quinta-feira, 27 de março de 2014

Passat Canhão pronto para as 3 Horas de Tarumã e Copa Classic

Passat Canhão pronto para verdadeira maratona!

Está aberta a temporada para um dos carros mais conhecidos do automobilismo gaúcho na atualidade. O Passat Canhão #8 fez ainda neste mês, no Autódromo Internacional de Tarumã, seu primeiro treino livre da temporada. E o desafio será grande: o carro pilotado por Niltão Amaral e Cleiton Krause enfrentará dupla jornada na abertura da temporada, correndo as duas baterias de 25 minutos da Copa Classic, e encarando a maratona de 3 Horas de duração do Gaúcho de Endurance.

E uma das novidades para a temporada é o preparador: após cinco temporadas da Mecânica Sabiá, com um título de campeão e três de vice, o carro passa aos cuidados da Brazauto Mecânica Automotiva, de Everton Braz, que também está responsável pela preparação do Fusca #4 de Leonardo Tumelero, antigo parceiro de Niltão no Passat.

Com motor novo, após problemas que impediram o carro de participar da preliminar das 12 Horas de Tarumã em dezembro passado, a equipe optou por voltar a uma configuração um pouco mais ousada, o que garantiu a volta de um bom desempenho, com força nas subidas das coxilhas do autódromo de Viamão.

Fernando e Everton Braz (preparadores), Krause (piloto), Carlos (logística) e Niltão (piloto)

En treino realizado neste mês, após algumas voltas dos pilotos Niltão Amaral e Cleiton Krause, a equipe achou a calibragem ideal para a alimentação do motor, que continua a cargo de um par de Weber 45 duplas para "empurrar" mistura para o motor de 1.9 litro de cilindrada. Ao fim do treino, o carro voltou ao seu tempo de volta habitual em Tarumã, mas não foi possível aprimorar demais ajustes em busca de melhor tempo, visto que um problema de transmissão encerrou os trabalhos mais cedo.

Após revisão do câmbio, o carro está pronto para a participar, neste domingo, em Tarumã, dos Campeonatos Gaúchos de Copa Classic, campeonato de velocidade de carros antigos, e de Endurance, prova de longa duração que conta com protótipos e turismo com preparação liberada, tanto turbo quando aspirada.

"Vai ser uma prova de fogo. Queremos aproveitar e testar ao máximo a nova configuração do carro, em dois ritmos distintos: acelerando tudo, na Copa Classic, que é curta, e dosando o uso do equipamento na prova de três horas da Endurance. Será um belo teste" - disse Niltão.

Cleiton Krause, que parte para a sua segunda temporada no automobilismo, também deu seu depoimento: "O carro sempre foi muito bom de chão, o motor agora ganhou força e gira mais, a tocada está muito lisa, então o carro está pronto para a Endurance,  naturalmente. Para a Classic, vamos abusar um pouco mais, mas iremos guardar equipamento para chegarmos ao final de quase 4 horas inteiros.", disse Krause.

O Passat Canhão já passou por estar experiência em 2012, quando Niltão Amaral participou da prova de 3 Horas que largou com as 12 Horas de Tarumã, e teve bom desempenho, parando quando faltavam apenas 8 minutos para o término, devido a problemas elétricos. O número do carro para a prova será #81, visto o #8 já está alocado para outro carro.

A equipe tem o patrocínio de Royal Pack, Cervejaria Abadessa, Fernando Largura Advogados, Fibraform, Posto Savar, Castelo Pack e Pro Tune.

Ficha técnica:
- Carroceria: VW Passat modelo 1979
- Motor: AP 1.9 aspirado
- Potência: 180cv (aprox.)
- Alimentação: duas Weber 45 DCOE
- Combustível: Álcool
- Câmbio: VW 5 marchas
- Rodas e pneus: aro 13", slick Pirelli PZero 235/45
- Painel/datalogger: Pro Tune TDL 3.2

Equipe Canhão Racing/Brazauto:
- Pilotos: Niltão Amaral/Cleiton Krause
- Chefe de equipe: Everton Braz
- Mecânico: Fernando Braz Laux
- Ajudante: David Ribeiro
- Rádio: Yuri Weisheimer
- Assessor de Imprensa: Niltão Amaral
- Logística: Carlos Oliveira
- Churrasqueiro: Clóvis Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário