sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tamar Peretti relata a impressionante Turismo Carretera Argentina



Veja a transmissão e compare com a da "Vênus Platinada"
Este humilde blog foi responsável por um encontro que levou o Tamar Peretti, piloto do Gaúcho de Endurance com o Corsa #52, a vivenciar a força do automobilismo argentino.

Atrávés do Blog do Passatão, Tamar fez contato com o Pedrão, gaúcho que mora em São Miguel D'Oeste/SC, frequentador assíduo e admirador da Copa Classic, tive a honra de conhecê-lo quando veio assistir à nossa primeira etapa, no Velopark, ano passado.

Tamar com piloto argentino

Gurizada "passando mal". Que ovelhinha! Pedrão, de jaqueta amarela.

Pedrão tem conhecidos e seguidamente vai a Argentina assistir às provas da TURISMO CARRETERA (TC), com carros tubulares, uma das principais competições, com décadas de existência, muitos carros coloridos e cheios de patrocínio no grid e dezenas de milhares de expectadores alucinados torcendo por sua marca preferida, com transmissão ao vivo para todo o país, inclusive com tomada aérea por helicópteros. Assim, Tamar combinou uma ida até lá para assistir a etapa do Autódromo Rosamonte, em Posadas, no último final de semana.


 
Viu as cores do carro? Que carro?!?!

Las chicas

Pegas o tempo todo

Imagina a freada no final dessa lomba?

Desembaçador dianteiro!

O seis caneco grita que nem F1

Utilizam pneus NA Carrera, que estão chegando ao Brasil

Tudo de primeira

De Weber, e anda desse jeito?! Pra quê injeção?!

Pelas fotos pode-se ter uma idéia da grandiosidade da coisa. Isso faz com que nós vejamos o quanto estamos engatinhando. Basta comparar a TC com a nossa dita "principal categoria", tecnica e logisticamente muito inferior. Lá, correm com um motor 6 cilindros que gira a "bagatela" de 11 MIL RPM. Por lá, Tamar informou que não há a famigerada "área vip" ou HC's, e que o público paga o preço do ingresso conforme a visibilidade do local.

Verdadeiro TORCEDOR

Galera não perde um lance

Vamo invadí!

Guardinhas tentaram em vão...

...segurar a galera!

Isso sim é torcida!

Extensa cobertura televisiva



Até imagem aérea...

Um fato que, por aqui, só se vê em futebol, e pode ser comprovado nas fotos: uma multidão de torcedores invadindo uma área isolada, com tentativa em vão dos policiais de conter a horda. É de cair o queixo, com direito a rivailidade entre marcas!

Cabe uma reflexão: o que podemos aprender com os "hermanos"? No futebol dos pernas-de-pau, o Brasil pode achar que é superior. Mas no automobilismo, temos que, realmente, tirar o chapéu e ter humildade para tentar entender o caminho das coisas por lá.

Beleza de Fiat 600

Interior da criança

Vejam que beleza esse Fiat 600! Eles também têm suas categorias regionais de clássicos por lá! Vamos tentar trazer essa belezura pra fazer uma participação aqui na Copa Classic!
Abaixo, um relato do Tamar. Valeu pelas fotos e pelo relato, um grande abraço pra ti, e pro Pedrão, leitor assíduo deste humilde blog!

"No final de semana dos dias 23 e 24 de junho de 2012, o promoter Tamar Peretti responsável pela Revista do Polo de Guaporé e também piloto do Campeonato Gaúcho de Endurance com o Corsa 52, esteve conferindo de perto uma etapa da Turismo Carretera no Autódromo Rosamonte da cidade de Posadas, província de Missiones na Argentina. A Turismo Carretera (TC) é a mais popular e maior categoria do automobilismo do país, onde acelera os pilotos mais conhecidos e famosos de lá, lotando os autódromos e levando muitos fãs ao delírio. O povo argentino realmente vive o automobilismo puro, vai ao autódromo pra ver a corrida e torcer para seus pilotos preferidos, prova é, que a Argentina possui em torno de 40 autódromos e muito mais categorias realizam campeonatos por lá, do que aqui no Brasil.



Para o promoter a experiencia foi fantástica. Tendo acesso como periodista (jornalista), esteve perto de tudo, vendo os potentes bólidos, ouvindo o ronco afinadíssimo e sentindo a emoção e a energia do público.

Para conhecer mais da categoria você pode acessar o site oficial www.turismocarretera.com"

Fotos: TAMARPromoter

9 comentários:

  1. PARABÉNS NILTÃO PELA SUPER REPORTAGEM. DESSE JEITO ANO QUE VEM VOU DE NOVO... E OBRIGADÃO POR TUDO. E QUEM SABE TB VAMOS NUMA TC 2000 EM BREVE

    TAMAR PERETTI
    Guaporé - RS

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tamar e Niltão, belíssima cobertura desta categoria (que chegou a passar no finado Speed).
    Se não me engano, os motores são 3.8 litros, que no caso da GM deram origem ao 4.1 do Opala.
    Vendo as imagens e o relato de quem esteve "in loco", podemos afirmar que os argentinos realmente sabem fazer automobilismo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Buenas!
    Tem partes cômicas também.
    Os guardinhas ficam o tempo todo tocando APITOS para orientar o público e os pilotos que estão voltando para os boxes (???).
    É muito legal. Temos muitas histórias para contar.
    Linda reportagem. Parabéns.
    Pedrão-SMO
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Alô Niltão,
    Sensacional a reportagem, parabéns.
    luiz borgmann

    ResponderExcluir
  5. Niltão ; parabéns pela materia. Achei o "galvão bueno " deles muito melhor que o nosso.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fabiani C Gargioni #2729 de junho de 2012 às 20:45

    Miltão posso humildemente acrescentar algo em teu comentário, a TC Argentina é a categoria mais antiga do mundo ou melhor do planeta com 75 anos de existência e atividade não é pouco. O automobilismo deles está no mínimo à 30 anos do nosso e o que estraga o automobilismo brasileiro é esta mania de elitizar a coisa, parabéns à vc ao Pedrão e ao Peretti( que sendo de Guaporé é conterrâneo do meu pai que é amigo de infância do Paulo Soccol, ele deve conhecer). O Pedrão frequenta o blog do Tito e o POEIRA e já nos havia brindado com algumas passagens sua lá na Argentina gostaria de um dia poder estar lá com ele, presenciando o que é automobilismo de verdade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiani. Agradeço seus comentários e sou amigo do Paulo Soccol, pois morei anos em Serafina Corrêa, já fomos em provas automobilisticas juntos, já compartilhamos de camarotes e seguido nos cruzamos. Abração a você e quem sabe um dia juntamos uma caravana com o Niltão e vamos pra lá nos HERMANOS..

      TAMAR PERETTI
      Guaporé - RS

      Excluir
  7. Parabéns ao Niltão e ao Tamar....

    Conheço as carreras dos Gringos desde a decada de 90...
    Já nos aos 70 o Claudio Muller esteve por lá e inclusive correu na TC...
    Penso que a organização deles, junto com o interesse de pilotos, autoridades e fabricantes de veículos e acessórios fazem esta cultura.
    Eles temn sindicatos, clubes e associações fortes!
    Tem aposentadoria e plano de saúde para pilotos, prparadores e mecanicos (por volta de 35.000 pessoas).
    Volta e meia, clubes e associações se juntame bancam um piloto para tentar a sorte na Europa ou EUA...
    Aqui não conseguimos nem formatar leis de incentivo..
    Nem mesmo conseguir uma (01) categoria com apoio de fabrica...
    Mas futebol.... tem bastante, afinal o GAROTO PROPAGANDA DA VOLKSWAGEM é atualmente o PILOTO Neymar dos Santos( Santos Futebol Clube).
    Abraços e parabéns novamente!
    Airton R. Diehl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Airton adorei teu comentário do Nylmar. Que situação que estamos. Viu que o Automóvel Clube da Argentina tem até uma super rede de postos distribuída em todo o país.

      Abração

      TAMAR

      Excluir