segunda-feira, 19 de março de 2012

Top Series: chamada do novo BR de Endurance mostra que maioria dos protótipos nacionais estão no RS



Vídeo com o tease da Top Series mostra vários protótipos gaúchos

Está nascendo o novo Campeonato Brasileiro de Endurance, que será chamado TOP SERIES.

Após alguns anos em que, apesar das tentativas, o Brasileiro da modalidade não aconteceu efetivamente, desta vez parece que a coisa vai.

Que está organizando o campeonato é a Auto+, de Marcelo Sant'anna e Pedro Queirolo, que, além de pilotar, também tinham grande participação na organização da GT Brasil, mas a parceria foi desfeita.

Poderão participar do Campeonato carros GT2, GT3 e protótipos acima de 2.0 ou turbo, andando na categoria TOP1, e carros GT4 e protótipos aspirados abaixo de 2.0 na categoria TOP2.

A categoria terá transmissão em rede nacional pela TV Bandeirantes, sendo pelo menos parte da prova ao vivo, o que torna bastante atraente e facilita a busca de patrocinadores.

Pela chamada acima pode-se perceber que a maioria absoluta dos protótipos que correm no Brasil estão no Rio Grande do Sul. Muito disto deve-se ao fato de o estado ser o único no Brasil a ter um campeonato regular de Endurance há muitos anos. Esperamos a presença pelo menos dos protótipos de nossas equipes mais fortes, como, por exemplo, a MC Tubarão, com o novo MRX #5, a MotorPower, com o MRX #4 Opel dos Bertuol/Marini,e quem, sabe, a MetalMoro, com o #28 de fábrica, que anda meio afastada das competições, devido ao envolvimento em projetos como o Trofeo Linea e o Brasileiro de Marcas. Já temos a "bota" gaúcha Cristina Rosito confirmada, mas não andará de protótipo, mas sim com uma Ginetta G50.

Citei as equipes acima por serem as que estão participando do Campeonato Gaúcho de Endurance com certa regularidade, o que as torna candidatas mais prováveis a irem para a Top Series. Logicamente há outras equipes fortes que podem aderir.

O único porém que vejo neste campeonato é a exclusão dos carros de turismo normais de linha. Tudo bem, sei que o nome é TOP Series, mas os turismo normais também são muto importantes no automobilismo nacional, e seria a chance de desenvolvimento desses veículos, inclusive com eventual apoio de alguma montadora.

Mas torço pelo seu sucesso e pretendo acompanhar de perto. O fato de incluir Tarumã no calendário já mostra que é um campeonato de respeito, pois categoria que não corre no autódromo mais rápido do país, ao meu ver, não é corrida de verdade. Correrá, também, no Velopark.

Inclusive a GT Brasil deverá restar bastante abalada, pois provavelmente haverá a migração de vários carros. Inclusive a corrida preliminar da Formula Indy em São Paulo, no Anhembi, será a Top Series, em substituição à GT brasil.

Abaixo o calendário. O site é http://www.topseries.com.br/, anotem aí.

28/04, Anhembi
10/06, a definir
22/07, Interlagos
12/08, Velopark
30/09, Londrina
04/11, Tarumã

EDIT em 20/03: foi divulgado o REGULAMENTO do campeonato, pode ser lido aqui.

Desanimei. Preço das inscrições fora da realidade do automobilismo "não-top". Diminui bastante a chance dos protótipos andarem, pois a grande maioria de nossas equipes não tem patrocínio suficiente para bancar isto tudo.

Categoria Top1: R$ 3.500,00 por piloto!
Categoria Top2: R$ 2.500,00 por piloto!

Posso estar errado, mas acho que vai ser acessível basicamente às equipes GT3 e GT4 que já possuem esquema de patrocínio.

» E você, o que acha deste campeonato? Deixe sua opinião, utilizando os comentários.

7 comentários:

  1. Deixo aqui o mesmo comentário que acabei de postar no endurancers.com...
    O negócio é a gente aqui, que já tem um campeonato bem estruturado e razoavelmente sólido não se "encantar" demais com essa que, até o momento parece ser uma bela iniciativa, mas quero ver se na hora que a maioria desses GT´zões todos aí começar a "tomar tempo" de protótipo "arroz-com-feijão", se o sonho não acaba rapidinho... vamos apoiar sim pessoal, mas com os pés bem no chão, pra não tomar tombo......

