quarta-feira, 14 de março de 2012

SM01 era a resposta do último desafio

SM01 após cruzar as 12 Horas de Tarumã. Tomando água, o piloto "Tonho" Sala

Aí está, muito mataram a charada do último desafio, visto que o carro teve várias participações em 12 Horas de Tarumã: SM01, que levava o #100, era a resposta do desafio, protótipo que tinha este nome por ser oriundo de Santa Maria.

Foto dos primeiros anos do protótipo (2002)

O carro foi construído em 2002, com base em um Fórmula, por Paulo Barreto, contando também com José Antônio "Tonho" Sala, tendo algumas coisas sido feitas dentro da Universidade Federal de Santa Maria, onde Paulo leciona. Segundo Tonho, a maior dificuldade do projeto foi construir uma carenagem partindo do zero.

Participação do carro em um Brasileiro de Endurance

O carro tinha motor VW AP 2.0 aspirado, com 2 Weber 50 DCOE, e segundo o Tonho, que foi a minha fonte, via bate papo no msn, a melhor volta, com pneus novos foi 1min08s em Tarumã, uma bela marca para um protótipo com esta motorização.


A última participação de que se tem registro foi nas 12 Horas de Tarumã 2008, quando ficou em 7º na categoria, com 264 voltas, pilotado por Paulo Barreto/Tonho Sala/Moacir Fighera.

Um comentário:

  1. poisé...vi esse carro lá no antigo laboratório de motores da ufsm...acho que o tonho sala acabou comprando o carro, ou algo do tipo, mas até bem pouco tempo atrás era a casa do gato do prof barreto

    ResponderExcluir