quarta-feira, 5 de maio de 2021

Super Turismo RS abre temporada em Guaporé com mais de 30 carros

 
Grid diversificado é marca da categoria

A categoria com o grid mais democrático do Rio Grande do Sul terá o início da sua quinta temporada neste fim de semana: o Campeonato Gaúcho de Super Turismo fará sua primeira etapa no próximo sábado (08), no Autódromo Internacional de Guaporé.

E a temporada já começa com uma boa previsão de grid: mais de 30 carros são esperados para a prova de duas hora de duração, e com novidades no grid, como o Audi RS 3 LMS de Júnior Victorette/Arthur Caleffi, modelo com motor 2.0 turbo de 350cv que disputa as competições TCR mundo afora. A equipe MC Tubarão estreará carro novo, um Aldee RTT com motor AP 2.0, que será guiado por Tiel Andrade/Franco Pasquale, reeditando a dupla que andou durante muito tempo no Endurance Brasil.

Já os protótipos com motor 8v aspirados que eram da categoria Protótipos RS passam a integrar definitivamente o grid, tendo categoria própria dentro do regulamento, juntamente às categorias já existentes: GT, TS, T1, T2 e TL. Outra categoria que passou a integrar o regulamento foi a TR (Turismo Radial), para carros equipados com pneus "de rua" e motores até 2100cc.

O coordenador da categoria, Telmo Jr., fala sobre a Super Turismo: "É uma categoria democrática, com um excelente custo/benefício, são admitidos todos os tipos de carros, desde aqueles com preparação mais light, com pneu de rua, até carros bem mais rápidos, então seja lá qual for o seu orçamento, existe uma categoria adequada. Assim também acontece com os pilotos, temos desde novatos até experientes, que já tinham parado ou estavam parando de correr e viram na Super Turismo uma boa oportunidade de continuar nas pistas", disse. 

Outra grande novidade é a transmissão ao vivo de todas as etapas da temporada pelo YouTube, o que foi viabilizado com a chegada da Yokohama, fabricante japonesa de pneus que passa a patrocinar a categoria. "Estamos felizes em estabelecer parceria com esta grande categoria. Além do apoio para a transmissão ao vivo, estamos formatando um programa de benefícios às equipes para a aquisição dos pneus da marca. Acreditamos que é uma parceria que tem tudo para dar certo e, inclusive, ser ampliada com o passar do tempo", disse Tiel Andrade, piloto e representante da MC Tubarão, revendedor Yokohama para o estado do Rio Grande do Sul.

Os treinos livres serão realizados na sexta. No sábado será realizado o treino classificatório, a partir das 8h10, e a largada da prova de duas horas de duração será dada às 14h30. Na mesma programação acontecerá o Gaúcho de Copa Classic e a Turismo 1.4 RS/BR.

O treino classificatório será transmitido pelo Facebook da categoria (facebook.com/superturismors), e a corrida também será transmitida pelo YouTube do Curva do S (youtube.com/curvadoS) e pela High Speed TV Brasil (youtube.com/highspeedtvbr). 

O Campeonato Gaúcho de Super Turismo tem o patrocínio de Yokohama, Abro Lubrificantes/LEUS Distribuidora, Pedro Pneus, Sueca Rolamentos, Plus Veículos, Ghola Camisas, Auto Racing Shocks/Toni Brasil Racing Parts e Cristal Seguros.

Texto: Niltão Amaral
Fotos: Grégori Dai Prá


Previsão de grid (informação de responsabilidade das equipes):

Cat. GT:
#17 - Sonic - Andre Senger/Beto Giacomello
#31 - Linea T-Jet - Juliano Salton/ Rafael Biancini
#71 - Maserati V8 - Telmo Tecchio/Jeferson Pull
#111 - Lamborghini 20v - Vilson  Jr/Paulo Rutzen/Neco
#118 - Aldee - Bidu/Nico Kreuz
#141 - Audi RS3 - Jr. Victorette/ Arthur Caleffi
#302 - Maverick V8 - Leovaldo Petry

Cat. TS:
#5 - Aldee RTT - Tiel Andrade/Franco Pasquale
#18 - Aldee RTT - Silvano Brock
#33 - Aldee - Roberto Lacombe
#77 - Opala 6 cil - Jorge Colau/Vinetou Zambon
#81 - Mercedes CLA 45 - Fernando Poeta/Arthur Caleffi
#123 - Linea T-Jet - Alberto Jr./Celso Schuler
#180 - Aldee - Luís/Renato Kreuz

Cat. T1:
#51 - Voyage - Telmo Jr/Cristina Rosito/Danilo Gaidarji
#63 - Fiesta - Edi/Erico Postal (T2)
#88 - Gol G4 - Alessandro Gandra/Pedro Ávila/Ricardo Terres
#333 - Peugeot - Rafa/Rui Schulz/Marcelo Modesti

Cat. T2:
#00 - Corsa - Marcelo Dieder
#53 - Gol G3 - Márcio/Thiago Martins
#99 - Voyage - Nelson/Thalisson Cardoso/Johnny Bravo
#415 - Voyage - Fabio Cabelera

Cat. TR:
#69 - Bianco AP - Fernando Brock
#96 - Fiesta AP - Leandro Grupe/Henrich Ott
#131 - Gol G4 - Rodrigo Bonora/Igor Taques
#197 - Gol G2 - Luiz Sena Jr/Maicon Roncen (TL)
#717 - Voyage - Fábio Menegaro/Togacy Ogino

Cat. TL:
#4 - Onix - Mauro Weck/Cristian Horbach/Alexandre Hoerlle
#100 - Celta - Silvio Lodi/Nico Dallagnol
#865 - Celta - Ike Ramos/Claudiomiro Pacheco

Protótipos:
#2 - Spyder - F. Toschi/F. Mello/W. Konrad
#14 - Spyder - Igor Eberle

Nenhum comentário:

Postar um comentário