismo de tração dianteira com o Passat, mas por outro lado isto não deverá haver maiores empecilhos, visto que o turismo tração dianteira tem uma tocada mais arisca, que exige muito trabalho de pilotagem, que também será exigido no protótipo, pois a capacidade de contorno de curva é fantástica e o carro é mais leve e rápido, tornando tudo mais intenso, mas a vantagem é o comportamento mais neutro e "redondo" do protótipo. Enfim, é um grande desafio que farei de tudo para honrar" - disse Niltão, que além de piloto do Passat Canhão ainda é um dos coordenadores da Copa Classic RS. 

Logotipo da Squadra BR Competizione

A preparação do carro ficará a cargo dos preparadores Maicon (MetalGarage Racecars) e Márcio (Mecânica Overboost), e terá o apoio do pessoal da MC Tubarão, desenvolvedores do carro.

O planejamento da Equipe BR Competizione, com Bottizzo/Rossi/Niltão inclui o desenvolvimento do carro durante o ano em treinos, em princípio não haverá participação em todo o Campeonato Gaúcho de Endurance, pois o foco é a participação nas 12 Horas de Tarumã 2012, que ocorre no dia 1º para dia 2 de dezembro. Não estão descartadas participações em etapas de Tarumã, entretanto.

O MC Tubarão BR01 (segundo carro da equipe BR Competizione, o primeiro foi o Spyder BR00) levará o #93, com o qual a dupla foi campeão e 2011, e contará inicialmente com o patrocínio de Yokohama e Maria.i, mas a equipe já está desenvolvendo projeto para captação de demais patrocinadores. "O MC Tubarão é uma lenda no automobilismo gaúcho, um carro campeão que terá a sua história continuada por outra equipe campeã. Com certeza dará grande retorno aos seus patrocinadores" - comentou Francisco Rossi.

A declaração de Rossi encontra fundamento, visto que a publicação da notícia em primeira mão via Facebook gerou 57 pessoas que clicaram em "curtir" e 37 comentários em menos de 24 Horas, tornando-se a sensação da semana automobilística gaúcha.

Fotos: Fernando Nunes (Automobilismo em Foco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário