quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PassaTube: Copa Shell, onboard Délcio Dornelles 1999 e outros


Pedaço da transmissão da Copa Shell em Taruma, 1989

O Youtube tem sido um excelente meio de resgate de bons momentos do nosso automobilismo. Os irmãos Neri, por exemplo, estão fazendo uma excelente prestação de serviço para os amantes da velocidade, postando vários vídeos de corridas nacionais, do tempo em que se tinha corridas de verdade.

O vídeo acima traz a etapa de Tarumã da Copa Shell de 1989, vencida por Castrinho e com protestos do narrador Lito Cavalcanti contra a disputa de posição do gaúcho Egon Herzfeldt contra o líder da prova.


Bela matéria da Globo sobre a etapa de Tarumã do Brasileiro de marcas 1993...


...com direito a desentendimento entre Quadrado e Castrinho.

Um dos mais recentes mostra um compacto da etapa de Tarumã do Brasileiro de Marcas e Pilotos em 1993, época em que a Globo ainda mostrava automobilismo. Com direito a drift do Prof. Quadrado na curva 1, e "briga" com o saudoso Castrinho após a 2ª bateria (vencida por este). As Nessa época, as equipes preparando-se para deixar de correr com o Escort "quadrado", migrando para o modelo novo. Outro destaque foi a presença de três mulheres no grid, entre elas as gaúchas Cristina Rosito e Patrícia de Souza, que voltaram a estar juntas nas pistas nas 12 Horas 2011, na equipe da Escola Gaúcha de Pilotos.


Délcio Dornelles apavorando em Tarumã

Já Renato Dornelles, filho do grande Délcio Dornelles, postou o vídeo onboard de uma largada da 2ª bateria da 2ª etapa do Gaúcho de Marcas e Pilotos, em 1999, também em Tarumã. Délcio larga em 8º com seu Gol bolinha e chega a estar em 2º, com direito a uma bela ultrapassagem por fora na curva 3. Vocês conseguem identificar quem são os outros carros que estão disputando?

Tem muito mais vídeos legais, mas hoje ficamos por aqui. Quem não gosta de futebol já tem um belo programa para esta quarta à noite!

8 comentários:

  1. Olá amigos,
    A pilotagem do Délcio é precisa, especialmente na troca de marchas. A ultrapassagem sobre o Logus foi difícil, mas limpa. Pensei que ele ia meter por dentro na 1 depois de pegar o vácuo, mas o osso era duro. Imagino que no Logus estaria o Pareci ou o Mosca.
    luiz borgmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro do Mosca pilotando um Logus.... Em relação ao Délcio, realmente a pilotagem dele é algo indiscutível!!! Pilotagem limpa, eficiente e precisa. Como disse o colega Fabiani C, é uma aula de pilotagem.

      Michael

      Excluir
    2. Olá amigos,
      Me parece que o início deste carro (Logus) foi com o prof.Quadrado. Se o carro for o mesmo, quem também pilotou foi Winetou Zambom (Zambão, como diria o saudoso Paré).
      luiz borgmann

      Excluir
    3. Bah, pior que acho que foi mesmo o Quadrado que iniciou com o Logus. Lembra quem fazia preparação?

      Michael

      Excluir
    4. Olá amigos,
      Quando na pilotagem do VW Logus, o prof.Quadrado obteve a primeira vitória de um carro desta marca nas pistas. Porém a pintura era completamente diferente, uma espécie de bandeira quadriculada, mas o carro disputava o Marcas, e não o endurance como objeto da presente matéria. Será que a preparação era do Mottin, sócio na oficina com Quadrado naquela época?
      luiz borgmann

      Excluir
  2. Fabiani C Gargioni #2721 de fevereiro de 2013 às 13:30

    Grandes imagens e a tocada do Délcio realmente é uma aula de pilotagem segura e eficiente!!!

    ResponderExcluir
  3. olha o quadrado de barba ahauheaiehhae

    tche e tem quem diga que taruma hoje em dia é insegura, olha a area de escape em 89 na curva 1 hahahah

    muito bom ver esses videos, valeu niltao!

    ResponderExcluir
  4. Arquibancadas cheias na onboard, que tempo!!

    ResponderExcluir