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei o que vai acontecer, Niltão. Vamos com dois campeonatos de GT a meia boca. E tudo por culpa da TV, se é que podemos por a culpa em alguém. Na verdade, a Globo não quer seus pilotos, leia-se Stock Car, correndo em outra TV. Por isso não temos intercâmbio em F-Truck e Stock, mas podemos ver Valdeno, Kodhair e Ricardo Maurício correndo na GT Brasil. E o Cacá e Popó correndo no Linea. Como o Top Series vai para a Band, só vai ter piloto de segunda linha ou os da F-Truck. Acho que a categoria não vai durar muito tempo, tipo uma ou duas temporadas. É ver para crer

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente,nao vejo tantos motivos pra se animar. Isso aí ta pintando mais como uma diferença politica,que dividiu a GT Brasil e criaram esse campeonato pra rivalizar,ACHO que o objetivo deles,em off é claro,é focar nos GTs e só.

    Espero que ninguem aqui do RS se atire logo,ano passado até data das provas mudaram pro tal 'brasileiro de endurance',pra vir 1 carro de fora só..

    E os custos,ninguem fala,como o MetalGarage comentou aí em cima,ta todo mundo "encantado" ja com o campeonato,e o mais importante ninguem sabe,que é quanto vai custar.

    Eu tenho o pé bem atras a respeito disso,criaram algo pra rivalizar com a melhor categoria do Brasil,a pretensao foi bem alta...o tombo pode ser alto tambem.

    ResponderExcluir
  4. O problema é a hipocrisia e a Ditadura do(s) meio de comunicação que hoje são Empresas e não mais prestadores de Serviço para o povo e a comunidade.

    Não tenho nada contra a Globo ou quem quer que seja, mas vai juntando as peças aqui e ali e os comentários que se chega no mesmo resultado. Quem vê a Globo nem sabe que existe F-Indy, nem Truck nem outras coisas pois não podemos deixar o povo saber que existe concorrencia.

    Isso pra mim é ditadura digital. Não informar sobre assuntos ou omitir informação por que é do concorrente e vai me roubar IBOPE, fora adquirir os direitos de transmissão e fazer transmissões porcas ou somente VT em horários noturnos para perder menos IBOPE do que de dia. Compra, não mostra, e não deixa outras emissoras mostrarem ao público pois não quer perder 0,1 no IBOPE mas também não quer que o concorrente ganhe este 0,1 no IBOPE.

    Pra mim é ditadura. Militar não pode, mas este tipo pode e ninguém faz nada... e que se foda o automobilismo e outras modalidades... vamos atrolhar de futebol pois os outros atrolham também...

    Durma com este barulho... Cade o Presidente ( que deveria mandar no País )pra meter o pé na porta e acabar com a confusão ?????

    Falou!!!

    ResponderExcluir
  5. Isso aí já é utópico demais Zanon, não vai acontecer nunca!!!...

    Sorte que não sou só eu que acho que quando "a esmola é demais, o santo desconfia".... não nos esqueçamos que toda vez que apareceu alguém jurando que ia "salvar" o automobilismo nacional a CBA nunca titubeou em entregar de mão beijada os direitos e também os benefícios, mas quando não dava certo e os "salvadores da pátria" simplesmente "picaram a mula", o "chapéu" sempre voltava a passar pelos briefings daqui do RS.... vamos abrir o olho, até agora tá tudo muito bonito, enfeitadinho, tomara mesmo que desta vez dê muito certo, assim como deu a GT3 até hoje, mas de promessas e boas intenções, já estão todos beeeem vacinados....

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com tudo o que foi escrito acima e digo mais:onde estão os carros de turismo, para ser uma verdadeira prova de endurance tem que ter carro de turismo, corro na terra aqui em Sta Catarina,mas acompanho de perto o automobilismo gaúcho e acho que é o melhor do país.Eles deveriam vir aqui e tomar o automobilismo de vcs como base!!!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o que disse o Landau #79. E acho que já começa errado em dois pontos. Tirar os carros de turismo e cobrar os preços anunciados. Foi assim que a 1000 milhas brasileiras foi se acabando.
    E viva as 12h de Tarumã que ainda mantem o verdadeiro espirito do automobilismo por amor, pelo menos foi o que vi e senti.

    ResponderExcluir