quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Extra: anunciada hoje a ENDURANCE SERIES, novo Campeonato de Endurance para 2013


Novo Campeonato Brasileiro de Endurance para 2013

[Tomara que vingue...] - Recebi agora há pouco um e-mail anunciando a criação da categoria ENDURANCE SERIES, que viria a ser o novo Campeonato Brasileiro de Endurance (se bem que o release fala em "Interestadual", não entendi), para 2013.

O promotor é a STARPROMO, de Pedro Rodrigo de Souza, que é filho de "Toninho" de Souza, organizador do Brasileiro de Endurance em oportunidades anteriores. Se não me engano, chegaram a tentar promover este campeonato em 2011, ele teria provas apenas em São Paulo e Paraná, mas creio que houve apenas as 300 Milhas de São Paulo, e ficou por aí.

300 Milhas de Interlagos aconteceram em 2011

O esquema de divulgação parece realista, com transmissão das provas via internet, via rádio, e está sendo negociada a transmissão via VT de um compacto de meia hora da prova em um canal a cabo. Projeta, também, atrações nos eventos, como show com bandas, e outros.

O regulamento não cairá no erro de restringir, e receberá todos os tipos de carros, inclusive os turismo "mortais" (Gol, Corsa, seja lá quais outros). Mas não entendi a divisão das categorias, achei confusa, com turismo e protótipo dividindo mesmas categorias.

São previstas etapas em dois autódromos gaúchos (Tarumã e Guaporé), além de Interlagos, Cascavel e Londrina.

O site da CBA não confirma nada, ainda. Não sei se será uma corrida promovida junto às Federações, também. Em todo o caso, resolvi compartilhar. Esperamos, de coração, que não seja mais uma tentativa que "morre na casca" de tentar promover um Brasileiro de Endurance, coisa que vem acontecendo há pelo menos três anos... Espero, também, não dar uma "barrigada" com essa notícia.

O que vocês acham? Será que vai, ou será mais um capítulo de "Vale a Pena Ver de Novo"?

Abaixo, o release:

"Endurance Series vai devolver corridas de longa duração ao automobilismo brasileiro

Campeonato interestadual anunciado pela STARPROMO Produções & Eventos terá seis etapas, distribuídas no calendário de março a dezembro

As corridas de longa duração vão voltar ao automobilismo brasileiro na temporada de 2013. A STARPROMO Produções & Eventos anunciou nesta quinta-feira (25) a criação do Endurance Series. O campeonato levará à pista carros homologados pelo Conselho Técnico e Desportivo Nacional da Confederação Brasileira de Automobilismo. O calendário será composto por seis corridas, em autódromos do Rio Grande do Sul, do Paraná e de São Paulo.

“É um projeto em que estamos trabalhando há mais de dois anos. Com o fim das corridas de endurance no Brasil, chegou a hora de tirar o projeto do papel”, diz Pedro Rodrigo de Souza, diretor da STARPROMO. O campeonato terá âmbito interestadual. “Vai ser um campeonato forte, com um regulamento novo e que vai abrir espaço para pilotos e equipes com todos os tipos de carros. Já temos até um esboço do calendário das etapas”, anuncia Souza.

A temporada de 2013 do Endurance Series será composta por seis etapas, duas delas em São Paulo (SP) – as 300 Milhas de Interlagos, no mês de março, e a Interlagos 500, em agosto. O pré-calendário, sujeito a ajustes, prevê os 500 Quilômetros de Guaporé (RS), em abril, a Cascavel de Ouro, em Cascavel (PR) no mês de junho, as Três Horas de Tarumã (RS), em outubro, e as 500 Milhas de Londrina (PR), fechando o campeonato em dezembro.

O idealizador do Endurance Series revela já ter um planejamento para ações promocionais. “Teremos parcerias com emissoras de rádio das cidades que vão receber as etapas e com shopping centers, faculdades, escolas e as organizações que dão assistência a crianças carentes. Para todas as corridas, o ingresso será um quilo de alimento. Todos os eventos terão shows musicais, parque de diversões, áreas infantis e espaços femininos”, antecipa.

Pedro Rodrigo Souza enfatiza o pacote de divulgação e transmissão das etapas. “Desde já, estamos arredondando uma parceria com uma rádio de alcance nacional. As corridas vão ter transmissão ao vivo pela internet, no site oficial da categoria e também em sites parceiros, com imagens do começo ao fim”, explica, antecipando que treinos livres e classificatórios e corridas terão transmissão na íntegra pela web rádio High Speed Brazil.

A exibição das etapas na televisão vem recebendo atenção especial. “Estamos negociando com um canal por assinatura a veiculação de um VT de 30 minutos com os melhores momentos de cada etapa. Nós temos parcerias com mais de 40 programas de televisão sobre carros e automobilismo, do Norte ao Sul do Brasil. As imagens serão disponibilizadas e teremos espaços de três a 30 minutos, dependendo de cada programa”, conta Souza.

OS CARROS

O regulamento técnico já formatado para o Endurance Series estipula subdivisão em quatro classes. A Categoria I contempla protótipos GT2 e GT3, previstos nos padrões da Federação Internacional de Automobilismo, admitindo carros nacionais com motores acima de 2.500cc aspirados e também importados, além de carros das categorias Turismo Força Livre com motores acima de 2.000cc, com turbo

A Categoria II, equivalente à GT4 FIA, terá carros Turismo Força Livre com motores aspirados até 2.500cc ou turbo até 2.000cc e protótipos nacionais com motores aspirados até 2.500cc. 

Na Categoria III estarão os Turismo Força Livre com motores aspirados de 1.601cc a 2.000cc, além dos GT e esporte-protótipos nacionais com motores aspirados até 2.000cc. 

A Categoria IV terá protótipos e carros Turismo Força Livre com motores aspirados até 1.600cc.

25/10/2012 – STARPROMO Promoções & Eventos
Contato: Pedro Rodrigo De Souza
(11) 9 9833 6060 / pedrorodrigo.npl@gmail.com
Foto: Divulgação"

4 comentários:

  1. Não vou divulgar uma linha, para não acontecer que nem ano passado, que não deu em nada. Porém, faço votos que agora a coisa ande.

    ResponderExcluir
  2. É interessante saber que a endurance tem uma nova chance de reiniciar das cinzas, mas concordo com o Niltao a divisão de categorias esta confusa. Mas é uma ótima noticia! Vamos aguardar novas informações .....

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #2725 de outubro de 2012 às 19:45

    O regulamento tá meio confuso mesmo, mas os moldes da competição com tudo que está sendo anunciado tem tudo pra dar certo, só a iniciativa de colocar carros "comuns" misturados e de utilizar pistas aqui do sul, pra mim já é uma boa noticia, estamos na torcida!!!

    ResponderExcluir
  4. Niltão,

    vamos torcer para que dê certo mais essa iniciativa...

    abs...

    BLOG POR DENTRO DOS BOXES
    http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir