sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fórmula Jr,. nova categoria-escola gaúcha, faz treino em Guaporé

Guaporé é palco do último treino da pré-temporada da F-Jr.

E está acontecendo em Guaporé, nesta sexta e amanhã (sábado), com acesso liberado ao público, o segundo treino livre da Fórmula Jr., nova categoria-escola organizada pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), com monopostos cedidos pela CBA.

Conforme já falamos aqui, a formatação do campeonato é toda dirigida para pilotos (que devem ter entre 16 e 21 anos) vindos do kart e estreantes em fórmula: carros com acertos limitados, sorteio de motores e amortecedores a cada duas provas, cedidos em comodato sob os cuidados das principais equipes de automobilismo gaúcho (MC Tubarão, AutoTech, Pole Motorsport, Kratina Racing, entre outras). Desta forma, é possível mostrar o real talento dos pilotos, não dependendo os bons resultados de quem "bota mais dinheiro".

Moderno sistema de gerenciamento do carro aprimora pilotos

O custo é acessível em se tratando em categorias de fórmula, ficando em R$ 55 mil por toda a temporada (menos de R$ 7 mil por cada uma das 8 etapas), com todos os custos incluídos, sem a necessidade de dispender um valor alto inicial para a aquisição do monoposto e montagem de equipe. Apesar de acessível, o carro traz tecnologia embarcada, como gerenciamento de motor ProTune com painel dashboard com diversas informações integradas, e datalogger, cujos dados servem para análise e aprimoramento da pilotagem conforme as respostas do carro.

Todo mundo brada por aí que "não existe categorias-escola ou fórmula no Brasil", que são fundamentais para mandarmos pilotos para os campeonatos europeus, e até mesmo Fórmula 1. Pois então, além da Fórmula 1.6, agora temos uma categoria preponderantemente formadora, e está trazendo pilotos de todo o Brasil. Vamos divulgar, pois, e torcer pelo sucesso do campeonato. Já estão ocupadas 14 das 15 vagas disponíveis para a temporada.

A estréia da categoria será dia 24 de março, em Tarumã, na mesma programação do Marcas, Fusca e Fórmula 1.6.

Foto cockpit: Erlon Radl/FGA

2 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #2715 de fevereiro de 2013 às 21:36

    Parabéns à todos os envolvidos, precisamos muito dete tipo de iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí !

    Pena que não tenho mais 20 anos... heheheh

    Já sou Classic ! heheheh

    Porém dá vontade de ter um, adesivar como Copa Classic e aí entrar na brincadeira porém só para pilotas. Só temos a Bia Figueiredo. Precisamos de uma Prenda bota, pois Nego Véio bota temos alguns já ai pra fora...

    ehhehehehehehe

    ResponderExcluir