sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Imagem mostra ângulo inédito da batida de Breno Fornari na delegacia

Ângulo inédito da pancada de Breno na delegacia

Uma relíquia da história das nossas carreras, vinda dos arquivos de um dos grandes heróis dos primórdios ao automobilismo gaúcho. A imagem acima mostra um ângulo inédito (pelo menos eu nunca tinha visto) de um dos episódios mais famosos da época das corridas de rua: a pancada de Breno Fornari na delegacia da Tristeza, durante a prova 500 km de Porto Alegre, realizada no Circuito da Pedra redonda, zona sul de Porto Alegre, em 1968. Ao escapar, seu Breno deu "PT" na sua Simca.

No carro, o tradicional #35, o patrocínio SABREN, revenda Simca que pertencia à família, e a inscrição "Breve... (no autódromo)", que já fazia alusão à construção de Tarumã, primeiro autódromo do estado, que foi inaugurado em 08 de novemnbro de 1970. Aquele foi o último ano em que as corridas de rua aconteceram, proibidas pelo governo devido aos acidentes fatais, principalmente atropelamento do público. Apesar disto, era uma época romântica, na qual a havia mais envolvimento, e a massa tinha paixão pelas corridas.yo


Breno Fornari (direita) junto com o filho Alexandre, em 2006, no mesmo local

A imagem foi publicada por Alexandre Fornari, filho de Breno, juntamente com a imagem acima, que o mostra no mesmo lugar da pancada, em 2006, durante um encontro que reuniu antigos carros de competição. Os irmãos de Alexandre, "Neco" e "Nêne" Fornari também vieram a ser grandes nomes do automobilismo.

Breno Fornari, ganhador da I Mil Milhas Brasileiras, em 1956, entre outros feitos, faleceu em 2007. Tive a honra de conhecê-lo na prova I Subida da Boróssia, em Osório, da qual participei com o Passat Canhão, ainda de rua, pouco antes da sua partida.

Nosso agradecimento ao Alexandre por cuidar tão bem destas importantes lembranças. Feliz do povo que preserva a sua história e enaltece seus heróis!

Imagens: Arquivo pessoal/Família Fornari

4 comentários:

  1. Niltão, acredito que Guaporé foi inaugurado em 1969, com asfalto. Antes, era aeroporto de terra batida que vei a virar o traçado que conhecemos hoje, ainda de terra. Meu avô tem algumas fotos grandes no Posto do Padrinho, que era Atlantica e agora é Ipiranga por motivos comerciais atuais... Ele corria de tudo na época, e o Simca que ele usava com o Postal ainda esta lá em Guaporé, com o Véio Loco, que conhecemos bem... heheheheh

    Falou !

    ResponderExcluir
  2. Digo Atlantic e não Atlantica como escrevi... novamente flutuou válvula e os dedos deram faísca muito antes do PMS... hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Guaporé foi circuito de terra até 1976 Landau 79.

    Off - Comentário forte que várias Mercedes CLA foram devolvidas e o campeonato foi adiado.

    ResponderExcluir
  4. Fabiani C Gargioni #2715 de fevereiro de 2014 às 23:53

    Tem fotos do Sr Breno largando com a SIMCA #35(SABREN) no autódromo de Joaçaba no traçado antigo a pista de terra mais antiga do Brasil e já era autódromo, muito legal estas lembranças, que tbém são contadas no livro "LEVANTANDO POEIRA !!!

    ResponderExcluir