sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Passat Canhão foi passear no dinamômetro


Passatão ligado nos aparelhos

Já que iremos para a pista apenas na preliminar das 12 Horas de Tarumã, eu e a Mecânica Sabiá resolvemos levar a Passat Canhão para dar uma voltinha no dinamômetro, na tarde desta quinta. Não é o Ronaldo Gorducho, nem estava participando do Fantástico, muito menos terá prêmio milionário se chegar a uma determinada potência, mas foi pra "esteira" medir o esforço!

Operando o aparelho

O objetivo era, além de ter uma idéia de potência x torque x faixas de giro, chegar a um acerto seguro, diminuindo a chance de quebra. Afinal de contas, a primeira vitória em uma corrida é chegar ao final dela.

Silvio Schoenardie fazendo ajustes e "Tio" Adolpho só espiando

Com acerto bastante conservador de mistura e ponto, chegamos ao resultado de 141cv nas rodas (o equivalente a 170cv no motor, calculando a perda da transmissão e outros fatores), e um bom torque de 20 kgf.m nas rodas (equivalente a 24 kgf.m no motor), tudo isso aliado a uma faixa de giros compatível com a relação de marcha atual.

Clique acima para ver o vídeo de uma das passadas

Claro que números, por si só, não dizem nada. Agora falta a parte dinâmica ao acerto, que um treino em Tarumã, ainda sem data definida, deverá completar. Assista, acima, um pequeno vídeo de uma das passadas. Descobri que pilotar o carro no dinamômetro e filmar, não dá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário