terça-feira, 4 de maio de 2021

Com novidades, Copa Classic inicia temporada em Guaporé neste fim de semana

 
"Velhozes e furiosos" abrem temporada nos 3080m de Guaporé

Está na hora de começar mais uma temporada dos "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho! Após o cancelamento da primeira data do ano devido ao agravamento da pandemia, foi dada bandeira verde para a abertura da temporada do Campeonato Gaúcho de Copa Classic neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Guaporé.


As "peruas" e pickups estão liberadas a partir de 2021 na Classic

O grid previsto é de aproximadamente 16 carros, e terá estreias de pilotos de peso oriundos dos tempos antigos da Stock Car e Fórmula Truck, que voltarão às pistas: Zé Valentini, Campeão Gaúcho de Endurance em 1994 com Opala e piloto da Stock Car na época dos Omega de 1995 a 2000 correrá com um Opala, e Álvaro Broilo, que também corria no Gaúcho Opala e Endurance, e correu seis etapas de Fórmula Truck em 2003, correrá com uma Caravan.

Esta, aliás, é uma novidade do regulamento 2021: as "peruas" (ou station wagons) e as picapes leves (derivadas de automóveis) passaram a ser admitidas. Outra novidade é que o regulamento da classe C, destinado a carros com motores acima de 1700cc equipados com pneus "de rua" teve o limite máximo de 2100 cilindrada removido, portanto qualquer modelo com motor "grande" pode participar com pneus comuns, o que ajuda a diminuir o custo.

A duração das corridas é outra novidade: no lugar de duas corridas de 25 minutos cada, serão substituídas por duas partes de 14 minutos cada corrida, totalizando 28 minutos, com alinhamento no grid e largada imediata após a bandeirada entre as baterias.

A programação oficial inicia no sábado (8), com os treinos livres. No domingo (9) acontece o treino classificatório às 9h55, e as corridas acontecerão às 11h30 e 15h, com transmissão pelo YouTube do Curva do S (YouTube.com/curvadoS) e Facebook da categoria (facebook.com/copaclassic).

A Copa Classic tem o apoio de Abro Lubrificantes/Leus Distribuidora, Ghola Camisas, MetalTerra, Nininho Pneus, Grupo Vale, Colau Química e Viemar Automotive.

Abaixo, previsão de grid (informação das equipes):

Cat. FL:
#9 - Voyage - Vinetou Zambon
#40 - Fiat 147 - Thiago Schaedler
#77 - Opala 6cil. - Jorge Colau
#222 - Opala 6cil - Zé Valentini

Cat. C:
#3 - Passat Flecha #3 - Niltão Amaral/Anderson Baggio
#7 - Voyage - Paulo Weber
#19 - Gol - Juliano Taschetto/Darcy Reck
#31 - Caravan 4cil. - Álvaro Broilo
#54 - Passat Marlboro #54 - Augusto Carneiro
#151 - Chepala - Dudu Valmorbida/Julio Cezar
#717 - Voyage - Fábio Menegaro

Cat. B:
#23 - Uno - Luis Dolfini/Willian Bruinelli
#44 - Fusca - Gabriel Miranda
#45 - Gol - Rogério Pissetti/Cássio Carrard
#69 - Mini 1.4 - Fernando Brock
#80 - Uno - Togacy Ogino

Texto: Niltão Amaral
Fotos: César Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário