sábado, 13 de outubro de 2012

Veja o vídeo do grave acidente de Diumar Bueno em Guaporé


Veja, acima, o vídeo do grave acidente de Diumar Bueno

Caminhão caiu no acesso ao autódromo

Grave acidente ocorreu hoje com o piloto Diumar Bueno em Guaporé, nos treinos livres da Fórmula Truck. O piloto ficou sem freios na reta e cortou caminho pela grama com seu caminhão, passando sobre o guard-rail da curva 1, alçando vôo e espatifando seu caminhão no chão, indo parar na via que dá acesso ao autódromo. O piloto sofreu fratura de braço e perna, mas, em princípio, não corre risco de vida, está consciente e foi levado de avião para Curitiba, sua cidade.


Veja o vídeo de acidente semelhante, ano passado
Não é a primeira vez que este problema acontece com os caminhões da categoria. Ano passado, também em Guaporé, Luiz Lopes passou pela mesma situação, mas, vindo em velocidade inferior, conseguiu virar à esquerda na grama, voando em local com menor altitude, e praticamente não sofreu grandes lesões. Fica a pergunta: não seria o caso de aprimorar o sistema de freio dos caminhões, para que o problema não se repita novamente?

Foto: Orlei Silva/Divulgação FTruck

7 comentários:

  1. Pode ser a categoria que leva mais pessoas para os autódromos, a única multimarcas de verdade, etc e tal. Mas eu acho uma temeridade esses caminhões andando nos autódromos. Ocorreu um acidente semelhante em Interlagos, alguns anos atrás, quando um caminhão sem freio arrancou a cabine de outro no S do Senna.

    Um abraço.

    P.S. E o blog Das 12 Horas?

    ResponderExcluir
  2. Opa! Agora, que começarão as notícias sobre a prova, talvez volte a alimentar o Blog das 12 Horas... Ou divulgue por aqui. Fiquem ligados.

    ResponderExcluir
  3. Gurizada, seguinte:

    2011- O piloto do já na reta dos boxes falou por rádio para seu BOX que estava sem embreagem. O Box respondeu " então tá sem freio também ". Como estava sem embreagem, logo não engatava marchas, a velocidade era menor já na reta e dava pra direcionar o caminhão.

    2012 - Não tem esta de ficou sem freio... Trancou o acelerador aberto. seja eletrônico ou não. Pode até ser que os freios tiveram falhas pois as rodas não foram bloqueadas. Pelo menos as da frente. Mesmo que tivesse falha nos freios no meio da reta, não justifica o míssil que vimos... as rodas nem deram cara de estar perdendo velocidade... e o ponto de freada para o Radar é após a mureta dos boxes...

    MUITO ESTRANHO. IGUAL AO ANO PASSADO, PORÉM SEM DESACELERAR...

    PRA MIM TRAVOU ABERTO E JUNTO TEVE PANE HIDRÁULICA, ANULANDO OS FREIOS...

    Em tempo: Vou sujerir para a AGA que se fassa uma baita caixa de brita ( pedras de rio ) que afundam mesmo co peso em cima ) e com profundidade escalonada. Ou seja começa raza e vai ficando mais funda ou inclinando para enterrar gradativamente o caminhão ou carro... Tem espaço alí por dentro.. É só ver os dois morrinhos que fazem decolar tanto em 2011 quanto agora...

    Só falta virem por a culpa no autódromo tabém...

    Aí Eu vou entrar mna briga.

    Falou!!!

    ResponderExcluir
  4. Não sou melhor piloto que ninguém, mas não seria mais seguro ou teria menor risco, se o piloto tentasse fazer a curva um pelo asfalto e, mesmo rodando devido a altíssima velocidade, bateria de lado no guard-rail ao invés de mergulhar como um 'míssil' em direção ao bosque?

    ResponderExcluir
  5. Roberto, entendo teu ponto. Porém acredito que com o peso de 4 toneladas e com certeza, como dito na transmissão agora a pouco, um problema de acelerador travado e os freios em pane geral, o caminhão mesmo com rodas viradas pra fazer a curva iria reto, tipo " aquaplanando" e bateria em 45°, o que ao meu ver seria mai destrutivo pois o caminhão iria chicotear algumas vezes, talvez, perdendo a cabine como em Interlagos. Sem falar que uma pabcada a 45° ou na diagonal da gaiola no meu ponto e vista é mais crítica que frontal. Pelo menos frontal o cinto, o hans e o banco seguram um esforça para o qual foram projetados. Porém a 45° o banco seria p primeiro a permitir problemas, depois cinto.

    Mas, é assim mesmo. Acredito que nós pilotos deveriamos enviar emails para a CBA ou para a Formula Truck sugerindo uma grande caixa de brita como descrevi acima alí na parte de dentro da curva 1. Imagina tipo rampa, com inclinação progressiva e profundidade também prgressiva... quanto mais pra dentro for, mais funda fica a caixa, ou seja , o caminhão ou carro enterra mais e com a inclinação gradativa, tipo rampa, ajuda a desacelerar.

    Páu neles !!

    ResponderExcluir
  6. Marcelo, em algumas estradas de serra dos US e Canadá, nas decidas, tem áreas de escape e desaceleração para eventuais caminhões sem freio, trata-se de uma rampa com inclinação ascendente toda de brita fofa, justamente para para caminhões sem freio na decida!

    ResponderExcluir
  7. É isso que imagino. E não é o Marcelo Bottizzo ! É o Fabiano Zanon, dono e preparador do Landau #79 ! heheheheh !

    Acredito que com uma caixa de brita em qualquer curva nem os froxos da Stock reclamarão mais de segurança, exceto o carro deles que é de papél e cabo de vassoura...

    ehehehheheheehe

    ResponderExcluir