quinta-feira, 18 de abril de 2013

Copa Classic teve pegas do início ao fim! Resumo da etapa.

Lindo grid encheu os olhos do público

A foto acima mostra a beleza do grid da Copa Classic, com carros extremamente caprichados e variados. Carros bem diferentes, como Carretera 1936, duas DKWs, Mini Cooper, Fuscas Divisão 3, Passat e Chevettes com visual mais original ou estilo "hot cars", Puma GTB 6 cilindros... Enfim, um grid "de babar"!

Disputas ocorrem em todos os pelotões

Mas quem nunca acompanhou a categoria e pensa que é simplesmente um "desfile" de carros antigos bem conservados, está muito enganado! O "pau come" do início ao fim das baterias, com divididas de curvas, algumas rodadas, eventuais toques, mas dentro do espírito esportivo.

Maverick #302 de Leovaldo fez a pole (Foto: Bernardo Bercht)

Leovaldo Petry, enquanto não apronta seu novo Maverick 4 cilindros, correu com a já tradicional USINA V8 #302 com algo em torno de 400cv de potência, cravando a pole em 1:17.421.

Maverick larga em 1º, Passat Canhão em 2º (Foto: Betho Giordani)

"Ratão" rodou e bateu nos pneus (Reprodução Facebook)


Amassou o velhinho, mas nada que não dê para arrumar (Foto: Zanon)

Foram 21 carros inscritos para a prova. Na primeira bateria, logo na primeira volta, "Ratão" escapou na curva 1 com sua Carretera Chevrolet 1936 e batendo de lado na proteção de pneus, amassando bastante a porta da relíquia e um pouco do capô e lateral, mas deve voltar para as próximas provas. A batida provocou a intervenção do safety car.

Rosemberg venceu 1ª bateria


Um pouco mais atrás, bons pegas! (Rebechi x Mincarone)

Leovaldo manteve a ponta, mas foi seguido de perto pela rapidíssima Puma #73 de Moisés Rosemberg, que largou em 7º, mas andou forte até chegar à segunda posição, até que uma quebra na caixa de câmbio fez com que o Maverick fosse lento até os boxes e abandonasse a prova. Assim, o caminho ficou livre para a vitória da Puma. Mais atrás, vinham "se pegando" o Fusca #31 de José Luís e Paulo Fontes, o Passat #36 de Nereu Rebechi e o Chevete #77 de Fábio Mincarone, todos da FL1. A turma da cat. B. Diego Mariante (Passat #58), que havia largado do fundo do grid devido a uma punição, acabou em 2º.

Largada da 2ª bateria (Foto: Dudu Leal)

Fossá ultrapassou, mas espalhou

Na segunda bateria, Rosemberg teve problemas e largou dos boxes, iniciando uma corrida de recuperação. Niltão Amaral (Passat Canhão #8), largando em 2º, chegou a ser superado por Luciano Fossá (Fusca #70) na curva 1, mas logo após uma espalhada, retomou a colocação.

Dividida de curva com toque gerou...

...atravessada, devidamente corrigida, após toque.


A mesma imagem, em close. (Fotos: Cristiano Jacovenko)


Reveja o lance "de carona" no Canhão

Logo atrás, o Fusca #31 dos Fontes também batalhava

Na saída da curva 9, ainda na mesma volta, Fossá ultrapassou na saída da curva 9, porém Niltão aproveitou o vácuo e colocou por dentro. Na tangência da curva 1, lado a lado, os carros se tocaram, com Niltão atravessando o carro a 45° na frente do pelotão, mas conseguindo trazer o carro de volta, fazendo, mesmo assim, devido à perda de velocidade, com que Joel Schumann (Chevette #97) fizesse uma manobra rápida para não bater, assim como Jorge Flores (Fusca #55), eu desviaram e ficaram à frente. Fossá também controlou o carro, apesar de ir para a grama, e continuou o pega.

Com a quebra do setor de direção, Luciano Fossá passou reto...

...na curva 1 e bateu forte. (Foto: Facebook Fossá)

Schumann assumiu - e segurou - a 2ª posição

Após aproveitar a manobra, Schumann disparou, mas Niltão ficou no encalço de Flores, e na próxima volta, após dividirem as curvas 1 e 2 sem problemas, o Canhão levou a melhor na curva 3 e assumiu a 3ª posição, ainda após alguns duelos com Fossá, que continuava no encalço. Com problemas de setor de direção, que já vinha se apresentando, Luciano acabou passando reto na curva 1, batendo forte, não se machucando, mas avariando bastante a dianteira do carro.

Schumann chegou a liderar após a relargada, mas Mariante...

...e Rosemberg pelearam para recuperar as posições. (Foto: Bernardo Bercht)

Na relargada após o safety car, Schumann e Niltão largam melhor e pulam para a ponta, ultrapassando Rosemberg e Mariante, assumindo as primeiras posições. Mariante conseguiu voltar à liderança, já Rosemberg conseguiu retomar a 3ª posição terminando ali a bateria.

Linda e rara DKW de Franz

Fusca de Márcio Cardoso

Krug virou "temporal" com pneus radiais

Mini de Brock: espetacular!

Dagoberto Moraes, da TCC/SC, aderiu também à Classic RS

Destaques e estréias da etapa: Rogério Franz deixou o seu famoso - e rápido - Fiat 147 e colocou na pista uma rara DKW da década de 1950. Foram duas DKWs na etapa, porém a #88 de Janusz teve problemas e não largou, e ainda há a DKW #10 de Lopes/Bonilha , que andou na preliminar das 12 Horas, feito relevante para a categoria ter 3 DKWs com motor original 2 tempos. Estréia, também, de Márcio Cardoso, com carro que correu na Copa Fusca uns anos atrás. E destaque para o desempenho de Jorge Krug, virando com seu Passat #47 de pneus radiais o mesmo tempo de carros com pneus slick: 1:19.958. Também o excelente desempenho e a beleza do Mini Cooper de Fernando Brock, com rodas novas, e a presença do catarinense Dagoberto Moraes no grid, com o Chevette #18.

A: 1º Franz

B: 1º Emerson/Rodrigo, 2º Brock, 3º Goulart

C: 1º Krug, 2º Aguinsky, 3º Gaston

FL1: 1º Rosemberg, 2º Mariante, 3º Niltão

FL2: 1º Schumann, 2º Paulo/Zeca Fontes, 3º Dietrich

Acima, o podium das categorias. A próxima peleia é em 19 de maio, em Guaporé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário