quinta-feira, 6 de março de 2014

Registros da Excelsior Pirelli Racing

Breno Fornari com o inconfundível #35

De DKW e pelo semblante inconfundível, é Henrique Iwers

(60 anos de história) - Neste ano a Excelsior Pneus, uma das marcas mais conhecidas no ramo, principalmente pelos automobilistas, pelo seu interminável envolvimento com as carreras (tanto que hoje chama-se Excelsior Pirelli Racing), está completando 60º aniversário.

Desafio: identifique o piloto acima!

Esta semana, ao comparecer na sede, na Av. Sertório, para trocar pneus do carro de rua, percebi a existência de um banner muito bacana, confeccionado quando da passagem dos 50 anos da empresa da família Quadrado, em 2004. Nele, fotos antigas contam um pouco da história, e não deixam dúvida do envolvimento com  automobilismo: Na foto lá de cima, Breno Fornari, identificado pelo clássico #35 e pela "viatura" Simca. Na segunda, com certeza o então jovem talento Henrique Iwers, que firmou o nome da família competindo de DKW, continuando a saga do pai Karl.

E na última foto, na qual aparece a Vemaguete #15? Vocês saberiam dizer quem é?! (Confesso que, apesar de curtir e procurar conhecer nossa história, estou longe de ser um "Leandro Sanco da vida". Então, peço o help de vocês).

5 comentários:

  1. Ei Niltão,
    Esse da Vemaguet está parecido com o "capo" Giordani. Será? A propósito, conversei com o Evaldo Quadrado há um tempo atrás, e me disse que seu irmão, Gerson, já mora nos USA há uns 15 anos. Assisti de camarote quando, em uma etapa dos Fiat 147, Gerson Quadrado e Vitor Hugo de Castro se engalfinharam na curva do Tala, no Tarumã, parando, os dois,enroscados na ribanceira, sem continuar a prova. Fofocas da turma do gagarejo..O Feoli e o Claudio Mueller também participavam...ahhhh o Claudião, narrando a prova de dentro de seu bólido, atropelou um bueiro no Tala, quando empurraram ele prá fora da pista e ficou por ali mesmo, em cima do bueiro...de macacão azul, da Firestone. Lembrou? Já o Feoli, também no Tala, deu um chega prá lá em outro carro, esse mesmo, o do bueiro....hahaha testemunha ocular da história.
    luizborgmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Borgmann! Ter leitores "enciclopédia" como tu vale ouro! Abraço!

      Excluir
  2. Bah ,pesquisei por tudo ,e não descobri quem é esse da Vemaguete #15, as colocações só vão até 5ºlg.e não consegui lista de inscritos das corridas da época.

    ResponderExcluir
  3. Opa, bom dia! Olha, eu já tinha visto essa imagem da Vemaguet em algum lugar, mas não me recordo onde. O #15 é uma boa pista, portanto creio que seja o Quadrado pai. É só falar com ele ( Evaldo) que teremos a confirmação. Abraço e não esqueçam de conferir o próximo Desafio da Semana no Blog do Sanco, domingo 8:00. Abraços.
    Leandro Sanco
    www.blogdosanco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Niltão,
    Vou aproveitar para colocar mais lenha na fogueira:
    Essa Vemaguet provavelmente é dos modelos importados da Alemanha em CKD do ano 1956 ou 1957. Já o Sedan em que aparece o Henrique Iwers, é provavelmente um modelo 1959, principalmente pela existência dos vincos na tampa do porta-malas. Esse modelo 1959 era, na época e ainda tempos depois, muito procurado por ter a famosa "caixa longa". Mas esse assunto é para os especialistas em 2T, Horst Dierks ou para o mestre Giordani.
    Um abraço,
    luizborgmann

    ResponderExcluir