segunda-feira, 27 de maio de 2013

Resumo do Gaúcho de Endurance em Guaporé

MRX #10 cruza o "disco" final e vence as três baterias

Em prova movimentada, com muitos acidentes, o MRX #10 Audi Turdo da equipe AutoRacing, com Machão Cardoso, Cristiano "Tigrinho" Almeida e Juliano Moro (reforço de peso) venceu mais uma no Gaúcho de Endurance. O formato previsto para esta etapa, com 3 baterias de 40 minutos, fez com que a pilotada subisse o ritmo, pisasse mais fundo, e, por consequência, tivessem mais acidentes do que nas provas de 3 horas. O grid, mais uma vez, foi muito bom, com quase 30 inscritos e 26 carros largando.

Juliano Moro a bordo do MRX #10 quebrou recorde de Guaporé

No treino classificatório, o MRX #10 bateu o recorde oficial do circuito do Autódromo Interacional, (batizado de Vitacir Paludo) com 1min03s954, com a impressionante média horária de 173,374 km/h. O recorde anterior era de Cacau Ricci com sua Ferrari F458 no Brasileiro de GT, na casa de 1min04s.


Tubarão à caça do MRX #10

Tiel acelerando o Tubarão

MRX #12 seguia os líderes

MCR #96 aspirado "empurrava" Ferraris na saída do túnel

Na primeira bateria, o MRX #10, com Juliano Moro, acelerou na frente, seguido do MC Tubarão Duratec 16v Turbo #5, tocado por Tiel Andrade, que se mantinha de dois a três segundos atrás, e, pouco mais atrás, acompanhando o ritmo, o MRX #12 Audi 20v Turbo, com Jindra Kraucher, terminando assim a bateria. Moro ainda "levou para casa" a volta mais rápida da prova, com 1:05.518.


Motor da Maserati #6 "explodiu"


Uno #7 escapou e bateu na curva do túnel

Linea bateu após encontrar peças do Tango na pista

Alguns incidentes: explosão do motor da Maserati #6, com uma consequente fumaceira; a escapada do Uno #7 de Aldoir Sette na curva do túnel, batendo na barreira de pneus; e a panca do Linea, pilotado por Cléber Schuler, após acertar um pedaço da homocinética do Tango Audi Turbo de Ricci/Roso, que ficou pelo caminho.


MRX #10 largando na ponta


"Tigrinho" conversa com Juliano Moro

Luciano Cardoso concentrado e "Zé" Laênio dando últimos ajustes

Pedro Castro no Tubarão

Largada!

Luciano tomou a ponta com MRX #12, mas teve problema e chegou em 2º

Tigrinho, P1, comemora com Juliano Moro

Na segunda bateria, Luciano Cardoso, a bordo do #12, foi para cima e assumiu a ponta em cima do #10, então guiado por "Tigrinho", que foi acompanhando o ritmo, alguns segundos atrás, superando, também, Pedro Castro, a bordo do Tubarão, que seguiu e finalizou em 3º. Um safety car próximo ao final da baterias reagrupou os carros e, na relargada, faltando poucas voltas, "Tigrinho" superou Luciano e o MRX #12 que, segundo informou a equipe, teve problema em um parafuso da válvula de alívio da turbina, e ficou 5,5s atrás.

Briga da cat. V era entre Trettin e Dornelles, até acidente

Trettin, desacordado, estampou na curva 1 (Foto: Dudu Leal)

Masebati #110 escapou e bateu na curva 2

Nesta bateria ocorreu um acidente fortíssimo com o Gol #11 da equipe Escola Gaúcha de Pilotos, que havia largado na pole e vencido a primeira bateria. Roberto "Bob" Trettin desmaiou devido ao gás carbônico que foi parar dentro do carro devido a uma ruptura no escapamento, justamente no final da reta, ponto onde carros de turismo chegam em velocidade próximas a 190 km/h, indo reto na barreira de pneus da curva 1. Tudo ok com o piloto, que foi atendido no ambulatório apenas como medida de segurança que sempre é tomada em caso de batida forte. O carro, porém, ficou com a dianteira bastante avariada. Outro acidente foi a escapada da Maserati #110 de Marco Migliavacca/Telmo Tecchio, que acabou batendo após escapar na saída da curva 2.


