terça-feira, 4 de maio de 2021

"Pilotos raiz" ex-Stock e Truck voltam às pistas na Copa Classic 2021

 
Zé Valentini na Stock Car

Quem respondeu "Zé Valentini" no desafio que publicamos aqui no Blog, sobre qual piloto ex-Stock Car iria anda na Copa Classic, acertou! Ele e Álvaro Broilo são dois pilotos que correram em importantes categorias nacionais, e voltarão a acelerar neste ano, junto aos "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho (slogan informal da Copa Classic).

Zé Valentini em 2020 (Foto: Jornal Novo Tempo)

O empresário e piloto, natural de Caxias mas radicado em Garibaldi (proprietário do Magazine que leva o nome da família), iniciou com seu irmão Wilson nos karts, passando para os Fuscas, depois Chevettes e Opalas, carro com o qual foi Campeão Gaúcho de Opala, e Gaúcho de Endurance em 1994.

Em 1995 realizou o sonho de andar numa competição nacional, chegando à Stock Car, que na época utilizava os Chevrolet Omega "de rua", com preparação para a pista, disputando com grandes nomes do automobilismo nacional. Ficou na categoria até o ano 2000, quando a categoria mudou para chassis tubulares e os custos tornaram inviável a participação. Participou, ainda da Pickup Racing na década de 2000.

Nesta temporada, após alguns anos afastado, Zé Valentini volta às pistas na Copa Classic, correndo com um Opala, modelo que lhe deu títulos nos anos 90.

Dos Opalas a preparador e piloto da Truck: Álvaro Broilo é piloto raiz!

Outro grande nome, também oriundo dos Opalas, que teve participação em categorias nacionais, mas pela Fórnula Truck, é Álvaro Broilo, de Farroupilha. Com passagens pelo Gaúcho de Opala e Endurance, entre outros, Broilo trabalhou como preparador dos "brutos", até que teve a oportunidade de assumir a boleia do Iveco #71 que preparava, durante seis etapas em 2003, substituindo o piloto titular. Somou seis pontos durante suas participações.


Broilo "metendo a mão na massa" no Truck Iveco


Pela diversidade de grid, trata-se do Gaúcho de Endurance, curva 1 de Taruma

Broilo no Gaúcho de Opalas, chegada do Laço em Taruma

Álvaro Broilo também escolheu a Copa Classic para retornar às pistas, e montou um carro pouco usual nas pistas: uma GM Caravan com motor 4 cilindros, que tomará parte na categoria C (motores acima de 1700cc equipados com pneus de rua). O regulamento da Classic liberou, pela primeira vez, a participação das "station wagons" e picapes leves em 2021.

Broilo e a Caravan, pronta para estrear na Classic!

Estas e outras atrações fazem com que a expectativa seja grande pelo início das "peleias" dos "velhozes e furiosos" da Copa Classic, neste fim de semana (09 de maio) em Guaporé! Categoria que tem lugar para pilotos que iniciam sua carreira até aqueles que querem voltar aos velhos - e bons - tempos.

Sejam bem-vindos, "botas"!

Um comentário: