quinta-feira, 2 de maio de 2013

Brasileiro de GT e Mercedes Challenge voltam na Indy300, com gaúchos no grid

Brasileiro de GT 2013 inicia neste final de semana (Foto: Luca Bassani)

Após algumas incertezas da sua continuidade, por mudança de organização e patrocinadores, o Brasileiro de GT, corridas dos carros dos sonhos de todos nós, mortais, entra na sua sétima temporada (teve sua estréia em agosto de 2007, em Tarumã), iniciando neste final de semana, como prelimninar da Indy 300, prova de rua realizada no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo. Na minha modesta opinião, a melhor categoria nacional. Carros de verdade (nada de chassi tubular), e são "naves" que proporcionam muitas disputas. Tive a honra de acompanhar a primeira prova da categoria no Brasil, em 2007, e desde lá me apaixonei, ainda que tenha começado com apenas 10 carros na pista.

Ricci fará primeira etapa numa "Classic" F430, igual ao dos Roso

Ricci e sua F458, carro oficial

E, como em praticamente todas as categorias nacionais, a gauchada não só estará acelerando, como certamente estarão na briga pelo título. Cacau Ricci, campeão da GT3 em 2009, continua competindo com sua Ferrari F458 Italia, porém, fará a primeira etapa com o modelo anterior, uma F430, enquanto a titular está no exterior para atualizações. Ricci repetirá a clássica parceria com Rafael Derani. Vale lembrar que Ricci está disputando, também, o mundial FIA GT. Num modelo igual a esta #4 da foto, na qual correrão os irmãos Vinícius e Felipe Roso.

Lambo #10 deverá disputar GT Premium com Ventura/Tigrinho

Lamborghini #111 de Vilson Jr./Paulo Rutzen deverá competir, mas com o #46


EDIT: incluindo a Lamborghini de Poeta/Sandoval

Outros gaúchos que deverá estar correndo serão Pierre Ventura/Cristiano "Tigrinho" Almeida, que fizeram a temporada passada na categoria GT Premium, para carros de anos anteriores, a bordo da Lamborghini Gallardo #10, preparada pela Auto Racing. Outra Lamborghini da Mottin Racing, a #111 de Vilson Jr./Paulo Rutzen, também participará, mas com o #46 tradicional da Mottin. EDIT: havia faltado incluir a Lamborghini #18 de Fernando Poeta/Roger Sandoval, também da Mottin, conforme fiquei sabendo com o sempre bem informado Luc Monteiro, locutor do campeonato.

Mercedes dos Campos segue no grid,...

...mas apenas com Márcio na pilotagem.

Já na Mercedes-Benz Grand Challenge, que também faz parte do evento, competição dos modelos C250 Turbo da marca, está confirmada a continuidade da Mercedes da família Campos (Sicredi Rancing), porém com uma novidade: devido ao novo formato da prova, que agora, ao invés de duas corridas terá apenas uma, com janela para troca de piloto, a equipe decidiu deixar apenas Márcio Campos na pilotagem. O experiente João, pai de Márcio, ficará de estrategista da equipe. A opção dos atuais bi-campeões foi devido à diferença de acerto no carro para cada um, visto que não haverá tempos para ajustes, então a preferência foi ter apenas um piloto e otimizar o setup para ele.

Fernando Jr. também no grid da "estrela"

Outro que deverá estar no grid novamente é o santacruzense Fernando Jr., da equipe WCR, que também disputa o Gaúcho de Marcas.

Prova inaugural da categoria, Tarumã 2007: eu estava lá!

E, para nossa alegria, Tarumã volta ao calendário da GT. Uma questão de justiça com o autódromo que foi o palco da inauguração da categoria no país, e uma oportunidade de revermos estas máquinas nos contornos de altíssima velocidade do autódromo mais desafiador e que mais mete medo nos "cagões" do Brasil. Eu estava lá nos dias 11 e 12 de agosto de 2007, quando tudo começou. Agora, após quase seis anos, serão duas etapas em Tarumã, e uma em Santa Cruz do Sul.

Abaixo, o calendário:

05/05 - Anhembi (SP)
23/06 - Curitiba
28/07 - Tarumã
18/08 - Interlagos
08/09 - Curitiba
06/10 - Tarumã
03/11 - Santa Cruz do Sul
08/12 - Interlagos

As peleias deste final de semana terão transmissão pela Bandeirantes, então, neste domingão, todo mundo de olho na tela! Abaixo, os horários das corridas:

Domingo (05/05):
8h45min - Mercedes Challenge (Band e SporTV)
9h50min - Brasileiro de GT (Band)

Live timing e resultados: http://cronomap.com.br/livetiming/index.asp

Fotos: PortalGT/Divulgação

3 comentários:

  1. A nossa galera estava bem neste lugar aí niltao..foi muito legal ver essas naves...vitorio soder

    ResponderExcluir
  2. Eu estava na reta de macacão e tudo com uma faixa VIPER = SHOW UMA VOLTA ONBOARD POR FAVOR... ENTREI NOS BOXES E TIREI FOTO COM O VIPER DA EQUIPE OCCI DE CAXIAS... HEHEHEHEHEHHE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então te vi uma vez em Santa Cruz do Sul, na GT3, usando o macacão com a mesma frase?

      Excluir