Na terceira bateria, com o titular "Machão" Cardoso a bordo do #10, mais uma vitória para encerrar o final de semana, seguido do Tubarão, novamente com Tiel na pilotagem, e o MRX #12 em terceiro. Na soma das baterias deu #10 em primeiro, #12 em segundo e Tubarão #5 em terceiro.


Gol #72 da Bonora Racing, do PR

Ferrari do Paraná


Peugeot 207 do Paraná...

...bonito visual, pena que teve problema nos treinos.

Leovaldo "meteu terror" nos treinos, mas teve problemas

Ribeiro usou Fusion para treinar para Stock Light

Aldee "Zorro" quebrou na 1ª bateria

Presenças a serem ressaltadas: carros vindos do Paraná, como o Gol #72 da Bonora Racing, que já estivera em Tarumã com um Focus e um Golf, uma Ferrari F430 e um interessante Peugeot 207 de José Córdova, que teve problemas de motor e não correu. Já o tradicional Maverickão V8 com 400cv, de Leovaldo Petry, oriundo da Classic, vinha dando um calor nas Maseratis e Ferraris, nos treinos livres, porém um parafuso se soltou e causou problemas insuperáveis na bomba de óleo externa, encerrando ali sua participação. E Luiz Carlos Ribeiro, usando o Fusion Stock Car para treinar para o Brasileiro de Turismo, categoria de acesso à Stock Car, que estréia no próximo domingo em Brasília. O carro estava meio amarrotado pois Catô Belleza escapou e bateu o carro no sábado, mas a Mottin Racing trabalhou rápido e o carro foi para o grid. Outro destaque, ainda, a presença de um protótipo Aldee no grid, coisa rara hoje em dia, com Chisté/Messa/E. Quadrado, que, infelizmente, tiveram quebra de motor na primeira bateria.

Conheça os três primeiros, por categorias:


Cat. I
Cat. I:
1º) Cristiano Almeida/Juliano Moro/João Cardoso Jr. - MRX #10
2º) Jindra Kraucher/Luciano Cardoso - MRX #12
3º) Tiel Andrade/Pedro Castro - MC Tubarão #5

Cat. II
Cat. II:
1º) João Catita/Rafael Cardoso - Spyder Opel 16v #43
2º) Cali Crestani - LFC Tornado Hayabusa #133

Cat. III
Cat. III:
1º) Sid Toigo/Hardy Kohl/Sattinho - MCR VW #96
2º) Pedro Ávila/Michael Soares - Spyder VW #8
3º) C. Chisté/R. Messa/Quadrado - Aldee VW #47

Cat. IV
Cat. IV:
1º) Fernando Poeta/Humberto Giacomello - Ferrari F430 #18
2º) M. Ramos/J. Vitte - Ferrari F430 GT4 #28
3º) Steyer/Belleza/Luiz Carlos Ribeiro - Fusion Stock V8 #90

Cat. V
Cat. V:
1º) Delcio/Renato/Marcelo Dornelles - Gol #3
2º) Márcio Martins - Gol #53
3º) R. Bonora/Dalpizzol/Seidel - Gol #72


Veja, abaixo, o resultado final.

Resultado 1ª bateria

Resultado 2ª bateria

Resultado 3ª bateria


Resultado Final

Em breve, resultado ilustrado da corrida.

2 comentários:

  1. Carlos Giacomello28 de maio de 2013 16:07

    E o Bertuol?

    ResponderExcluir
  2. Giacomello,

    O Bertuol não foi a Guaporé, parece que ficará algumas provas fora por motivos pessoais.

    Abraço!

    ResponderExcluir