quarta-feira, 30 de março de 2016

Endurance RS: Franco Pasquale estréia em protótipo turbo nos 500km de Tarumã

Novo layout de Franco, agora no MC Tubarão IX Turbo

Mais um passo na evolução da vitoriosa carreira será dado pelo piloto gramadense Franco Pasquale (Moinho Vacaria | Farias Alimentos) no próximo fim de semana, no Autódromo Internacional de Tarumã: a estréia em protótipo turbo.

Campeão de kart, vice-campeão da Copa Brasil de Fórmula Júnior e Campeão Gaúcho de Endurance na classe P3 (protótipos aspirados) em 2015, Franco passará a disputar a classe mais rápida do campeonato Endurance RS, a GP1, destinada a protótipos com motor turbinado ou acima de 2100cc, e também a versões modernas de supercarros como Lamborghini.

Tubarão IX ainda com layout antigo, pilotado por Tiel

O novo carro é o Tubarão IX, um chassi Metalmoro MRX com modificações feitas pela equipe MC Tubarão, de Campo Bom (RS). A motorização utilizada é Ford Duratec 2.0 16v sobrealimentado com turbocompressor, gerando potência de aproximadamente 450cv. O carro já virou o circuito de Tarumã no impressionante tempo de 59s, com média horária superior a 170 km/h, atingindo velocidade máxima por volta de 240 km/h neste circuito.

Na primeira etapa, Franco terá a companhia do experiente Tiel de Andrade, piloto com experiência no carro e um dos integrantes da família Andrade, responsável pela preparação do carro. Tiel acompanhará Franco em todas etapas nas quais estiver sendo disputado o Brasileiro de Endurance, como na etapa deste domingo, que valerá, também, como 1ª etapa do Brasileiro.

Sobre o desafio de pilotar um rapidíssimo carro, Franco declara: "Nos treinos consegui me adaptar muito bem ao carro, consegui virar tempos de prova e constante. O carro tem muito mais potência que o do ano passado, mas já estou me acostumando.", declarou o piloto. Sobre a competitividade da categoria, disse: "Este ano a GP1 vai ser muito disputada, com um elevado nível técnico, pilotos muito rápidos, tenho muito a aprender mas tenho certeza que vou fazer um ótimo campeonato. Para esta primeira etapa vou ter como parceiro o Tiel, um dos grandes nomes da Endurance, tenho muito que aprender com ele e vamos fazer o possível para ganhar esta etapa.", finalizou Franco.

A programação oficial começa na sexta-feira, com treinos livres a cargo do ACRGS. No sábado, mais treinos livres e o classificatório ao final da tarde, e no domingo a prova de 500 km de distância terá largada às 10h40min, com duração mínima prevista de 3h30min de duração. Estarão sendo disputados, na mesma prova, o Festival Brasileiro e o Campeonato Gaúcho de Endurance.

Ficha técnica do MC Tubarão IX:
Chassi: MRX
Carroceria: Projeto Mc fabricada em Fibra de Carbono e Fibra de Vidro
Motor: Duratec 2.0L Turbo com 450cv
Injeção Eletrônica: Protune PR 660
Combustível: Petrobras especial para competição
Cambio: Hewland FTR 6 marchas seqüencial
Pneus: Yokohama
Rodas: Speedline
Freios: Doopler
Amortecedores: Penske

O piloto conta com o apoio das empresas Moinho Vacaria e Farias Alimentos.

Texto/fotos: Niltão Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário